Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Notícias do caça Gripen NG do Brasil

Sáb Mai 12, 2018 3:26 pm

Primeiro Ministro sueco é chamado para testemunhar em caso de corrupção sobre compra de jatos

Imagem

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, foi convocado para testemunhar no mês que vem como testemunha em um caso brasileiro de corrupção envolvendo a compra de jatos de combate feita pelo Brasil, disse a Corte do Distrito de Estocolmo na quarta-feira (09/05).

Lofven será questionado em um tribunal sueco sobre seus contatos com os ex-presidentes do Brasil Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva em relação à compra brasileira de caças Saab Gripen em um acordo fechado há cinco anos.

O pedido de depor veio do Ministério da Justiça do Brasil em nome dos acusados, incluindo Lula, segundo um documento da corte visto pela Reuters. Os advogados de Lula dizem que o caso equivale a “perseguição política”.

Lofven, que não é suspeito de qualquer irregularidade, fez lobby para um acordo Gripen quando ele era o chefe do poderoso sindicato IF Metall. Ele se tornou presidente do Partido Social Democrata no início de 2012. Ele foi eleito primeiro-ministro no outono de 2014.

Uma porta-voz do primeiro-ministro sueco disse que Lofven ainda não recebeu uma intimação, mas que ele estava pronto para depor e responder a quaisquer perguntas no tribunal.

“Em seu papel como chefe sindical, era natural Stefan Lofven apoiar as exportações suecas”, disse a porta-voz Ingela Nilsson. “Isso inclui o caso do Gripen.”

O governo brasileiro anunciou no final de 2013 que havia escolhido o caça Gripen NG produzido pela Saab. O avião sueco venceu o F/A-18 Super Hornet da Boeing e o Rafale da França, produzido pela Dassault Aviation.

Os promotores brasileiros em 2016 acusaram formalmente Lula de usar sua influência sobre o governo assumido pela sua sucessora para ajudar a Saab a vencer a licitação de 36 caças.

Os advogados de Lula disseram que ele não desempenhou nenhum papel na compra do Gripen e buscam o depoimento do líder sueco para desmentir a alegação dos promotores de que o acordo foi alcançado em uma reunião entre Lula, Rousseff e Lofven em um hotel na África do Sul durante o funeral de Nelson Mandela em 2013.

A reunião nunca aconteceu, afirmou o escritório de advocacia Teixeira, Martins & Advogados, do Lula, em comunicado enviado por e-mail, segundo o qual o caso equivalia a “perseguição política”.

Lula entregou-se à polícia em abril para cumprir uma sentença de 12 anos de prisão por corrupção em um caso separado e ainda enfrenta vários julgamentos por acusações de corrupção.

Dilma não é acusada de qualquer irregularidade no caso.

Fonte: Reuters
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Notícias do caça Gripen NG do Brasil

Qui Set 20, 2018 12:59 pm

Lula tenta impedir que Palocci fale sobre compra de caças

Na terça-feira (18), a Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atualmente preso em Curitiba, protocolou um recurso com finalidade de barrar a delação premiada de Antonio Palocci sobre a compra de caças, no programa FX-2 da Força Aérea Brasileira.

Na Operação Zelotes o ex-ministro do governo Lula e Dilma seria ouvido como testemunha, na compra dos caças Gripen, fornecidos pela Saab. A suspeita é que houve um pagamento de propina para Lula, através de um dos filhos dele, e que a escolha foi imparcial.

O pagamento aferido foi de R$ 2,5 milhões para o filho de Lula.

Na Operação Zelotes, a qual Palocci está fazendo a delação premiada, Lula é réu por lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência.

A justiça aponta que Antonio Palocci tem conhecimento do caso, pela sua atuação direta na escolha das aeronaves do programa FX-2, o próprio ex-ministro assumiu que tinha conhecimento das negociações e, portanto, foi convidado pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira a depor.

Caso o recurso seja rejeitado, Palocci deverá ser ouvido como testemunha no dia 20 de novembro, assim como Nelson Jobim em outro dia.

Em sua delação premiada, que já está acontecendo, Palocci disse que o programa FX-2 teve uma negociação entre Lula, Nelson Jobim (até então Ministro da Defesa) e Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França e hoje caçado por corrupção em seu governo. A finalidade era favorecer os caças Rafale na concorrência FX-2.

Além disso Palocci já revelou que Lula atuou “diretamente” no esquema de propina, durante a escolha do Gripen NG, fabricado pela Saab, apesar que os seus “mandos” foram realizados através de terceiros.

Vale ressaltar que o Rafale era a opção mais cara, em valor de aquisição, e também no valor de manutenção dos jatos.

A defesa do ex-presidente Lula, e hoje carcerário, diz que a citação de Palocci não tem provas concretas, e “confunde alhos com bugalhos ao falar sobre Suécia e França”. A defesa também caracterizou Palocci como um “delator desesperado”.

Histórico

Essa ação é parte das investigações abertas em dezembro de 2016, quando o MPF (Ministério Público Federal) abriu uma denúncia sobre a interferência na licitação do processo FX-2, onde Lula atuou para escolher o tipo de caça e a empresa.

Na época o ex-presidente fez uma movimentação para conceder incentivos fiscais para diversas empresas, incluindo a Saab. Todas tinham relações com o escritório Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia Ltda, uma empresa especializada em Lobby.

Fonte: Aeroflap
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Notícias do caça Gripen NG do Brasil

Qua Dez 16, 2020 1:40 pm

Saab entrega a primeira aeroestrutura para o Gripen no Brasil

Imagem

A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil concluiu a produção de sua primeira aeroestrutura para o Gripen E/F, o cone de cauda. A fábrica, localizada em São Bernardo do Campo, é a única fábrica do subconjuntos do Gripen fora da Suécia. Seguindo o cronograma de produção, a peça será enviada para Linköping em meados de dezembro.

“Este marco representa uma nova fase da obra, que começou com a implementação da fábrica há três anos e meio. Essa é uma grande conquista para o time. Cerca de metade de nossos montadores passaram pelo treinamento prático (on-the-job) na Suécia, que faz parte do Programa de Transferência de Tecnologia do Gripen. Desde junho, temos trabalhado na transição da fase de design para a fase de produção contínua. Agora está pronta a primeira aeroestrutura do Gripen produzida no Brasil”, comemora Marcelo Lima, Diretor Geral da unidade.

Desde a fase de planejamento até a inspeção final, foram investidas 960 horas neste projeto. Destas, cerca de 200 foram só para produção da peça, que se iniciou na última semana de junho deste ano.

“Além de seguir o já reconhecido processo de qualidade da Saab, também procuramos aqui otimizá-los para termos resultados cada vez melhores. Nossa equipe é muito engajada nesse sentido, tanto que outro ponto marcante é que durante a produção do cone de cauda, houveram poucos imprevistos e, o que tivemos, foram gerenciados da melhor forma possível, comprovando o sucesso do treinamento do time em Linköping”, conta Ola Rosén, Diretor de operações da fábrica.

Uma das beneficiárias do Programa Gripen Brasileiro, a Saab Aeronáutica Montagens é a responsável pela fabricação de 72 cones de cauda, sendo que destes, 36 serão utilizados no Gripen E/F adquiridos pela Força Aérea Brasileira.

Além deste segmento, a fábrica também será responsável pelos freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para o Gripen E (monoposto) e para o Gripen F (biposto).

DIVULGAÇÃO: Saab/MSLGROUP Publicis Consultants
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Notícias do caça Gripen NG do Brasil

Ter Jan 12, 2021 2:11 pm

Embraer mostra Gripen E da FAB voando no Brasil com piloto brasileiro

A Embraer publicou hoje em suas redes sociais um vídeo mostrando o primeiro voo solo decolando do Brasil com um piloto brasileiro no Saab Gripen NG, o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

Isso ocorreu no dia 25 de novembro de 2020, poucas semanas após o Gripen NG desembarcar no Brasil através do Porto de Navegantes, e de algumas apresentações aéreas.

No Brasil, a Embraer é responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo e montagem final das aeronaves Gripen, em parceria com a empresa Sueca Saab do Brasil, para atender às demandas da Força Aérea Brasileira Força Aérea Brasileira.



Os testes com o Gripen E continuam a ser realizados em Gavião Peixoto, apesar do caça ter visitado diversas bases aéreas desde que desembarcou no Brasil em setembro de 2020.

O Brasil terá 36 unidades do caça que ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO. Das 36 unidades 28 serão da versão E (monoposto) e 8 da versão F (biposto). A previsão é que as quatro primeiras unidades operacionais sejam entregues no final de 2021.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes