Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Frederico Westphalen-RS - SSWF

Qui Dez 19, 2019 1:19 pm

Aeroporto de Frederico Westphale inicia obras de iluminação da pista

Imagem

Um projeto começa a sair do papel e deve mudar a rotina no Aeroporto de Frederico Westphalen. Iniciou nesta quarta-feira, 18, as obras de balizamento da pista. Trata-se de um conjunto de iluminação na pista de pouso, cabeceiras e demais luzes de LED, que visam prestar auxílio visual aos pilotos durante pousos e decolagens noturnos. Moderno, o acionamento poderá ser feito remotamente pelo próprio piloto de dentro da aeronave. A previsão é que tudo esteja em funcionamento em janeiro.

Nesta etapa, uma empresa local faz a abertura de valas, a três metros de cada margem da pista, para instalação de cabos subterrâneos de energia elétrica. Esta rede vai alimentar os 60 conjuntos de lâmpadas que serão instalados em seguida e liberados por uma empresa de fora do Estado. O investimento será dos sócios do Aeroclube de FW, que também utilizam o local.

Imagem

Conforme adiantou ainda no 2º Fly In Festival, evento realizado em outubro, o presidente do Aeroclube de FW, Nelci Bakof, o projeto trará benefícios. “Teremos também a iluminação da biruta, dispositivo que indica a direção do vento. Com isso, passaremos a ter a possibilidade de aterrissar e pousar no período da noite. Desde que a pista foi asfaltada, já tivemos várias vezes aqui, aviões buscando pacientes ou órgãos. Sem esta iluminação, era necessário fazer isso antes do sol se pôr ou ir até Chapecó-SC”, explicou Bakof.

O processo de homologação já está na Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). “Naturalmente, só poderão fazer pousos e decolagens noturnos, os pilotos que forem devidamente habilitados para esta condição”, lembrou o vice-presidente do Aeroclube, Edio Salton.

Fonte: Jornal Folha do Noroeste

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante