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Anuário Brasileiro de Aviação Civil

Qua Ago 14, 2019 11:54 am

Anuário Brasileiro de Aviação Civil 2018

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O Instituto Brasileiro de Aviação lançará durante a LABACE, a maior feira de aviação executiva da América Latina que ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto, a quarta edição do Anuário Brasileiro de Aviação Civil.

A mais recente edição do Anuário conta com uma nova e mais completa estrutura de conteúdo, com quatro capítulos que cobrem toda a cadeia da aviação, desde as principais tendências e inovações tecnológicas do setor, passando pelos insumos necessários à aviação, dados estatísticos do mercado, até os consumidores finais da cadeia.

Dessa forma, o conteúdo foi enriquecido para além das tradicionais análises de frota e operações, abordando temas ainda não explorados pela publicação como: as novas tecnologias disruptivas no setor e as tendências futuras na aviação; a crescente frota de drones; o trading de aeronaves novas e usadas; o monitoramento do perfil do passageiro e das cargas transportadas pelo modal aéreo; dentre outros. E, assim, fomentando novos insights para a tomada de decisões estratégicas de empresas e agentes públicos do setor aéreo nacional.

Segundo os dados do Anuário, em dezembro de 2018 a frota brasileira de Aviação Civil cresceu 0,8% comparado ao mesmo período de 2017.

Esse crescimento foi ocasionado pelo aumento das frotas de Aviação Experimental e Geral em 0,9% e 0,8%, respectivamente. A Aviação Comercial apresentou comportamento contrário, reduzindo 0,6% de sua frota em 2018.

Nesse ano, a análise de drones foi incorporada à seção de frota e pode ser conferida na versão completa do anuário.

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Assim como a frota de Aviação Civil, as operações também seguiram as tendências de aumento, com crescimento de 2% das operações da Aviação Comercial e 3% da Aviação Geral.

O segundo capítulo da publicação trata dos insumos para aviação civil e conta, dentre outros temas, com análises completas sobre a manutenção aeronáutica brasileira, incluindo análises de importação e exportação de peças para a indústria aeronáutica.

Em 2018, o maior valor dessas importações foi referente às partes e componentes de aeronaves, que somaram cerca de 8,7 bilhões de dólares.

Esse mesmo capítulo também conta com novas análises de recursos humanos, analisando as principais ocupações e remunerações do setor. Em 2017, a remuneração média dos profissionais do transporte aéreo foi de R$ 5.680,00, 4% a mais que no ano anterior.

O último capítulo aborda o mercado consumidor da aviação e apresenta informações relevantes como o perfil das cargas e dos passageiros transportados pela aviação civil. Nessa seção, são apresentadas análises completas sobre o perfil das importações e exportações via modal aéreo no país.

Também foram acrescentadas análises sobre o perfil dos passageiros que viajam por meio de companhias aéreas comerciais, incluindo análises de gênero, idade, renda e motivo da viagem. Em 2014, o principal motivo das viagens era a trabalho e estudos nos voos domésticos (49,2%) e a Lazer nos internacionais (70,7%).

Esses e outros dados estão disponíveis no quarto Anuário Brasileiro de Aviação Civil, cuja versão impressa será distribuída durante a LABACE ao lado da entrada de acesso do Exhibit Hall e a versão online estará disponível para download após o lançamento.
 
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Re: Anuário Brasileiro de Aviação Civil

Qui Ago 22, 2019 11:04 am

Brasil teve 967 mil voos em 2018, aponta anuário

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nessa terça-feira (20) o Anuário do Transporte Aéreo, que trouxe dados que mostram crescimento do mercado brasileiro referente ao número de decolagens em 2018, após cinco anos de queda. No ano passado, foram realizados 967 mil voos regulares e não regulares no mercado doméstico e internacional, alta de 2,8% em relação aos números apurados de janeiro a dezembro de 2017.

Dentro do país, a alta no número de decolagens foi de 1,3%, quando foram registrados aproximadamente 816 mil voos. As operações para os destinos internacionais tiveram crescimento de 12% no ano passado, totalizando 151 mil decolagens.

A quantidade de passageiros pagos transportados por empresas brasileiras em voos domésticos e internacionais foi outro indicador com crescimento em 2018. No acumulado do ano, mais de 93 milhões de passageiros foram transportados no modal aéreo doméstico, representando alta de 3,3% em relação ao mesmo período de 2017. Vinte e quatro milhões de passageiros foram transportados em destinos internacionais, alta de 9,6%.

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O modal aéreo continuou sendo o principal meio de transporte utilizado pelo brasileiro em viagens interestaduais. Na comparação com o transporte terrestre, a fatia de passageiros que utilizaram o avião manteve-se praticamente estável, passando de 67,5% em 2007 para 67,3% ano passado. De janeiro a dezembro de 2018, 86 milhões de passageiros viajaram pelo transporte aéreo enquanto 42 milhões (32,5% do total) optaram pelo rodoviário.

Participação de voos por aeroporto

No mercado doméstico, os terminais com maior movimentação em 2018 foram Guarulhos (12,2% do total do país), Congonhas (10,8%), Brasília (8%), Confins (5,8%) e Campinas (5,8%). Todos os aeroportos citados apresentaram crescimento no número de decolagens, com exceção do Aeroporto de Campinas, que teve redução de 2,7%. Entre os 20 principais terminais do país, o de Guarulhos foi o que apresentou a maior alta no indicador (+11,5%).

Quando o assunto é a distribuição de passageiros pagos transportados no mercado doméstico, a região Sudeste processou o maior número em 2018, com mais de 46 milhões de passageiros, ou 49,3% do total, seguida pela Região Nordeste, com 17 milhões (18,8%), e pelo Centro-Oeste (13,5%), com 12,6 milhões. Os aeroportos da Região Norte foram os que menos processaram passageiros, com um pouco mais de 5 milhões do total (5,4%).

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