Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto da Zona da Mata - IZA / SBZM

Dom Jan 06, 2019 11:54 am

Cresce demanda nos aeroportos da Zona da Mata

Imagem

Na contramão do cenário nacional, que mostrou queda da demanda por voos em 2018, o aeroporto da Zona da Mata viram as atividades crescerem ao longo do ano, dada as devidas especificidades. O número de passageiros no Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre Goianá e Rio Novo, foi de 139.344 entre 1º de janeiro e 15 de dezembro.

O total representa aumento de 7,15% em comparação com os 130.035 embarques e desembarques ocorridos em 2017. Já o Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, registrou 8.306 operações, entre pousos e decolagens de voos particulares e de instrução, até o último dia 15. Os números do ano passado não foram contabilizados por conta do término do contrato com a antiga empresa administradora, o que fez com que o terminal ficasse sem operadores durante o segundo semestre.

No Itamar Franco, atuam as companhias Azul Linhas Aéreas e Gol Linhas Inteligentes. A primeira opera voos para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Já a segunda iniciou o ano com oferta de voos para Congonhas, em São Paulo, e Pampulha, em Belo Horizonte. No entanto, desde o dia 4 de agosto, a linha para a capital mineira foi cancelada devido às restrições dos voos regionais no terminal em questão. Devido ao fato, o número de voos semanais realizados em Goianá caiu de 24 para 18.

Na avaliação da administração, a expectativa é de que as atividades possam crescer mais em 2019. “Consideramos 2018 como um ano favorável, pois verificamos aumento do número de passageiros. Acreditamos que este crescimento ocorreu devido à inclusão do destino para Belo Horizonte por parte da Gol. Para o próximo ano, esperamos buscar novas oportunidades junto às empresas aéreas a fim de oferecer condições cada vez melhores aos usuários. Além disso, esperamos concluir o processo de alfandegamento do Terminal de Cargas até março.”

Serrinha é o 3º mais movimentado em Minas

O total de 8.306 operações realizadas no Serrinha, desde janeiro até o último dia 15, corresponde a uma média de 830 movimentações por mês, entre pousos e decolagens. Os números colocam o aeroporto no patamar do terceiro mais movimentado do estado, atrás apenas dos terminais de Confins, em Belo Horizonte, e de Uberlândia, conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A comparação é feita pela média de pousos e decolagens realizadas nos aeroportos. Os outros dois terminais citados realizam voos comerciais e também transporte de cargas. “Percebemos o aumento mensal da movimentação em virtude da presença de uma empresa apta a administrar o equipamento”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Rômulo Veiga.

Ele relembra que, em agosto de 2017, o contrato com a empresa concessionária que administrava o aeroporto foi suspenso. Apenas em janeiro de 2018 a nova empresa assumiu a administração. Neste lapso, Rômulo explica que não foram cobradas taxas de pousos, decolagens e tarifas aeroportuárias de navegação, uma vez que não havia operadores aptos a fazê-las. “O balanço de 2018 é positivo, pois houve um avanço no que diz respeito à modelagem de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), apoiado pelo BDMG, com o objetivo de se transformar em uma parceria público-privada (PPP), fazendo com que o equipamento seja utilizado em sua máxima potencialidade, desonerando o Município de despesas. Além disso, houve recuperação de parte da infraestrutura do sítio aeroportuário.”

Apesar do interesse citado pelo secretário, o Serrinha ainda não foi contemplado pelos editais de chamamento para PMI. No final de dezembro, a Prefeitura lançou dois documentos, um referente ao complexo esportivo – que inclui o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e o Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos (em construção), com uma área de estacionamento – e outro a um complexo comercial e de serviços, que abrange o projeto de edifício garagem. Procurada pela Tribuna, a assessoria da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) não informou o motivo de o Serrinha não ter sido objeto de chamamento.

Para 2019, as expectativas incluem a conclusão do processo de PPP e o apoio às iniciativas do Aeroclube de Juiz de Fora e da empresa administradora na busca por novas oportunidades de negócios. “Neste sentido, o Aeroclube investe e busca alternativas de qualificação profissional, prospectando novas parcerias para qualificação de mecânicos, comissários, complementando, assim, a formação de pilotos, já consolidada”, explica Rômulo.

No país

Os dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a demanda por voos domésticos no país reduziu ao patamar de 2011. Além da crise econômica, que impactou diretamente o número de consumidores, as companhias enfrentaram a alta dos combustíveis e a variação do câmbio ao longo de 2018, fatores que contribuíram para redução das operações.

Fonte: Tribuna de Minas
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto da Zona da Mata - IZA / SBZM

Qua Jan 15, 2020 12:04 pm

Aeroporto Regional da Zona da Mata registra aumento de 10% no número de passageiros

Imagem

Balanço divulgado pela Socicam, empresa que gerencia o Aeroporto Presidente Itamar Franco, mostra que os moradores da Zona da Mata estão viajando mais de avião. Em 2019 o número de passageiros transportados pela Gol e Azul aumentou 10%. Foram 151.864 passageiros no ano passado contra 138 mil registrados em 2018.

Em função do aumento de passageiros, a Gol está usando na maioria dos dias nos voos da Zona da Mata para a capital paulista (Aeroporto de Congonhas) o Boeing 737-800 que transportam até 186 passageiros. A companhia tem um voo diário em cada sentido, exceto aos sábados. A taxa de ocupação passa de 80%.

A Azul oferece dois voos diretos da Zona da Mata para Campinas, seu principal centro de distribuição de suas rotas nacionais e internacionais. Nos voos da Zona da Mata a companhia opera o ATR-72, modelo turboélice com até 70 passageiros.

Um dos motivos do aumento de passageiros são as promoções de passagens para quem compra os bilhetes com antecedência. Um das nossas dicas é optar pela compra nos sites que emitem os bilhetes com milhas de pessoas que decidiram vendê-las. Conheça aqui um destes sites.

Serviço de ônibus gratuito

A Azul oferece ônibus gratuito entre Campinas e o Aeroporto de Congonhas, e também no sentido contrário. A Gol também oferece serviço de ônibus gratuito entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Para usar o serviço das duas companhias é preciso apresentar as passagens.

Mas atenção! As companhias aéreas não se responsabilizam se você perder o voo por causa de um eventual atraso no trajeto do ônibus. Por isso é importante embarcar nestes ônibus com bastante antecedência.

Fonte: Tribuna de Minas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes