Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Sáb Jan 28, 2017 1:24 pm

Aeroporto de Teresina teve queda de 140 mil passageiros em 2016

Imagem

O Aeroporto de Teresina, Senador Petrônio Portella, teve queda de 140.372 no número de passageiros que embarcaram e desembarcaram na capital em 2016 em comparação com 2015. Enquanto ano passado circularam 1.069.187 passageiros no aeroporto, ano retrasado foram 1.209.559. Também houve queda no número de pousos e decolagens em Teresina. Foram 15.856 voos durante 2016 contra 18.193 em 2015, ou seja, 2.337 voos a menos. As informações foram confirmadas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) através do setor de estatística sobre movimentação em aeroportos.

Quem trabalha em empresa aérea confirma a queda na circulação de passageiros na capital. “Nós tivemos diminuição, sim, do número de passageiros e esperamos que este ano volte ao fluxo dos anos anteriores. Em 2016, nós tivemos um movimento bem fraco", lamentou o gerente em Teresina de empresa aérea, Cleber Nunes.

Os taxista com ponto no Petrônio Portella também reclamaram da redução no número de corridas de passageiros que desembarcam no aeroporto. Segundo eles, a queda começou a aumentar ainda em agosto de 2016 e continuou em janeiro deste ano. A informação é que enquanto ano passado um taxista fazia em média 280 corridas por mês, sem contar o número de viagens para outros municípios do Piauí, até ontem, o número de corridas havia caído para algo em torno de 100.

A teresinense Ludimila Linhares, que aguardava o desembarque de um parente no aeroporto, opinou que a redução no número de passageiros ano passado foi devido à crise financeira e que atualmente as pessoas estão optando pelo ônibus como forma de economizar. “É melhor pagar mais barato sem o conforto (do avião) do que pagar mais caro. É melhor viajar de ônibus que o conforto nem se compara com o de avião do pagar mais caro”, enfatiza.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI = THE / SBTE

Seg Fev 13, 2017 1:12 pm

Voos são cancelados pelo 2º dia consecutivo no Aeroporto de Teresina

Imagem

Pelos segundo dia consecutivo voos foram cancelados no aeroporto de Teresina, Petrônio Portela, fato que resultou em longas filas nos guichês de embarque das companhias aéreas.

A companhia Azul cancelou no domingo (12) seu voo de Teresina à Belo Horizonte-MG, que estava previsto para as 12h:45. Os passageiros estavam na fila do check-in, quando foram informados do cancelamento do voo pelo painel de embarque e desembarque do aeroporto.

No sábado, foram cancelados dois voos que deveriam ter saído durante a madrugada e os passageiros só conseguiram embarcar, para Brasilia e São Paulo, às 6h da manhã e às 13h:55, respectivamente.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Sex Mar 10, 2017 10:34 pm

Azul anuncia voo entre Teresenia e Campinas com Airbus A320neo

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou em nota que a partir desta sexta-feira (10/03), estreia a operação com a aeronave A320neo entre São Paulo ( Aeroporto de Viracopos) e Teresina. O voo partirá do aeroporto paulista no fim desta noite e fará o trecho inverso no início da madrugada do sábado (11/03). A Azul operará um voo diário regular entre São Paulo (Viracopos) e Teresina com o A320neo.

O primeiro jato Airbus A320neo da companhia pousou no Brasil em outubro. Já são seis jatos integrados à frota, de um total de 63 pedidos. Na Azul, estas aeronaves cumprem voos já existentes na malha aérea da companhia para destinos considerados de alta densidade, como São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Manaus, além de Salvador. Além disso, o A320neo tem mais poltronas dedicadas a Clientes TudoAzul e Azul Viagens.

O A320neo é o primeiro narrow body da companhia fabricado pela Airbus. Além deste avião, a Azul conta com cinco jatos A330, dedicados, sobretudo, às operações internacionais com destino aos Estados Unidos e à Europa. A família de aeronaves A320neo incorpora as mais recentes tecnologias de motores e sharklets, que, juntos, proporcionam mais economia de combustível.

Confira, a seguir, todos os detalhes das operações da Azul com o A320neo entre São Paulo (Viracopos) e Teresina (horários locais):

Imagem
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Ter Abr 18, 2017 12:10 pm

Reforma na pista do aeroporto de Teresina altera horários de voos

A partir da próxima segunda-feira (24/4), o aeroporto de Teresina, Senador Petrônio Portella, passará por uma reforma na pista de pousos e decolagens. A pista será interditada nos horários entre 4h e 11h da manhã de segunda a sábado.

Segundo a Infraero, a realização do serviço é para o melhoramento do pavimento asfáltico do aeroporto, sendo necessária para manter os níveis de segurança operacional. A obra tem o prazo de conclusão de 60 dias e terá o custo orçado em aproximadamente 1,8 milhão de reais.

A Infraero comunica ainda que todos os voos compreendidos no intervalo de execução dos serviços serão previamente remanejados para outros horários pelas companhias aéreas, de forma a não haver prejuízos ao passageiros. Caso ainda haja alguma dúvida, a Infraero recomenda que o passageiro entre em contato direto com a companhia aérea.

Atualmente, a pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Teresina conta com 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura e possui estacionamento para 5 aeronaves. A capacidade é de 1,7 milhão de passageiros por ano.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Qua Abr 19, 2017 1:15 pm

Chuva atrasa e redireciona voos no Aeroporto de Teresina

O Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, operou por instrumentos entre as 23h40 desta terça-feira e 1h20 desta quarta (19), devido às fortes chuvas que caíram na capital. Com isso, dois voos atrasaram e três foram redirecionados.

A Infraero informou ao Cidadeverde.com que duas aeronaves que não pousaram na capital nesta madrugada pertencem à companhia aérea Gol e o terceiro à Azul.

A decisão de não pousar foi tomada pelos pilotos, que constataram baixa visibilidade na pista. Os dois voos da Gol (de número 1582 e 1720) foram para o aeroporto de São Luís (MA) e o da Azul (de número 4254) seguiu para Fortaleza (CE).

A Infraero ressaltou ainda que os outros dois voos tiveram apenas algumas horas de atraso, mas nenhum foi cancelado e o aeroporto não precisou ser fechado.

Voo por instrumento

A presença de nuvens baixas prejudicou a visibilidade na cabeceira da pista, tornando arriscado qualquer pouso. Nessas situações, o piloto pode realizar o procedimento com a ajuda do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS). O chamado "pouso por instrumentos" permite que a aeronave chegue ao solo sem que o piloto precise ter total visibilidade da pista.

Em Teresina, a situação é relativamente comum quando ocorrem fortes chuvas, devido à presença de nuvens baixas e nevoeiro. A recomendação é que se suspenda as operações. Aos pilotos é orientado que sobrevoem a cidade por no máximo 40 minutos, aguardando situação favorável para pouso.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Dom Abr 23, 2017 12:25 pm

Pista do aeroporto de Teresina será interditada 7 horas por dia durante dois meses devido reforma

A pista do Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, ficará interditada pelos próximos 60 dias entre às 4h e 11h para a realização de obras de pavimentação e recuperação. A período de interdição tem início na próxima segunda-feira (24), de segunda a sábado, funcionando normalmente aos domingos.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), administradora do terminal, a pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Teresina conta com 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura. Os trabalhos de recuperação do pavimento serão realizados numa área de dois mil metros de extensão por 10 metros de largura. Além da pista, serão restaurados os pavimentos das taxiways (vias de manobra de aeronave) A, B e C.

O valor das melhorias está orçado em aproximadamente R$ 1,8 milhão. A Infraero informou que todos os voos compreendidos no intervalo de execução dos serviços foram previamente remanejados/realocados para outros horários pelas próprias companhias aéreas, de forma a não haver prejuízos aos passageiros.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Seg Abr 24, 2017 1:25 pm

Três voos sofrem alteração com obras na pista do aeroporto de Teresina

Imagem

A partir desta segunda-feira (24 de abril de 2017), os voos que pousam e decolam do aeroporto Petrônio Portela, em Teresina-PI, entre às 4h e 11h, serão remanejados para outros horários, devido a interdição da pista, que passará por obras.

A Infraero informou que será recuperado o pavimento do local, que é necessário para dar continuidade aos níveis de segurança operacional. A obra tem prazo de conclusão de 60 dias e será realizada de segunda a sábado.

São três voos, sendo dois da empresa Azul (2587 e 4198) e um da GOL (1582) que foram realocados para outros horários e não devem prejudicar os passageiros. Mas, há passageiros que disseram ainda não terem sido avisados da alteração e que devem solicitar das companhias essas informações.

A obra

A pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Teresina conta com 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura. Os trabalhos de recuperação do pavimento serão realizados numa área de 2 mil metros de extensão por 10 metros de largura. Além da pista, serão restaurados os pavimentos das taxiways (vias de manobra de aeronave) A, B e C. Serão investidos R$ 1,8 milhão nas melhorias.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Qua Abr 26, 2017 10:56 am

Mudança nos horários dos voos do aeroporto de Teresina causa transtornos para passageiros

A pista do Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portela passa por reformas e pelo menos três voos mudaram de horário. A obra deve durar 60 dias e durante esse período a pista deve ficar interditada diariamente entre 4h e 11h da manhã. As companhias aéreas irão transferir os pousos e decolagens para a tarde e noite.

Para o advogado Valdemar Sabino, a mudança criou um problema para aqueles passageiros que já tinham comprado suas passagens. “Para quem vai comprar agora e que já está ciente da situação é tudo bem, mas para quem comprou passagem com antecedência e precisa se reorganizar com o novo horário”, disse.

Ninguém na Infraero de Teresina quis comentar a polêmica, apenas explicou que a reforma na pista é uma questão de segurança operacional e que os consumidores devem entrar em contato com as companhias aéreas para confirmar os novos horários.

A psicóloga Roselane Sousa é uma das pessoas prejudicadas. Há um mês e meio ela comprou passagens para um evento de trabalho no Rio de Janeiro que acontece no dia 04 de maio à tarde. Anteriormente, o voo sairia pela manhã, mas para não perder a reunião, ela tenta a antecipação das passagens em um dia.

“Eu tive que mudar toda uma série de compromissos porque eu sairia daqui só na quinta-feira pela manhã e agora vou ter que sair na quarta-feira à tarde. A semana da viagem será muito pequena já que na segunda-feira é feriado, então eu estou nesse processo de adaptação, conversando com todas as pessoas e, de certa forma, estou tendo uma certa aceitação em virtude do motivo”, falou.

De acordo com o advogado Daniel Albuquerque, apesar de, neste caso, o fornecedor das passagens, que pode ser uma agência de viagem, não ter responsabilidade sobre a situação, cabe à ela comunicar previamente ao consumidor sobre as mudanças.

“Nesse caso, o consumidor tem que compreender essa situação, por exemplo, o aeroporto está em obras aí a agência de viagem não tem culpa. Ao mesmo passo que o passageiro tem o direito de ser comunicado com antecedência de eventuais mudanças nos horários dos voos. Cabe ao consumidor concordar ou não. Caso não concorde, ele pode procurar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) ou Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para requerer a reparação de eventuais danos que possam vir a sofrer”, explicou.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Qua Abr 26, 2017 10:57 am

Usuários temem redução de voos durante reforma no aeroporto

Imagem

Começaram ontem (24) as obras na pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portela no intuito de recuperar os pavimentos necessários para manter o nível de segurança operacional. Durante aproximadamente dois meses a pista ficará fechada das 4h às 11h para a realização do serviço, que é de competência da Infraero. A reforma será realizada de segunda a sábado, não havendo interdição aos domingos.

Com isso, três voos, sendo dois da empresa Azul (2587 e 4198) e um da GOL (1582) foram realocados para outros horários e não devem prejudicar os passageiros. Para os usuários, a preocupação está na redução de mais linhas para Teresina.

“Alguns voos seriam ideais que ocorressem neste período, então espero que as empresas se adequem a essas mudanças e que a obra finalize no tempo previsto, pois os números de voos para cá já são reduzidos. Tomara que isso não implique em mais redução de trechos”, comenta o empresário Luís Júnior, que viaja pelo menos duas vezes por mês de avião.

Segundo a Infraero, todos os voos compreendidos no intervalo de execução dos serviços foram previamente remanejados/realocados para outros horários pelas companhias aéreas, de forma a não haver prejuízos aos passageiros e que o valor das melhorias está orçado em aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Atualmente, a pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Teresina conta com 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura. Os trabalhos de recuperação do pavimento serão realizados numa área de 2 mil metros de extensão por 10 metros de largura. Além da pista, serão restaurados os pavimentos das taxiways (vias de manobra de aeronave) A, B e C.

Melhoria no terminal é uma necessidade antiga

Há tempos que os usuários do aeroporto de Teresina clamam por melhorias na qualidade dos serviços prestados bem como uma modernização e ampliação do terminal. Porém, a execução do projeto de reforma do espaço continua sem prazo para começar. Em fevereiro deste ano, após reunião em Brasília, o prefeito Firmino Filho declarou que existe um projeto feito pela Infraero, mas não há recursos para que este seja executado.

Para que uma ampla reforma do aeroporto aconteça, em fevereiro de 2016, a Prefeitura baixou novo decreto determinando a desapropriação de 346 imóveis e, assim, a Infraero pudesse realizar a obra. No entanto, os trabalhos foram suspensos por causa da crise econômica. Enquanto isso, o anteprojeto de reforma, elaborado pela Infraero, aguarda recursos do Governo Federal para instauração do processo licitatório.

O projeto de desocupação dos imóveis no entorno do aeroporto causa polêmica desde 2010 quando o então prefeito Elmano Férrer baixou um decreto autorizando a desapropriação de 350 imóveis. Após diversos protestos dos moradores, o decreto foi revogado em 2012. Com isso, a Infraero desistiu de fazer a reforma ampliada do aeroporto.

Sobre a construção de um novo aeroporto, Erick Amorim, secretário municipal de Concessões e Parcerias, afirma que esse projeto está em fase de estudo para avaliação de quanto custaria a obra.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Teresina-PI - THE / SBTE

Seg Fev 18, 2019 11:57 am

Vereador afirma que falta de investimentos pode levar Teresina a perder voos

O vereador Aluísio Sampaio criticou a situação do aeroporto da capital. Segundo o parlamentar, ao longo dos anos se teve muito embate em relação ao local e que são necessárias tomar medidas para melhorar as condições para atender um público maior.

Aluísio relembrou que quando o atual Senador Elmano Férrer era prefeito de Teresina foram tomadas medidas de desapropriação de algumas residências que atendia todas as exigências internacionais da aviação. “Essa desapropriação foi revogada pelo prefeito Firmino que na época o Wilson Estrela ainda era superintendente da Infraero Teresina. Fizemos reuniões com vários segmentos da sociedade para buscarmos uma solução e onde se resultou de não haver viabilidade econômica para tirá-lo do local de onde está”, afirma Aluísio Sampaio.

Segundo o vereador, o que se é necessário fazer são ajustes e adequações de área para melhorias. “O que se precisa fazer aqui, é ter um acesso de escoamento das aeronaves, com uma via possa onde o avião possa aterrissar e logo sair da pista principal para que outro voo possa chegar”, pontua o parlamentar.

A questão do aeroporto para Aluísio Sampaio é a necessidade de se discutir e trazer para Câmara sugestões, já que a Infraero vem passando por mudanças a nível nacional. “A maioria dos aeroportos do Brasil foi privatizada e que não há previsão de investimentos de grande proporção para Teresina. Nós temos a possibilidades de perder voos, pois a capital tem mais de 1 milhão de habitantes e o aeroporto é utilizado por várias pessoas que as vezes nem sempre são daqui”, conta.

Comissões

O parlamentar ainda comentou sobre as indicações e a reunião que foram para definir as comissões na Câmara Municipal de Teresina, que ocorreu na última terça-feira (12). “Tive o privilégio de ser indicado pela minha bancada, para ser membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, ser titular da Comissão de Meio Ambiente e ser presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Geração de emprego, esta que é, sem dúvida, um dos focos do meu mandato. Estou bem otimista e o nosso trabalho será de resultado para a população”, finaliza.

Fonte: Cidade Verde

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes