Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Andradina-SP - SDDN

Qui Mai 14, 2020 4:36 pm

Estado põe aeroporto de Andradina na lista de prioridade para investimentos

Imagem

O Governo de São Paulo realizou nesta terça-feira (12) uma audiência pública que tratou da concessão de 22 aeroportos administrados pelo Estado. A proposta do estado pode garantir melhorias e ampliação de atividades no Aeroporto Estadual de Andradina “Paulino Ribeiro de Andradina”, que atualmente é operado e administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes.

A provisão de investimentos na iniciativa é de R$ 700 milhões entre obras e operação pela iniciativa privadas ao longo de 30 anos de concessão. Além de Andradina, outros aeroportos com vocação executiva na região serão incluídos na concessão, como o de Avaré-Arandu, Assis, Dracena, Votuporanga, Penápolis, Tupã, Presidente Epitácio e São Manuel. Outros aeroportos comerciais também entraram no plano, compondo o que 9º estado chama de Grupo Noroeste, composto pelos aeroportos de São José do Rio Preto,Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos.

Em 2019, um estudo foi realizado pelo Daesp e pela consultoria internacional IOS Partners, e serviu de base para o plano de desestatização do Governo de SP, que será apresentado nesta terça-feira. “A audiência pública é um passo decisivo no processo de desestatização dos aeroportos que hoje pertencem ao Governo de São Paulo. Nosso objetivo é modernizar os 22 aeroportos e ativar a economia regional, que será capaz de gerar empregos e promover o desenvolvimento de todo o nosso Estado”, afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

Os aeroportos – nove deles com serviços de aviação comercial regular e 13 destinados à modalidade executiva, onde se enquadra o Aeroporto de Andradina. Juntos, os dois grupos movimentam atualmente 2,4 milhões de passageiros por ano, considerando embarques e desembarques.

Imagem

Estimativas técnicas apontam para crescimento de mais de 230% no movimento dessas unidades aeroportuárias durante o período de concessão, ultrapassando os 8 milhões de passageiros ano ao final do período. O aumento da demanda em Andradina se dará pela implantação do parque temático Acqualinda, prevista para menos de um ano, atraindo turistas de todas as partes do brasil e do mundo.

"O DAESP realizou diversas melhorias nos nossos aeroportos, inclusive com obras concluídas em plena pandemia. Graças às medidas anunciadas pelo Governo de SP, também ampliou a malha aeroviária no Estado, o que será importante nesse processo de desestatização. Nossos aeroportos são estratégicos, com grande potencial de investimento. Temos a confiança das empresas no Governo, que inclusive -- com toda segurança necessária -- estão retomando voos nesta semana", ressalta Antônio Claret de Oliveira, diretor superintendente do DAESP.

Sobre o Aeroporto de Andradina

Características
Latitude: 20º 55’ 33’’ S – Longitude: 051º 23’ 02’’ W
Indicação ICAO: SDDN – Horário de Funcionamento: H24O/R
Código de Pista: 2B – Tipo de Operação: VFR Diurno/noturno
Altitude: 380m/1.247 ft – Área Patrimonial (ha): 51,99
Temp. Média: 32°C – Categoria Contra Incêndio disponível: 0
Distância da Capital (km) – Aérea: 573 Rodoviária: 641
Distância até o centro da cidade: 4 km

Movimento
Designação da cabeceira: 11 – 29 – Cabeceira Predominante: 11
Declividade máxima: 0,8% – Declividade Efetiva: 0,5%
Tipo de Piso: asfalto – Resistência do Piso (PCN): 12/F/B/Y/T

Pista
Dimensões em metros: 1.500 x 30
Tipo de Piso: asfalto
Distância da cabeceira mais próxima (m): 450

Pátio
Dimensões (m): 60×70 – Capacidade de Aviões: 3 F-50
Dist. da Borda ao Eixo da Pista(m): 125 – Tipo de Piso: asfalto

Auxílios operacionais
Sinais de Cabeceira de Pista – Sinais Indicadores de Pista –
Sinais de Eixo de Pista – Sinais de Guia de Táxi – Biruta –
Luzes de Pista – Luzes de Obstáculos – Luzes de Cabeceira –
Farol Rotativo – Luzes de Táxi – Iluminação de Pátio –
Freq. do Aeródromo: 123,45
Circuito de Tráfego Aéreo: Setor Sul

Instalações
Terminal de Passageiros (m²): 250
Estac. de Veículos – nº de vagas: 120
Tipo de Piso: asfalto

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes