Radar Aéreo - Forum de discussões

 
PU4AMF
Tópico Autor
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Fev 14, 2019 11:40 pm

Aeroporto de Ipatinga-MG - IPN / SBIP

Qui Fev 14, 2019 11:56 pm

''Problemas na pista'': aeroporto de Ipatinga ficará sem receber voos comerciais

Imagem

A empresa Azul Linhas Aéreas informou nesta quinta-feira (14) que suspendeu as atividades para a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. Segundo a nota da companhia aérea, o motivo para não operar mais na cidade seria as condições da infraestrutura do aeroporto, que “não está atendendo aos padrões operacionais da empresa e, por este motivo, decidiu realizar a suspensão”.

Por meio de nota divulgada para a imprensa, a empresa afirma que “não tem interesse em cancelar definitivamente seus voos na cidade, pelo contrário, espera que as adequações necessárias sejam feitas para que possa o quanto antes voltar a realizar seus voos na cidade”.

Segundo a empresa, passageiros com voos marcados de ou para Ipatinga podem ter os bilhetes ressarcidos ou serem reacomodados para outros aeroportos. Não há previsão para retomada dos voos na cidade.

A companhia, que operava em Ipatinga desde 2012, afirma que realizou “todas as tentativas de negociação com as autoridades locais antes de optar pela suspensão de suas operações”. Ao G1, a Azul não informou exatamente quais os problemas na pista do aeroporto que levaram à interrupção das atividades, e sugeriu que o questionamento fosse passado para a empresa que administra o terminal ou para a própria prefeitura.

O G1 procurou a Prefeitura de Ipatinga e a empresa administradora do aeroporto. Em nota, a prefeitura de Ipatinga informou que chamou todos os prefeitos da região do Vale do Aço para uma reunião emergencial, e que convidou também representantes do aeroporto e da empresa aérea, dirigentes da Usiminas, Cenibra e Aperam, lideranças do comércio e da indústria, representantes da educação e da saúde, entre outros.

Sobre a alegação da companhia quanto aos problemas da pista de pouso e decolagem, a nota diz que "a Socicam opera o Aeroporto de Ipatinga por meio de contrato de prestação de serviço no qual não contempla a manutenção da pista de voo. Esse procedimento cabe à SETOP – Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais."

Em nota, a SETOP informou que desde 2016 a situação é discutida, "sem que soluções definitivas tivessem sido apresentadas por governos anteriores". Foi apresentado ao órgão um pleito sobre o Aeroporto Regional do Vale do Aço e a necessidade de obras para a resolução de problemas nas estruturas da pista de pousos e decolagens.

Ainda segundo a SETOP, o órgão segue em diálogo com a companhia aérea e com a Socicam, administradora do aeroporto, em busca de uma solução emergencial para a reativação do terminal. "Por se tratar de uma questão de segurança dos passageiros, a secretaria não se opõe à decisão da Azul de suspender as operações no local e, como já dito, trabalha para resolver o mais rápido possível a questão".

FONTE: G1, VALES DE MINAS GERAIS, INTER TV
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Ipatinga-MG - IPN / SBIP

Seg Abr 15, 2019 11:01 am

Voos pela Voe Minas já estão liberados no aeroporto do Vale do Aço

Imagem

A aeronave do projeto Voe Minas Gerais, Projeto de Integração Regional – Modal Aéreo, já está liberada para recomeçar sua operação no aeroporto do Vale do Aço a partir desta segunda (15).

Representantes do Voe Minas Gerais informaram que as passagens já estão sendo vendidas pelo site do projeto.

Também é possível comprar diretamente nos aeroportos participantes, inclusive o que atende ao Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso.

Fonte: PLOX
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Ipatinga-MG - IPN / SBIP

Qui Ago 27, 2020 12:48 pm

Infraero vai administrar Aeroporto de Ipatinga

Imagem

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou o início das obras de restauração do pavimento do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado no município de Santana do Paraíso, próximo à Ipatinga. Os recursos, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), são de R$ 12 milhões e foram viabilizados por meio de parceria entre o Governo de Minas Gerais e o Governo Federal.

A recuperação definitiva da pista do aeroporto é uma antiga demanda da região, já que o equipamento tem grande importância para a geração e manutenção de negócios no Vale do Aço, onde se concentram grandes indústrias, como Usiminas, Cenibra, Aperam e ArcelorMittal. As obras contribuirão no processo de recuperação e desenvolvimento econômico da região e de Minas Gerais.

Obras

No local, será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A expectativa é que sejam entregues em dezembro de 2020.

Além da assinatura de despacho governamental para a ordem de início das obras, o governador assina contrato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que será responsável pela administração, operação, gerenciamento e manutenção do aeroporto pelos próximos 12 meses. O contrato com a Socicam, que até então administrativa o equipamento, foi encerrado no último dia 23. Com esse novo contrato, o aeroporto permanece sob controle do Estado de Minas Gerais e com operação aos cuidados da Infraero, que será uma prestadora de serviços.

Histórico

Em fevereiro de 2019, a companhia aérea Azul comunicou ao Governo de Minas a paralisação das atividades no aeroporto, devido às más condições da pista. Tão logo foi comunicada, providências imediatas foram tomadas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo com a Azul, com a administradora do aeroporto, bem como com lideranças regionais.

Em virtude disso, a Seinfra, por meio do DER-MG, realizou as intervenções emergenciais, que foram entregues em abril de 2019, para que o aeroporto continuasse operando até a viabilização das obras definitivas. Na ocasião, em mais um esforço empreendido pelo Governo de Minas Gerais, foi anunciada a parceria com o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). À época, o anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O aeroporto foi novamente fechado no dia 1/5 para a realização da obra definitiva. A licitação foi publicada no dia 15/5 e a assinatura com a empresa vencedora (LCM Construção e Comércio S/A), assinada em 14/8.

Fonte: Plox

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes