Aeroporto de Jaguaruna-SC completa dois anos com a expectativa de receber 63% a mais de passageiros
O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, completa dois anos em operação na quinta-feira com uma previsão otimista. A administração do terminal planeja receber 120 mil viajantes até dezembro, 63% a mais do que o registrado no ano passado. Apesar da expectativa de crescimento, o acesso ao local ainda é um problema para os usuários. Além disso, a dívida com as desapropriações para construir a estrutura ainda causam debate na região.
Até novembro do ano passado, a TAM era a única companhia que atuava no terminal. Com a chegada da Azul, além de dobrar o número de passageiros, a nova oferta de horários ampliou as opções de quem utiliza o aeroporto para viajar. Entre janeiro e fevereiro deste ano, 23,9 mil pessoas passaram por ali, um crescimento de 132% em relação ao mesmo período de 2016. A RDL Aeroportos, empresa responsável pela administração da estrutura, está satisfeita com os números.
– Em dois anos de trabalho a gente conseguiu coroar uma parceria público-privada muito boa, que funciona. Começar em 2015 os voos e se tornar esse aeroporto referência não foi fácil, um trabalho hercúleo, sem grandes investimentos. É a prova que dá para fazer racionalmente, com o Estado investindo no grosso e a empresa privada garantindo a segurança operacional efetiva – explica o gerente-geral do aeroporto, Fernando de Castro.
Atualmente são oferecidos quatro voos diários, com operação das 5h da manhã à meia-noite. Mesmo antes da chegada de uma nova empresa, os números de maio a outubro de 2016, em relação aos mesmos meses do ano anterior, já apresentavam crescimento gradativo de 3,8% a 56,9% no número de passageiros. Os índices refletem a busca pela região, seja para turismo ou negócios, e têm agradado o setor empresarial. Para o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Murilo Bortoluzzi, o regional é mais um reforço para a cadeia logística do Sul do Estado.
– Hoje a nossa região está incluída no mapa brasileiro aeroviário. Entramos no mapa para o mundo e para o desenvolvimento – diz o empresário.
Linha de ônibus somente com saídas de Criciúma
Os usuários, porém, ainda precisam enfrentar um problema: o transporte até o local. A única cidade com opção de ônibus até o aeroporto é Criciúma, distante 40 quilômetros. Cada passagem custa R$ 30,95, porém não há linha para o primeiro voo, que sai às 6h, e para o último, que chega às 23h. Do centro de Criciúma até lá, por exemplo, um táxi custa R$ 120. Da região central de Jaguaruna, a corrida custa R$ 50. No aeroporto existe a opção de estacionamento, para quem vai com o veículo próprio, ou três empresas que trabalham com aluguel de carro.
Desapropriações causam rombo aos cofres do município, diz prefeito
Jaguaruna tem ganho visibilidade por conta do aeroporto, que recentemente foi considerado pela Agência Nacional de Aviação como o melhor do país em sua categoria. Porém, para o prefeito Edenilson Montini da Costa, ainda não é possível contabilizar qual o retorno dessa circulação de pessoas pela cidade. Enquanto isso, o Executivo busca soluções para sanar a dívida deixada por um consórcio entre as cidades da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) para pagar as desapropriações de terrenos onde foi construído o terminal.
– Os municípios ficaram responsáveis em fazer a contrapartida, e muitos deles não supriram, então acarreta tudo aos cofres de Jaguaruna. Hoje temos ações judiciais que chegam a quase R$ 5 milhões. Esperamos que haja um consenso de todos os municípios e também do Estado, pois até o momento o retorno está sendo para o governo do Estado, e não para o município – explica Costa.
Apesar da dívida em aberto, o prefeito é otimista em relação ao desenvolvimento da cidade e região. Melhorias estruturais precisam ocorrer, como a pavimentação da estrada que liga o centro até o aeroporto. Segundo ele, o assunto já foi levado ao Estado, e a promessa é que no próximo pacote de obras financiadas pelo Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) o projeto esteja incluído.
Com melhorias na infraestrutura, o aeroporto pode crescer ainda mais. É o que defende o vice-presidente da Amurel, Volnei Weber. Ele destaca que o empresário costuma investir quando é atraído por uma logística eficiente. O turismo também deve se beneficiar com o aeroporto da Jaguaruna. Repleto do belezas naturais, o Sul do Estado precisa ser descoberto, defende Weber.