Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Cruzex 2024

Dom Mai 05, 2024 5:01 pm

Imagem

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Base Aérea de Natal (BANT), iniciou, no dia 29/04, a Conferência Intermediária de Planejamento (MPC) do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), um dos maiores e mais importantes exercícios operacionais conjuntos do mundo, que ocorre periodicamente e visa fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos de operações aéreas.

O objetivo da reunião foi introduzir as informações essenciais sobre o treinamento. O Comandante da Base Aérea de Natal (BANT) e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, durante a cerimônia de abertura, que contou com a participação de representantes do Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia e Estados Unidos, falou da importância dos representantes dos países participantes.

Imagem

"A presença de vocês é muito importante para nós e este exercício será benéfico para todos. O time brasileiro está preparado e disponível para fornecer todo o suporte necessário", afirmou o Brigadeiro do Ar Rezende.

Para o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, o planejamento é extremamente importante, haja a vista a complexidade das ações e a diversidade dos atores envolvidos no processo. “Quando se fala em um Exercício desta magnitude, há que se pensar em temas amplos como a reestruturação de instalações de apoio à operação, tais como hangares, pista de pouso, locais de planejamento e apoio ao homem. Há que se pensar ainda em fatores táticos: como o processo de validação dos empregos simulados e o processo de planificação das missões em um cenário de missões aéreas compostas. Mas há também que se preocupar com tudo que envolve a operação de aeronaves estrangeiras com suas limitações, características, necessidades e doutrinas operacionais", disse.

Imagem

"Em suma, a variedade de ações que devem ser levadas em consideração durante toda a preparação, demanda a esta estrutura de planejamento uma coordenação eficaz e objetiva entre os diversos atores envolvidos do Comando da Aeronáutica”, completou o Coordenador do Exercício.

A CRUZEX 2024 está programada para ocorrer no mês de novembro na Base Aérea de Natal, reunindo mais de 10 países. Espera-se a participação de aproximadamente 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras, com um total previsto entre 1.200 a 1.300 horas voadas.

Fonte: FAB / Fotos: BANT

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes