Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Linhares-ES - SNLN

Qui Ago 13, 2020 2:51 pm

Obra do aeroporto de Linhares é retomada e pista deve ser entregue em dezembro

Imagem

Paralisadas em dezembro de 2019, as obras de ampliação do aeroporto de Linhares, no Norte do Espírito Santo, foram retomadas. Segundo informações da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a obra foi reiniciada no final de julho e a nova previsão é que a pista seja concluída até o final de 2020, em dezembro. A pista é apenas uma das fases, a primeira, para que o local possa receber a operação de linhas comerciais.

A construção da nova pista de pousos e decolagens teve a ordem de serviço assinada em julho de 2018 e as obras iniciadas em agosto do mesmo ano. A primeira previsão de conclusão era de um ano, ou seja, para julho de 2019, mas os prazos foram postergados. Antes da paralisação, a nova expectativa é de que essa fase da obra fosse concluída no primeiro semestre de 2020.

De acordo com a Semobi, as obras foram paralisadas, em dezembro de 2019, para a conclusão de um termo aditivo necessário para adequar os projetos às legislações aeroportuárias. A nova pista do aeroporto terá 1.860 metros de extensão, maior que a existente, de apenas 1.350 metros.

A Semobi informou que cerca de 80% das obras da pista já foram foi executados. Nesta fase, as intervenções serão concentradas na finalização da pista.

Essa etapa de obras também abrange a construção de um novo pátio de aeronaves e de taxiways (áreas de taxiamento e manobra de aviões). São aproximadamente R$ 30 milhões em investimentos para essa etapa, com 60% dos recursos federais e 40% do governo do Estado, do Fundo Estadual de Infraestrutura.

AEROPORTO DE LINHARES

A antiga estrutura do aeroporto era adequada apenas para aviões de pequeno porte. Com o aumento da população de Linhares, 173.555 pessoas de acordo com o IBGE, aumentou o anseio na cidade por um local com capacidade para a operação de voos comerciais.

A Azul já comunicou que tem interesse de operar uma rota doméstica ligando a cidade até o Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A intenção da companhia é oferecer cerca de cinco frequências semanais entre as cidades. A aeronave que irá operar a rota será o turboélice ART 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.

O FUNDO ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA

Usado para financiar a obras de ampliação do Aeroporto Regional de Linhares, o Fundo Estadual de Infraestrutura será utilizado pelo governo capixaba para conseguir bancar e manter projetos considerados como prioritários neste ano, em que as contas públicas foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Criado no ano passado, o Fundo Estadual de Infraestrutura recebeu um aporte inicial de R$ 1,5 bilhão que seria usado para a execução de obras que impulsionassem o desenvolvimento do Espírito Santo e para ajudar em momentos anticíclicos de crise, como este. Esse recurso é proveniente do acordo assinado no ano passado com a Petrobras para unificação do Parque das Baleias (região de produção de petróleo no Litoral Sul do Estado), que fez aumentar a arrecadação com participações especiais desde 2012 e com que a petroleira arcasse com o passivo existente desde então (de 2012 a 2019). É esse retroativo que compõe o fundo.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes