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Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Qua Jan 25, 2017 7:20 pm

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Em 2016, seis aeroportos de Santa Catarina registraram queda de 3,13% em embarques e desembarques, transportando 195,4 mil passageiros a menos que no ano anterior.

Já o aeroporto Regional Sul, de Jaguaruna, teve um incremento de mais de 100% em 2016. Os dados são da RDL Aeroportos, que administra o local, e divulgou que em 2016 foram 73.260 mil passageiros transportados.

“Começamos a operação em abril de 2015, então um fator que fica claro é que tivemos aí quatro meses a mais em 2016. A operação da empresa Azul contribui para o crescimento também, mas ela começou em novembro, logo foi apenas um mês de acréscimo em 2016. O que aumentou significativamente foram os embarques na Latam”, analisa o gerente de navegação aérea da RDL, Pedro Luís Machado.

Ele ressalta que a companhia aérea chegou a mudar a aeronave usada nos voos em Jaguaruna para uma que comporta 174 passageiros, 20 a mais que a usada anteriormente.

“O retorno dos voos da Azul no aeroporto está previsto para o dia 06 de fevereiro, o que deve incrementar bastante a movimentação. Dessa forma, neste ano esperamos pelo menos repetir o crescimento de 100%”, complementa.

Outros aeroportos

Nos outros aeroportos de SC, o cenário foi bem diferente. Conforme dados da Infraero, Criciúma, registrou queda de 23,9%.

O aeroporto de Forquilhinha foi também afetado pela transferência de parte das operações para Jaguaruna.

Chapecó teve queda de 5,89% e Florianópolis, de 4,37%. No país, a redução na movimentação dos aeroportos foi de 7%.

Com informações do Jornal Diário do Sul
 
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Re: Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Seg Mar 20, 2017 5:36 pm

Mais voos em Jaguaruna são cancelados após princípio de incêndio

Mais dois voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras do aeroporto de Jaguaruna desta segunda (20) precisaram ser cancelados após um principio de incêndio que atingiu o sistema de internet e telefonia do aeroporto na madrugada. Conforme a assessoria de imprensa da companhia, os passageiros foram levados aos aeroportos de Florianópolis ou Porto Alegre para embarque ou realocados para viajar em outras datas.

Em nota, a Azul informou que por causa “de problemas técnicos” no terminal, os voos que ligam Jaguaruna e o aeroporto Viracopos em Campinas (SP) precisaram ser cancelados. Além do voo das 6h30 com destino a Campinas (SP) ser cancelado, no início da tarde desta segunda a companhia informou em nota o cancelamento de outros dois voos: um com chegada a Jaguaruna às 14h10 e outro com saída da cidade no Sul catarinense às 14h40.

De acordo com a base dos bombeiros instalada no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, o principio de incêndio foi na madrugada e atingiu cabos de fibra ótica e alguns equipamentos da central de internet e telefonia. As chamas logo foram combatidas, conforme os bombeiros.

Após o ocorrido, o aeroporto ficou sem telefone e internet. A RDL Aeroportos, que administra o terminal de Jaguaruna, informou ao G1 que, por volta das 11h, foi disponibilizado internet via rádio para as duas companhias aéreas que operam no aeroporto. Ainda conforme a RDL, os voos da TAM estão normais e os da Azul foram cancelados por "motivos específicos da Azul".

Atraso

Em nota, a Latam Airlines Brasil informou o atraso de um voo que tinha saída prevista paraa s 10h05 no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Jaguaruna e que partiu às 11h46. "No sentido inverso, o voo JJ3819 (Jaguaruna-São Paulo) operou dentro da normalidade, tendo decolado às 13h40 e pousado às 14h52", informou a Latam.

A Azul informou ainda que lamenta o transtorno e que o voo com previsão de saída Viracopos para Jaguaruna às 21h30 desta segunda-feira estava confirmado até a publicação desta notícia.

Até as 16h desta segunda, o terminal continuava com problemas nos telefones fixos.
Aeroporto vai atender população do Sul de Santa Catarina (Foto: James Tavares/Secom)
 
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Re: Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Seg Abr 24, 2017 1:22 pm

Aeroporto de Jaguaruna-SC completa dois anos com a expectativa de receber 63% a mais de passageiros

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O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, completa dois anos em operação na quinta-feira com uma previsão otimista. A administração do terminal planeja receber 120 mil viajantes até dezembro, 63% a mais do que o registrado no ano passado. Apesar da expectativa de crescimento, o acesso ao local ainda é um problema para os usuários. Além disso, a dívida com as desapropriações para construir a estrutura ainda causam debate na região.

Até novembro do ano passado, a TAM era a única companhia que atuava no terminal. Com a chegada da Azul, além de dobrar o número de passageiros, a nova oferta de horários ampliou as opções de quem utiliza o aeroporto para viajar. Entre janeiro e fevereiro deste ano, 23,9 mil pessoas passaram por ali, um crescimento de 132% em relação ao mesmo período de 2016. A RDL Aeroportos, empresa responsável pela administração da estrutura, está satisfeita com os números.

– Em dois anos de trabalho a gente conseguiu coroar uma parceria público-privada muito boa, que funciona. Começar em 2015 os voos e se tornar esse aeroporto referência não foi fácil, um trabalho hercúleo, sem grandes investimentos. É a prova que dá para fazer racionalmente, com o Estado investindo no grosso e a empresa privada garantindo a segurança operacional efetiva – explica o gerente-geral do aeroporto, Fernando de Castro.

Atualmente são oferecidos quatro voos diários, com operação das 5h da manhã à meia-noite. Mesmo antes da chegada de uma nova empresa, os números de maio a outubro de 2016, em relação aos mesmos meses do ano anterior, já apresentavam crescimento gradativo de 3,8% a 56,9% no número de passageiros. Os índices refletem a busca pela região, seja para turismo ou negócios, e têm agradado o setor empresarial. Para o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Murilo Bortoluzzi, o regional é mais um reforço para a cadeia logística do Sul do Estado.

– Hoje a nossa região está incluída no mapa brasileiro aeroviário. Entramos no mapa para o mundo e para o desenvolvimento – diz o empresário.

Linha de ônibus somente com saídas de Criciúma

Os usuários, porém, ainda precisam enfrentar um problema: o transporte até o local. A única cidade com opção de ônibus até o aeroporto é Criciúma, distante 40 quilômetros. Cada passagem custa R$ 30,95, porém não há linha para o primeiro voo, que sai às 6h, e para o último, que chega às 23h. Do centro de Criciúma até lá, por exemplo, um táxi custa R$ 120. Da região central de Jaguaruna, a corrida custa R$ 50. No aeroporto existe a opção de estacionamento, para quem vai com o veículo próprio, ou três empresas que trabalham com aluguel de carro.

Desapropriações causam rombo aos cofres do município, diz prefeito

Jaguaruna tem ganho visibilidade por conta do aeroporto, que recentemente foi considerado pela Agência Nacional de Aviação como o melhor do país em sua categoria. Porém, para o prefeito Edenilson Montini da Costa, ainda não é possível contabilizar qual o retorno dessa circulação de pessoas pela cidade. Enquanto isso, o Executivo busca soluções para sanar a dívida deixada por um consórcio entre as cidades da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) para pagar as desapropriações de terrenos onde foi construído o terminal.

– Os municípios ficaram responsáveis em fazer a contrapartida, e muitos deles não supriram, então acarreta tudo aos cofres de Jaguaruna. Hoje temos ações judiciais que chegam a quase R$ 5 milhões. Esperamos que haja um consenso de todos os municípios e também do Estado, pois até o momento o retorno está sendo para o governo do Estado, e não para o município – explica Costa.

Apesar da dívida em aberto, o prefeito é otimista em relação ao desenvolvimento da cidade e região. Melhorias estruturais precisam ocorrer, como a pavimentação da estrada que liga o centro até o aeroporto. Segundo ele, o assunto já foi levado ao Estado, e a promessa é que no próximo pacote de obras financiadas pelo Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) o projeto esteja incluído.

Com melhorias na infraestrutura, o aeroporto pode crescer ainda mais. É o que defende o vice-presidente da Amurel, Volnei Weber. Ele destaca que o empresário costuma investir quando é atraído por uma logística eficiente. O turismo também deve se beneficiar com o aeroporto da Jaguaruna. Repleto do belezas naturais, o Sul do Estado precisa ser descoberto, defende Weber.
 
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Re: Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Sex Mai 05, 2017 1:33 pm

Projeto para ampliar pista será elaborado

O governador Raimundo Colombo deve assinar nos próximos dias a ordem de serviço para a elaboração do projeto de ampliação da pista do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Este é um dos primeiros passos para que o local passe a operar com transporte de cargas.

Segundo o diretor de Transportes da Secretaria de Infraestrutura do Estado, José Carlos Müller, a elaboração deste projeto deve durar aproximadamente quatro meses. “Com o projeto pronto, nós teremos a noção exata dos custos da obra e poderemos, a partir disso, buscar os recursos para a execução”, comenta José Müller.

De acordo com o gerente geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro, a ampliação da pista contempla a terceira e última fase da estruturação do aeroporto e está atrelada à construção de um terminal de cargas.

Fernando detalha que o projeto prevê que a pista seja ampliada em um quilômetro, passando de 2.500 para 3.500 metros. “Com isso, o aeroporto de Jaguaruna terá a terceira maior pista do país e vai poder operar com qualquer tipo de avião, sem restrição de peso”, afirma Fernando Castro.

A principal mudança será a possibilidade de realizar transportes de cargas, o que, segundo o gerente da RDL, deve impulsionar a economia regional. “Na verdade, com o aeroporto transportando cargas, ele vai ser o vetor econômico não só da região, mas de todo o litoral do Estado”, comenta.

Mas ainda é preciso esperar. Depois da conclusão do projeto, é preciso que ele seja aprovado pela Assembleia Legislativa estadual e os recursos para a execução sejam captados, além do tempo de licitação da própria execução da obra.
 
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Re: Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Sáb Jul 29, 2017 1:24 pm

Associações empresariais enviam ofício à companhia aérea solicitando a permanência dos horários atuais

Mais de 15 associações empresariais assinaram ofício enviado à Azul Linhas Aéreas solicitando a continuidade do voo das 6h05, que sai de Jaguaruna com destino a São Paulo e será retirado da malha oferecida pela companhia.

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, já completou dois anos de operação e tem sido considerado vetor de crescimento para a região Sul. De acordo com a RDL Aeroportos, que administra o empreendimento desde o primeiro voo, em 2014, com cerca de 50 pessoas, o aeroporto já recebeu mais de 183 mil passageiros.

Hoje, com quatro voos diários da Latam e da Azul Linhas Aéreas, o local tem se destacado. No entanto, a Azul Linhas Aéreas retirou da malha os horários de voos que partem de Jaguaruna às 6h05 e retornam de São Paulo às 21h30min. A mudança impossibilitará que os clientes da região cumpram compromissos em São Paulo e voltem no mesmo dia. A partir de 1º de setembro haverá apenas uma opção à tarde para ir e voltar da capital paulista.

Atentos a essa decisão, mais de 15 associações empresariais do Sul e Extremo Sul, que representam aproximadamente oito mil empresas na região, enviaram ofício à companhia aérea solicitando a permanência dos horários atuais, uma vez que a decisão de alteração dos horários impactará diretamente na rotina dos empresários responsáveis pela geração de negócios e desenvolvimento socioeconômico do Sul catarinense. “Lamentamos a perda deste voo com horário interessante para nós. Esperamos que em um curtíssimo prazo os responsáveis se mobilizem para trazer mais voos, abrir também para a Gol – que está interessada – e realizem as promessas de ampliação da pista, colocação das pontes de embarque, conforme o projeto, ampliação do Terminal de Passageiros, entre outros”, relata o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Murilo Bortoluzzi, que também assinou o ofício.

O presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), Roberto Michels, avalia que caso a companhia não responda ao pedido, os empresários se mobilizarão para marcar um encontro com a diretoria da Azul. “Fomos surpreendidos com essa péssima notícia. O aeroporto tem facilitado a rotina das empresas e tentaremos reestabelecer esse voo, mas caso não atendam ao nosso ofício, iremos marcar esta reunião na Azul”, pretende.

Alterações em agosto

Outros voos também sofrerão alterações de horários já no mês de agosto. À tarde, a aeronave da Azul decolará às 13h30min do Aeroporto de Viracopos com chegada em Jaguaruna às 14h55min. Atualmente, o voo deixa São Paulo às 12h40min e chega ao Sul do Estado às 14h10min. Consequentemente, o voo sairá mais tarde do Humberto Ghizzo Bortoluzzi, portanto, às 15h20min e não mais às 14h40min, como ocorre atualmente. Assim, o pouso altera das 16 horas para as 16h40 no Aeroporto de Viracopos. No entanto, a maior mudança ocorrerá no período noturno, quando o voo que sai de Viracopos deixará o empreendimento às 23h15min e não mais às 21h30, como ainda ocorre. Com esta alteração, o pouso em Jaguaruna não será mais às 23 horas e passará para a 0h45.

Com informações do Portal Notisul
 
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Re: Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Dom Jul 30, 2017 1:26 pm

Princípio de incêndio transfere voos da manhã do aeroporto de Jaguaruna para Florianópolis

Um principio de incêndio foi registrado durante a madrugada no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Informações do Corpo de Bombeiros Militar apontaram que a ocorrência aconteceu na sala de informática do aeroporto. Três funcionários estavam no local e foram utilizados extintores para o fim das chamas.

Com isso, os passageiros que tinham voos pela manhã foram conduzidos ao aeroporto de Florianópolis. Durante a manhã, equipes vão trabalhar no reestabelecimento do local, onde a programação de voos não será afetada durante a tarde.
 
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Re: Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Seg Jan 07, 2019 11:59 am

Apesar de redução de voos em Jaguaruna, RDL faz balanço favorável

O Aeroporto Regional Sul registrou uma queda de 7% no número de passageiros no ano passado, se comparado aos dados de 2017. A RDL, que administra o local, explica que, mesmo com a baixa, os números superaram as expectativas, já que o aeroporto contou com um número menor de voos em grande parte de 2018.

Segundo a RDL, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi processou 135.762 passageiros em 2018. Em 2017, 146.097 pessoas embarcaram ou desembarcaram ali. O principal motivo para a queda dos números seria a diminuição da oferta de voos diários.

“A Azul mantinha dois voos diários, além do voo da Latam. A partir de agosto de 2017, a Azul manteve apenas um voo vespertino, e cancelou a frequência noturna. E ficou assim até agosto de 2018”, explica o gerente do Aeroporto Regional Sul, Fernando Linhares de Castro.

Por conta da oferta menor de voos, a administração da RDL esperava números mais modestos, em torno de 120 mil passageiros em 2018. Mas a expectativa na movimentação foi superada a partir de agosto, quando a companhia aérea Azul restabeleceu o voo noturno, enquanto a Latam manteve sua frequência vespertina.

De agosto a dezembro de 2018, as altas foram de 2,66%, 8,67%, 9,11%, 5,46% e 13,21%, respectivamente, em relação aos meses de agosto a dezembro de 2017.

Ainda de acordo com a RDL, houve a redução em oito vezes no número de colisões entre aves e aeronaves. O trabalho de redução nas colisões tornou o aeroporto reconhecido nacionalmente ao vencer a premiação Inovanac na categoria safety aeródromos, em dezembro de 2018, promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Expectativa de crescimento

Para 2019, a expectativa é de crescimento no Aeroporto Regional Sul. Desde o último sábado, a empresa Latam oferece um voo para Congonhas. A aeronave parte do Aeroporto de Congonhas, às 13h20, com chegada às 14h45 em Santa Catarina. De Jaguaruna, o avião sai às 15h20, pousando às 16h45 em São Paulo.

A RDL já confirmou que outra empresa aérea tem interesse em se instalar ali, ofertando voos para Curitiba. As conversas estão adiantadas, e, segundo a RDL, a empresa tem um estudo que comprova a demanda de voos para outras regiões do país, além dos voos já ofertados para São Paulo.

Fonte: Diario do Sul
 
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Re: Aeroporto de Jaguaruna-SC - JJG / SBJA

Seg Abr 29, 2019 6:55 pm

Aeroporto de Jaguaruna no meio da guerra fiscal

Esqueça o argumento de que falta segurança no aeroporto de Jaguaruna. Há reparos a serem feitos na estrutura disposta pelo Corpo de Bombeiros no local, e a atenção a esse fator não pode, jamais, ser desprezada. Mas o que está em debate para que as companhias aéreas deixem de decolar e pousar em nosso novo aeroporto regional é a guerra fiscal historicamente travada pelos estados, e agora encampada pela gestão do governador Carlos Moisés. Até o ano passado, havia uma política pública de troca entre o governo e as companhias: taxas mais baixas de ICMS para a compra do querosene (combustível dos aviões) em troca de linhas que incluíssem os aeroportos regionais de Navegantes, Joinville, Chapecó, Jaguaruna e Lages, além do Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Nunca ficou muito claro qual seria exatamente a contrapartida necessária, nem mesmo como ela seria distribuída entre essas bases regionalizadas. A revisão das isenções fiscais (parciais, neste caso) fez com que as grandes empresas repensassem as linhas e buscassem razões para suspender temporariamente seus voos – o que dificilmente ocorreria se as desonerações não estivessem no centro do debate.

O catarinense Vinícius Lummertz foi secretário por aqui, teve uma curta passagem pelo ministério do governo Temer, e hoje comanda o Turismo em São Paulo. Convenceu o governador João Dória (PSDB) de que a desoneração seria compensada pelo movimento econômico proporcionado pelos voos assumidos pelas empresas, como contrapartida. Um novo modelo precisa ser gerado pelo governo do Estado e pela Assembleia Legislativa, considerando o momento econômico e as condições oferecidas por outros estados, o que caracteriza a guerra fiscal. Com funcionalidade e mais transparência.

Fonte: Diario do Sul

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