Obras do Aeroporto de Ponra Grossa devem ser licitadas neste mês
O Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, mais conhecido por Aeroporto Sant’Ana, passará por uma grande revitalização nos próximos meses. Através de recursos federais será feito um investimento de R$ 35 milhões, que deve contemplar desde o terminal de passageiros e estacionamento de veículos até o pátio de aeronaves e cabeceiras da pista.
O aeródromo é gerido pela secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e, segundo o gestor da pasta, José Loureiro, a licitação das obras deve ser feita ainda no mês de maio. Entre as novidades também estão a ampliação da oferta de voos: devem ser feitos dois por dia rumo a Campinas, que hoje recebe em apenas quatro dias da semana, além de novas opções de destinos.
“Com o IFR essas novas opções devem ser ofertadas, tendo possibilidade de ida para outros lugares, como Foz do Iguaçu e Porto Alegre, por exemplo”, afirma Victor Hugo de Oliveira, superintendente do “PGZ”, referindo-se à certificação IFR, relacionada à autorização para voos por instrumentos.
O governo já bem buscando essa liberação desde o ano passado e, segundo o superintendente, a sinalização deve ser feita em breve. “O processo está no Cindacta [Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo] já em vias de fato de dar o ok, para então ser enviado ao ICA [Instituto de Cartografia Aeronáutica], que formata toda a cartografia do procedimento. Após esses trâmites, será enviado um avião para fazer testes e ver se a nossa estrutura e documentação estão de acordo”, explica Oliveira.
Nesta semana o Aeroporto já recebeu representantes da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para uma reunião referente à possibilidade de operação de aeronaves maiores. Na sequência a equipe fará uma análise de riscos para mostrar a viabilidade do projeto.
O prefeito Marcelo Rangel destaca a importância dos esforços. “Ponta Grossa virou um polo industrial e está em crescente ampliação; o próprio interesse em estudar nosso aeroporto como potencial para receber aeronaves maiores demonstra isso. Com a conquista de mais voos, beneficiaremos tanto os ponta-grossenses que utilizam o serviço, como os moradores da região”, avalia Rangel.
Movimentação
O primeiro quadrimestre de 2019 registrou uma alta de 41,55% na quantidade de voos operados no Aeroporto Sant’Ana. Durante o período foram realizados 5.437 pousos e decolagens, que movimentaram 16.271 embarques e desembarques – uma alta de 37,54% na comparação aos primeiros quatro meses do ano passado.
A categoria geral, que engloba voos executivos e de serviços, como o aeromédico, foi a que percentualmente registrou o maior aumento de passageiros (51,55%), seguido do total de embarques e desembarques no aeroclube, que cresceu 39,29%, e da aviação regular, que de um ano para o outro teve acréscimo de 24,31% de passageiros.
Estruturação
O recurso de R$ 35 milhões será investido em obras de estruturação do aeródromo, que devem contemplar, segundo o superintendente do Aeroporto Sant’Ana, ampliação do terminal de passageiros - que deverá contar com o triplo do espaço atual -, melhorias no estacionamento de veículos, ampliação do pátio de aeronaves e a construção de áreas de giro e de mais uma taxiway.
“Hoje não temos área de giro, que é o local na cabeceira da pista que facilita as manobras e mantém a pista em conservação. Serão construídas duas nas cabeceiras das pistas. Passaremos a contar também com taxiway, que permitirá maior fluxo e o tráfego de aeronaves de maior porte”, explica o superintendente.
Fonte: Diario dos Campos