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Aeroporto de Foz do Iguaçu-PR - IGU / SBFI

Seg Jul 17, 2017 8:00 pm

Aeroporto de Foz é o único do Brasil a crescer acima de 10%

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O aeroporto de Foz do Iguaçu foi o que mais cresceu no primeiro semestre de 2017. Com um aumento de 12,15% no movimento de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado, foi o único terminal entre os 30 maiores do Brasil a ultrapassar os 10% de variação positiva.

Nos primeiros seis meses deste ano, 1,03 milhão de pessoas embarcaram e desembarcaram no aeroporto da fronteira. O melhor mês foi janeiro, com 229.313 passageiros.

Com o período de férias em julho, a expectativa é que o aeroporto de Foz do Iguaçu continue registrando crescimento. E ainda mais positivo. Somente nessa época, a cidade vai receber mais de 400 voos extras, em uma média de 14 novos voos diários.

“Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados do Brasil para as férias de julho. A oferta de assentos extras pelas companhias aéreas é um reflexo da demanda pelo destino, que está em alta.” Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu.

Azul, Gol e Latam Brasil ampliaram frequências nas principais ligações com o aeroporto, como Curitiba, São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Somente a Gol disponibilizou 57 novas frequências semanais entre Foz do Iguaçu e São Paulo, além de outras 31 novas operações para o Rio de Janeiro. A empresa, aliás, criou rotas especiais diretas para o Nordeste, que deve intensificar o turismo nas duas pontas. Nesse período, haverá voos entre Foz e Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió.

A Latam reforçou a malha com 91 frequências extras, especialmente para São Paulo e Rio de Janeiro. Já a Azul está ofertando 102 novas frequências para Curitiba, Campinas e Porto Alegre.

A Avianca, que voa diariamente entre a cidade e Guarulhos e Rio de Janeiro, não aumentou o número de voos no período de férias.

Brasil

Além de Foz do Iguaçu, outros 12 aeroportos brasileiros entre os 30 maiores registraram crescimento no movimento de passageiros nos seis primeiros meses de 2017.

O primeiro a aparecer depois de Foz foi o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com aumento de 6,82%, seguido de Natal, Florianópolis, Uberlândia e Belém, todos acima de 5%.

Na outra ponta, as maiores quedas foram João Pessoa, com recuo de 20,65%, e Brasília, que registrou 12,2% a menos de passageiros.
 
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Re: Aeroporto de Foz do Iguaçu-PR - IGU / SBFI

Qua Out 04, 2017 8:58 pm

Pista do aeroporto de Foz passará por obras

A pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR) passará por obras de recuperação do pavimento. Os trabalhos consistem na substituição da capa asfáltica, fresagem e recomposição em toda a extensão da pista, que conta com 2.195 m x 45m, além da pintura da sinalização horizontal.

Com investimentos de R$ 10 milhões, os serviços serão divididos em três fases. A primeira vai de 27 de novembro a 20 de dezembro de 2017, sempre entre 21h50 e 5h50 da manhã, horário em que a pista ficará interditada. Após esse período, os pousos e decolagens ocorrerão normalmente.

A segunda e a terceira fase da obra serão realizadas em 2018: de 8 de janeiro a 6 de fevereiro, e de 20 de fevereiro a 22 de dezembro, respectivamente. O horário de interdição da pista para ambos os casos também será entre 21h50 e 5h50 da manhã.

As obras são necessárias para garantir o nível de segurança das operações de pousos e decolagens do aeroporto.

A Infraero recomenda aos passageiros que tiverem comprado passagens dentro do período das obras que entrem em contato com a companhia aérea responsável por seu voo para saber se o horário do voo foi remanejado. O Aeroporto de Foz do Iguaçu conta com voos operados pelas companhias aéreas Gol Linhas Aéreas, Latam e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que ligam a cidade paranaense a Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG) e Lima, no Peru.
 
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Re: Aeroporto de Foz do Iguaçu-PR - IGU / SBFI

Ter Fev 25, 2020 1:11 pm

Obra do Aeroporto de Foz do Iguaçu será inaugurada na sexta

As obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que devem reconfigurar o status do Destino Iguaçu, serão inauguradas nesta sexta-feira (28). O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participa da solenidade. Ele vai também assinar a ordem de serviços para ampliação da pista de pouso e decolagem, que permitirá que o terminal receba aviões de grande porte, em voos intercontinentais.

A Itaipu Binacional investiu recursos na ampliação da pista de pouso e decolagem. O valor que do contrato assinado com a construtora pela Infraero é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu entrará com R$ 43,1 milhões (80% do custo). A empresa também pagou pela duplicação dos 800 metros da pista que liga o aeroporto à BR-469. A obra deve ser concluída até meados deste ano. Além do alargamento das pistas, serão criadas alças de retornos e acostamentos. Haverá, ainda, uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.

Na solenidade de entrega de obras e assinatura de serviços, além do ministro de Infraestrutura, estarão presentes representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e diretores de Itaipu, inclusive o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, e demais autoridades. A solenidade será às 10h, na área de embarque e desembarque do terminal.

Modernização

Fazem parte da inauguração a modernização e as obras na área interna do terminal, que estão praticamente concluídas desde dezembro do ano passado. As ações incluíram ampliação das salas de embarque e desembarque, instalação de esteiras de restituição de bagagem na área e de quatro novas pontes de embarque. As melhorias resultaram na ampliação do saguão do terminal e nos setores de check-in e inspeção.

De acordo com a Infraero, a capacidade do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu saltou dos atuais 2,5 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano. As salas de embarque, que tinham 900 metros quadrados, passaram para 5,4 mil metros quadrados. O valor inicial do investimento foi R$ 32,650 milhões, em recursos da Infraero e da Itaipu Binacional.

Ampliação da pista

No começo deste mês, o Diário Oficial da União trouxe a publicação do “extrato de contrato” para a elaboração do projeto executivo e das obras e serviços referentes à ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O prazo das obras é de 515 dias, um ano e meio, a partir da assinatura da ordem de serviço, nesta sexta-feira.

Com a ampliação da pista, o terminal poderá receber aviões de grande porte, com condição de fazer voos diretos, sem escalas, para destinos na Europa e na América do Norte. Com isso, Foz do Iguaçu ficará mais acessível aos turistas dessas regiões, o que deverá contribuir para o incremento do turismo na região de fronteira.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deverá ser o primeiro sustentável do País e será piloto para outros terminais do Brasil. Para atender a requisitos de sustentabilidade, haverá geração de energia por painéis fotovoltaicos, será feita a gestão de resíduos sólidos e a água da chuva será captada. Entre outras ações, o terminal contará também com um eletroposto, para o abastecimento de veículos elétricos.

Prioridades

As obras no aeroporto estão na lista de prioridades da gestão da nova Itaipu, que começou a ser reestruturada desde a posse do general Joaquim Silva e Luna, no dia 26 de fevereiro de 2019. Só na margem brasileira da usina, a reestruturação está garantindo o redirecionamento de R$ 600 milhões para o desenvolvimento regional. Esses recursos foram economizados com o corte de convênios e patrocínios sem aderência à missão da empresa.

Além do aeroporto, as principais obras financiadas pela Itaipu são a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, iniciadas em agosto de 2019 e previstas para conclusão em junho de 2022, juntamente com a Perimetral Leste, que vai desviar o tráfego de caminhões pesados do corredor turístico e do centro da cidade. A perimetral permitirá o tráfego de caminhões entre Brasil, Argentina e Paraguai diretamente da BR-277 às pontes entre os dois países (e vice-versa).

A gestão Silva e Luna também priorizou a modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, com a abertura de mais leitos para o SUS, a conclusão do Mercado Municipal, a remodelagem do turismo interno de Itaipu e a transformação do Gramadão de Itaipu, na Vila A, num parque de lazer e a entrega da ciclovia da Avenida Tancredo Neves. Também será criado um circuito turístico Itaipu, com saída do futuro mercado, em um roteiro que remetará o turista e morador à época da construção.

Fonte: Itaipu
 
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Re: Aeroporto de Foz do Iguaçu-PR - IGU / SBFI

Sex Fev 03, 2023 4:11 pm

Video: O dia em que o Aeroporto de Foz do Iguaçu recebeu o Concorde

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As recentes obras de melhoria e ampliação elevaram para quase três quilômetros o comprimento da pista de pousos e decolagens, permitindo a operação com aeronaves grandes para voos intercontinentais no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas. Antes disto, eram dois quilômetros apenas de pista, o que não impediu de, em 1988, o pouso do supersônico Concorde lotado de turistas franceses, que fretaram a aeronave para dar uma volta ao mundo.

A chegada do Concorde representou um marco na história do Aeroporto de Foz do Iguaçu, que completou 49 anos no sábado (7 de janeiro), e de grande impacto no turismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O avião, que veio com uma proposta de operar comercialmente o transporte de passeios com velocidade supersônica, se tornou um marco da aviação mundial.



O primeiro voo em solo brasileiro, do avião da Air France, foi em 1976. Ele fez a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris, com escala em Dakar (Senegal), em apenas seis horas. Foz do Iguaçu voltou a receber aeronaves Concorde em 1996 e 1998. No entanto, o primeiro modelo a chegar na Tríplice Fronteira, de matrícula F-BTSC, lamentavelmente foi o mesmo que em 25 de julho de 2000 explodiu ao decolar do Aeroporto Charles de Gaulle, na França.

Curiosidades do Concorde

O Concorde podia voar até 60 mil pés de altitude (18.288 metros), muito acima das nuvens de tempestade, correntes de ar e outros aviões. Assim, praticamente não sofria turbulência. Do alto, os passageiros podiam ver a curvatura da terra. Devido ao intenso calor provocado ao voar em velocidade supersônica, o Concorde se expandia de 6 a 10 polegadas durante o voo, e era possível sentir o calor ao tocar as janelas no final do voo.

Em 27 anos de atividade, o Concorde fez 50 mil voos e transportou 2,5 milhões de passageiros. No início das operações, não só era permitido fumar a bordo, como aos passageiros eram oferecidos charutos cubanos como parte do serviço de bordo.

Para demonstrar a rapidez do Concorde, a Air France fez uma jogada de marketing genial em 1985. Decolaram ao mesmo tempo de Boston um Concorde e de Paris um 747. O Concorde voou para Paris, reabasteceu e voltou para Boston, chegando 11 minutos antes da chegada do 747.

No Live Aid de 1985 o cantor Phil Collins tocou no show de Londres, pegou um voo em um Concorde para chegar a tempo de tocar no show de Nova York. Tudo isso no mesmo dia.

A primeira despedida do Concorde ocorreu em 30 maio de 2003 por parte da Air France, quando 5 meses mais tarde, foi a vez da British Airways, quando em 24 de outubro de 2003, encerrou um legado com 27 anos de operações.

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