Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Passo Fundo-RS - PFB / SBPF

Ter Jul 04, 2017 12:23 am

Imagem

União libera recursos para ampliação de aeroporto de Passo Fundo

A ampliação do aeroporto de Passo Fundo, no Norte gaúcho, está com recursos garantidos. O anúncio foi feito pelo secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, em visita ao Estado nesta segunda-feira (3). O termo de compromisso com o governo gaúcho será assinado ainda no mês de julho. Ao todo, R$ 44,5 milhões serão destinados para melhorias no terminal.

O projeto prevê a ampliação do pátio para seis aviões de grande porte, um novo terminal de passageiros com 2 mil metros quadrados, um edifício-garagem, a implantação de uma seção contra incêndios e melhorias na pista de pousos e decolagens. O edital de licitação deve ser lançado até o final de 2017. Após o início das obras, a conclusão está prevista para até 18 meses.

– A demanda existe. O que precisamos é fazer com que exista viabilidade tarifária, diminuição de preço. A demanda está lá, só precisa dos voos – relata o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen.

Além de Passo Fundo, outros dois aeroportos estão no radar de investimentos da União. Os terminais de Santo Ângelo, nas Missões, e o de Vila Oliva, em Caxias do Sul, na Serra, devem receber R$ 75,5 milhões. No entanto, os recursos devem ser liberados a partir de 2018. A expectativa é que os valores sejam previstos no Orçamento do próximo ano.

Binacional

Sobre o uso binacional do Aeroporto de Rivera, no Uruguai, próximo a Santana do Livramento, foi anunciado que um acordo vai permitir que as tarifas aeroportuárias praticadas no terminal sejam as mesmas cobradas no Brasil. O local não está operando voos no momento devido a obras na pista.

Voo inaugural

Um voo inaugural ligando Porto Alegre a Santo Ângelo foi realizado nesta segunda-feira (3). Operado pela empresa Azul, o trajeto leva cerca de 1h15 e terá dois horários semanais de ida e volta, às segundas e sextas-feiras. A partir de agosto, as viagens também serão realizadas às quartas.

Essa é a quinta rota regional operada pela Azul no Estado. Além de Santo Ângelo, há rotas entre o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

Para ampliar as rotas regionais, o Estado oferece às empresas que operam rotas internas a isenção no ICMS do querosene utilizado nos aviões. A meta do Piratini é diminuir para até 180 quilômetros a distância de qualquer cidade de um aeroporto. Já o Governo Federal tem a meta de 100 quilômetros, embora ainda haja cerca de 40 milhões de brasileiros que moram a distâncias superiores de terminais aéreos.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Passo Fundo-RS - PFB / SBPF

Sáb Set 03, 2022 4:43 pm

Aeroporto de Passo Fundo pode receber voo noturno da Azul neste mês

Imagem

O mês de setembro será marcado pela ampliação de ofertas diárias de voos ligando a cidade até São Paulo. Isso porque a Azul Linhas Aéreas passará, a partir de 12 de setembro, a ofertar um novo voo até Passo Fundo, além dos já existentes. Hoje a cidade conta com duas empresas oferecendo voos diários de Passo Fundo para São Paulo, sendo elas a Gol e Azul. A Gol tem frequências de ida e volta em cinco voos semanais, sendo às segundas, terças, quintas, sextas e sábados.

Já a Azul Linhas Aéreas faz a ligação São Paulo a Passo Fundo em todos os dias da semana. Hoje a aeronave da Azul sai de Campinas às 12h40 e chega em Passo Fundo às 14h15. Depois o avião decola de Passo Fundo para Campinas às 15hs, chegando ao destino por volta das 16h20.

Conforme o cronograma de ampliação da empresa, uma aeronave a jato partirá, a partir de 12 de setembro, de São Paulo com destino a Passo Fundo ás 07h55, chegando em Passo Fundo ás 09h25. A aeronave retorna de Passo Fundo para São Paulo às 10h10, chegando em Campinas às 11h15min.

No segundo novo voo, este noturno, a partir de 12 de setembro, outra aeronave sairá de Campinas para Passo Fundo às 17h50. Ela chega a Passo Fundo às 19h15 e retorna para São Paulo às 20h00, chegando ao destino às 21h10, de segunda a sexta-feira. Esta operação noturna, no entanto, precisa ser previamente combinada com o aeroporto local, com total coordenação de uma equipe em solo.

Com a ampliação, a partir de 12 de setembro, a Azul oferecerá então 3 linhas diárias de Passo Fundo a São Paulo e, dependendo do dia da semana, somando-se a Gol, a cidade terá então 4 voos diários para São Paulo, se as duas companhias mantiverem o cronograma.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante