Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Resende-RJ - QRZ / SDRS

Sáb Jul 01, 2017 11:20 am

Imagem

Aeroporto de Resende receberá investimentos de R$ 5 milhões

O Aeroporto Agulhas Negras deverá receber até o final do ano investimentos em torno de R$ 5 milhões para serem aplicados em obras que vão desde melhoria da pista a instalação de sinalização e instrumentação para balizamento noturno. A informação foi passada durante um encontro que reuniu, na tarde de hoje, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Resende, representantes da Câmara de Deputados, dos Transportes a nível federal e estadual, da AMAN, Aeronáutica e dos poderes executivo e legislativo de Resende, Itatiaia,Porto Real e Quatis e dos aeroclubes da região.

Os recursos, que são oriundos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), serão utilizados na recuperação da pista do aeroporto, área de taxiamento e pátio das aeronaves; construção de trechos de muro no lado esquerdo da pista; instalação de cerca de proteção; recuperação e complementação de valas de drenagem; e implantação de equipamentos como balizamento noturno, iluminação do pátio, sinalização vertical e GNSS (sistema mundial de navegação por satélite) – medidas que permitirão que as aeronaves possam operar por instrumentos.

O encontro proposto pelo deputado federal Marcelo Matos (PHS-RJ), integrante da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, foi marcado após encontro com o vereador Caio Sampaio com o objetivo de discutir o convênio entre a União e o município de Resende entorno da exploração da área que engloba o aeroporto, bem como debater a implantação de um novo modal aeroviário para a região. “Fizemos questão de trazer para esta mesa autoridades que vão estar diretamente relacionados nos desdobramentos desse evento, nosso foco e mostrar para todos de transformar um problema em solução. É um projeto antigo que sempre encontros entraves políticos, sociais, financeiros. Muitas das vezes o encontro de vontades não aconteceram. Queremos agora que isso seja superado e trazer para Resende e região essa nova realidade para o desenvolvimento de toda região”, disse o vereador.

Presente ao encontro, o também deputado federal, Júlio Lopes (PP-RJ) afirmou que, o encontro é de suma importância por tratar do desenvolvimento da região. “Eu entendo que precisamos permanecer nessa mobilização para que esse assunto seja tratado e pensado para encontrar um senso comum a todos. Se não fizermos eventos como estes que nos permita refletir e empreender novas maneiras de enfrentar o problema, não vamos chegar a uma solução nova”, declarou Júlio Lopes, que apresentou o projeto do Parque Cidade Aeroporto que prevê a utilização da área do entorno do aeroporto para a instalação de equipamentos cultura, lazer e negócios “A reativação do Aeroporto de Resende é uma iniciativa de extrema importância, mas ela não virá sozinha. O projeto Parque Cidade Aeroporto prevê o aproveitamento da área do entorno, que é de 458 mil metros quadrados, para a criação de equipamentos de lazer, lago, centro de convenções e toda uma estrutura que traga mais qualidade de vida para a população. Por isso esta mobilização aqui em Resende é tão importante. Precisamos empreender um aeroporto que se faça viável na região e investir também no entorno dele com a criação deste parque”, enfatizou o deputado.

Uma das preocupações para o futuro do aeroporto está no crescimento populacional em direção a pista do aeroporto. O alerta foi dado pelo subsecretário estadual de Transportes,Delmo Pinho, que chamou a atenção das autoridades municipais para a urgência de se fazer uma modificação na Lei de Ocupação do Solo em torno do aeroporto. “Se não se rever essa situação, será preciso reduzir a pista que será prejudicial para a utilização de aeronaves maiores”, disse Pinho.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Turismo, Raphael Gattás, que iniciou as conversações com a Secretaria de Aviação Civil para a implantação de melhorias no aeroporto em outubro do ano passado, a reativação do aeroporto beneficiará não apenas Resende, como toda a região. “O aeroporto de Resende tem uma importância enorme para esta região, que é a que mais cresce no Estado e abriga as mais modernas indústrias do país. Só isso, já justificaria investirmos nele e recuperarmos seu status e sua importância regional. Mas, além disso, a reativação deste aeroporto tem outras vantagens, pois pode abrir novas possibilidades de arrecadação para o município, com a implantação de serviços como o transporte de carga e de valores, por exemplo”, disse Gattás.

A Mesa Redonda contou também com as presenças de representantes das do comando da AMAN, da Polícia Militar, da FIRJAN e da CDL.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante