Página 1 de 1

Aeroporto de Macaé-RJ - MEA / SBME

Enviado: Qui Jul 13, 2017 12:58 pm
por radaraereo
Imagem

Prefeito de Macaé se reúne com Ministro dos Transportes para tentar municipalização do aeroporto

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB) esteve em Brasília nesta semana, em reunião com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella (PR), com o objetivo de reforçar o pedido pela municipalização do aeroporto junto ao governo federal.

O pedido, feito em 2016, visa adiantar os trâmites burocráticos necessários para resolver os problemas da pista do aeroporto, que desde 2015, se tornou insuficiente para receber as aeronaves utilizadas pelo mercado para voos comerciais.

Atualmente, o aeroporto de Macaé está vinculado à Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária (Infraero), que, devido à problemas financeiros do governo federal, não tem condições de fazer as obras necessárias para revitalização da pista.

Em agosto de 2015, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras encerrou sua operação na cidade, devido a uma modernização da frota, que passava pela substituição das aeronaves ATR 42, com capacidade para 48 passageiros, pelas ATR 72, com capacidade para 70 passageiros.

A empresa informou na época que a pista do aeroporto, apesar de ter uma excelente extensão, de 1.200 metros, não tinha piso asfáltico necessário para suportar o peso das novas aeronaves que seriam utilizadas.

Segundo Dr. Aluízio explicou em coletiva há algumas semanas, o problema da pista do aeroporto é ainda mais complexo do que simplesmente “asfaltar a pista”. De acordo com o prefeito, o aeroporto foi construído em uma área alagadiça, e para reformar a pista e deixá-la em condições de suportar o peso dos aviões utilizados pelo mercado, seria necessário um novo projeto estrutural para a pista de pouso e decolagem, além de massa asfáltica, o que elevaria o preço do projeto, que não estaria entre as prioridades da Infraero.

Em 2016, o prefeito tentou municipalizar o aeroporto, com o intuito de poder ele mesmo tratar da reforma da pista, que já havia sido reformada em 2012, mas até agora, nada foi resolvido. Por isso o retorno ao ministério para reforçar o pedido.

Dr. Aluízio acredita que, com a municipalização, a prefeitura também poderá dar celeridade a um processo já iniciado pelo governo federal de privatizar as operações da Infraero, e, por conseguinte, as operações de todos os aeroportos nacionais.

Ele entende que, sendo municipal, a prefeitura teria autonomia para buscar parceiros, principalmente ligados à indústria do petróleo, que estariam interessados na operação do aeroporto, e que investiriam na reforma da pista.

Vale lembrar que o terminal do aeroporto passou por uma ampliação, e ganhou novas áreas de embarque e desembarque, além de praça de alimentação, bancos, correios e área para comércio varejista e uma capacidade de 750 mil passageiros por ano, em um investimento de cerca de 70 milhões de reais, feito pelo governo federal.

Re: Aeroporto de Macaé-RJ - MEA / SBME

Enviado: Qui Mar 25, 2021 1:05 pm
por radaraereo
Zurich Airport vai construir novo terminal aeroportuário em Macaé

A Zurich Airport Brasil anunciou a construção de um novo terminal para o Aeroporto de Macaé (MEA), no Rio de Janeiro. O novo terminal contará com aproximadamente 6 mil metros quadrados. Dentre as melhorias está a construção de estruturas metálicas, acabamentos em madeira e forros com acústica, possibilitando maior conforto nas áreas de permanência. O investimento é de R$ 160 milhões.

“Nosso planejamento é a longo prazo. São 30 anos de concessão. Realizamos projetos, buscando deixar um legado de desenvolvimento e de investimento sólido nas comunidades onde estamos inseridos. Foi assim em Florianópolis e será assim em Macaé. Com o novo terminal, teremos a infraestrutura perfeita para operações offshore e também para o desenvolvimento turístico da região”, afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.

O Aeroporto de Macaé já é reconhecido no atendimento de operações offshore, contando com diversidade de opções de manutenção e alto nível de segurança e eficiência para os operadores. Com o novo terminal, a Zurich defende que "o setor terá uma infraestrutura ainda melhor, com a maior capacidade de pátio da região, mais conforto e mais serviços, como inspeção prioritária e atendimento VIP de embarque e check-in exclusivo".

“O objetivo é ser o aeroporto referência no mercado offshore no Brasil. Temos a expertise internacional do grupo Zurich Airport, aliada ao conhecimento local, com um novo terminal e numa cidade que tem excelente infraestrutura”, complementou Gesse.

Fonte: Panrotas