Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Guarapuava-PR - GPB / SBGU

Ter Dez 12, 2017 3:12 pm

Ladrões furtam e estragam equipamentos do aeroporto de Guarapuava

Imagem

Ladrões furtaram, entre segunda-feira (11) e esta terça-feira (12), equipamentos utilizados para iluminar a pista do Aeroporto de Guarapuava, na região central do Paraná. O prejuízo, segundo a administração do local, passa dos R$ 29,3 mil.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O) registrado pela Polícia Militar (PM), foram furtados pelo menos 37 globos prismáticos, 37 chicotes de iluminação e 37 pilones automáticos.
Ainda de acordo com a PM, um transformador também foi levado e outros objetos do local foram danificados pelos criminosos, como as barreiras de balizamento.
Funcionários relatam que uma situação semelhante ocorreu em 2009.

A área do aeroporto, que fica na BR-277, na região do Jardim das Américas, é cercada. Um vigilante que faz rondas no local relatou ter notado a situação apenas ao amanhecer. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Atualmente, o Aeroporto Tancredo Thomas de Farias opera com aviação geral e táxi aéreo. O local passa por obras pra receber voos comerciais.

Imagem

Imagem
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Guarapuava-PR - GPB / SBGU

Seg Mar 05, 2018 11:39 am

Aeroporto de Guarapuava pode funcionar ao lado do aterro sanitário?

O Aeroporto de Guarapuava, e o aterro sanitário do município estão instalados na mesma região. A distância entre os locais é de pouco mais de um km. Pelas regras de aviação, as duas atividades podem ser conflitantes, alguns procedimentos de segurança devem ser seguidos e existem várias restrições. Mas, o aeroporto de Guarapuava pode funcionar no local?

Segundo o Tenente Biólogo Weber Galvão Novaes, da Assessoria de Gerenciamento de Risco de Fauna do CENIPA, a resposta é sim. Ele explicou à reportagem da Rádio Cultura que como o aeródromo já existe, é possível a operação de voos mesmo ao lado de um aterro sanitário. No entanto, nas palavras do especialista, o nível de alerta é alto.

“Deixa o alerta no nível mais alto possível, se você tem um aterro sanitário a menos de um km do aeródromo o nível de alerta das operações que vão ocorrer ali devem estar sempre em um nível elevado para que aquela atividade não passe a ser um risco”, salienta Weber.

O aeroporto de Guarapuava está em reformar e a expectativa é receber voos comerciais diários. O funcionamento das linhas aéreas deve ser autorizado e para isso as regras de segurança tem que ser atendidas.

“O aeroporto é anterior ao aterro, então nós temos essa prerrogativa e temos um controle, em parceria com a Unicentro, de aves na cabeceira da pista”, explicou à Rádio Cultura Sandro Abdanur, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Guarapuava.

A prefeitura de Guarapuava é responsável pelos dois locais. Para a administração do aeroporto cabe o monitoramento, uma observação permanente para evitar aproximação de aves e outros animais. Caso alguma anormalidade esteja acontecendo, o aterro terá que fazer adequações para evitar os focos de aves.

Segundo o especialista Tenente Weber, o ideal é que o aeroporto tenha uma comissão responsável por observar permanentemente todas as atividades do entorno, perceber e se for o caso intervir em situações que possam representar riscos para o aeroporto.

A presença de fauna, principalmente aves, pode se tornar um risco par aoperações aéreas.

Novos empreendimentos

A situação seria diferente se o aterro sanitário ou aeroporto estivesse sendo construído agora. Em caso de novos empreendimentos as autoridades não liberam a construção a menos de 10 km.

“Se ele [novo aterro sanitário] for a menos de 10 km do aeródromo o parecer é desfavorável. Se for a mais de 10 ele é favorável com a condicionante dele manter aquela atividade dentro das normas e que não se torne um foco atrativo de aves”, explica o tenente Weber.

Além do aterro sanitário, outros empreendimentos podem ser confrontantes com a operação de aviões: matadouros, estações de tratamento de resíduos, indústria de alimentos, feiras livres. Em todos esses casos, ações devem ser realizadas para evitar a atração de aves.eroporto de Guarapuava pode funcionar ao lado do aterro sanitário?

Fonte: Central Cultura

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes