União libera R$ 80 mi para o aeroporto de Ribeirão Preto
O Termo de Compromisso para a realização das obras de ampliação do aeroporto Leite Lopes será assinado nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), pelo presidente Michel Temer, pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que recebeu na tarde desta terça-feira a confirmação da assinatura.
Também participam da cerimônia o secretário estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Fábio Calloni. O investimento previsto nas obras é de R$ 80 milhões.
Foram convidados para participar da solenidade em Brasília dirigentes de entidades empresariais da cidade, os prefeitos das outras 33 cidades que integram a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, deputados estaduais e federais com base eleitoral na região, vereadores e empresários da cidade e região.
“Este é um momento histórico que devemos comemorar, não apenas pelo investimento de R$ 80 milhões que a cidade irá receber, mas pelo desenvolvimento que as obras propiciarão para toda a região a partir da maior capacidade do nosso aeroporto”, disse o prefeito Duarte Nogueira tão logo recebeu a notícia da assinatura.
As obras no aeroporto preveem o reforço e alargamento da pista, a construção de turn around para manobras de grandes aeronaves, ampliação de 100% no pátio de aeronaves (atualmente com 20 mil metros quadrados) e ampliação do terminal de passageiros de 5 mil para 20 mil metros e reforma e ampliação da seção Contra Incêndio, do Corpo de Bombeiros.
A reforma permitirá que o aeroporto passe a receber grandes aeronaves e a operar como internacional de cargas e passageiros.
Aeroporto
O aeroporto Leite Lopes foi inaugurado no dia 2 de abril de 1939. A primeira ampliação da pista do Leite Lopes foi realizada na década de 1940. Em 1996, o aeroporto passou por reforma e nova ampliação.
A pista de pouso foi ampliada de 1.800 metros para 2.100 metros. A de taxiamento foi de 730 para 2.100 metros. O novo pátio de estacionamento, com 27.600 metros quadrados, poderia receber, na época, simultaneamente oito aeronaves Fokker F-100 ou Boeing B-737. Para maior proteção e segurança às operações noturnas de pouso e decolagem, foi instalada nova cabina de força, recuperado o sistema elétrico, feito o balizamento das pistas e implantada iluminação dos pátios.
Em 2006 houve uma nova reforma e a pista do aeroporto ganhou mais 15 metros na largura, passando a 45 metros, além de ter sido adicionado ao seu asfalto uma substância chamada polímero, usada também em todos os circuitos de Fórmula-1 que garante maior aderência entre a pista e os pneus.
Entre 28 de julho de 2008 e 21 de julho de 2010, foram realizadas obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros. Após a abertura da nova ala, a antiga foi fechada, remodelada e reaberta, juntando-se à nova.
O aeroporto opera em período integral e recebeu em 2016, mais de 37 mil voos e 922 mil passageiros, tornando-se um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, com movimento superior a diversas capitais brasileiras. O Aeroporto Leite Lopes é hoje o quarto maior do estado de São Paulo, sendo superado apenas por São Paulo/Guarulhos, São Paulo /Congonhas e Campinas/Viracopos.
Único que possui voos regulares comerciais no nordeste paulista, atendendo prioritariamente a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, o Leite Lopes tem sua abrangência expandida até para outros estados, como a região Sul de Minas Gerais, impactando aproximadamente quatro milhões de habitantes.
Neste mês, o Daesp está investindo cerca de R$ 250 mil na instalação de uma nova cerca de alambrado no entorno do aeroporto Leite Lopes, paralela à já existente. O objetivo da melhoria é coibir a invasão por parte de menores que danificam o alambrado para entrar na área aeroportuária em busca de pipas e garantir maior segurança às operações aéreas. A cerca terá 2,8 quilômetros de extensão.