Prefeito de Barra do Piraí comenta chegada da 1ª parte do avião Boeing 727
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, comemorou a chegada de parte do chamado Avião do Metaverso em Ipiabas. Sem o radome (bico) e as asas, a aeronave chegou ao distrito ontem (02), dois dias após sair do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na capital fluminense. O Boeing 727 ficará na antiga praça central de Ipiabas e servirá para visitação dos turistas, que poderão conhecer várias partes do planeta por realidade virtual.
“Nossa ideia está tomando corpo. A primeira foi com a chegada do Trem de Prata, que vai se transformar no ‘Trem de Gelo’; o primeiro com tais características no mundo. Além disso, a Estação Ferroviária, toda reformada, será entregue em breve. Agora, com a chegada do avião, vamos partir para a adesivagem dele com uma ideia fantástica, temática e alusiva ao distrito. Vamos unir o passado com o futuro; e nesse ponto está o metaverso, nos levando a qualquer parte do mundo com a realidade virtual. Permita-se ‘voar’ na sua imaginação”, comentou o prefeito Mario Esteves.
O avião saiu do aeroporto após ser desmontado pela empresa vencedora da licitação para este fim. A previsão era a de que a aeronave saísse de lá em até 90 dias. A chegada em Barra era aguardada para a tarde de quinta (1ª), mas um acidente na Serra das Araras atrapalhou a passagem das carretas que transportavam parte do veículo. A segunda parte será o transporte das asas e do bico, que deve começar na terça-feira (06). Assim, segundo disse o prefeito, a nova fase será a limpeza e posterior plotagem com as características propostas pela arte, com alusão ao distrito de Ipiabas.
O Boeing 727-200, pertencia à Fly Linhas Aéreas e que há duas décadas permanecia estacionado como sucata em uma área remota do pátio do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
A desmontagem, montagem e transporte do Boeing 727-200 custarão R$ 800 mil aos cofres municipais (pregões eletrônicos 001/2022 e 002/2022). Especula-se que o custo total da atração turística ‘avião do metaverso’ será de aproximadamente R$ 5 milhões.