Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Juiz de Fora-MG - JDF / SBJF

Ter Mai 30, 2017 1:11 pm

GOL lança promoção de passagens aéreas para comemorar o aniversário da cidade de Juiz de Fora

Imagem

Para comemorar o aniversário da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece, entre os dias 30 de maio e 01 de junho, desconto de 20% na compra do bilhete de ida e volta, que partem ou se destinam a esta localidade. A promoção poderá ser encontrada no site da companhia para viagens realizadas de 04 de julho a 02 de agosto de 2017, utilizando o código FESTAIZA no ato da compra.

Durante todo o ano a GOL realiza a promoção “Cidades em Festa”, que disponibiliza descontos nas passagens de ida e volta da cidade aniversariante de cada mês. Para saber mais, acesse: www.voegol.com.br/promocoes
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Juiz de Fora-MG - JDF / SBJF

Sex Ago 18, 2017 1:10 pm

Prefeitura adia licitação para gestão do Aeroporto de Juiz de Fora

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) adiou por tempo indeterminado o pregão presencial para contratar empresa especializada para gestão do Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora. O aviso foi publicado pela Comissão Permanente de Seleção da Prefeitura. A licitação estava prevista para ser realizada nesta quinta-feira (17).

Em nota, a Sedettur informou que optou por suspender, temporariamente, o pregão presencial número 315/2017, de prestação de serviço de administração, manutenção e operação do aeroporto, a fim de responder questionamentos técnicos, de empresas interessadas, acerca do edital. A pasta explicou que terá a definição de uma nova data nas próximas semanas.

De acordo com o edital, seria considerada vencedora a empresa que apresentasse o menor preço até o teto estipulado no edital que é de R$ 1.279.800, a serem pagos em 12 parcelas mensais no valor de R$ 106.650. As receitas referentes às taxas e tarifas aeroportuárias e de navegação serão repassadas diretamente à empresa contratada e abatidas do valor mensal a ser pago pelo Contrato de Prestação de Serviços, até o valor máximo do contrato.

Mudança de perfil

O aviso da licitação foi publicado no dia 5 de agosto. Neste dia, o Secretário de Transportes e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello, explicou ao G1 que o procedimento será um momento de transição na operação da unidade. "Definimos este prazo como um período de transição para que a gente desenvolva um modelo de gestão mais focado na aviação executiva. A longo prazo, o objetivo é focar no atendimento a voos executivos e a empresas de prestação de serviço aeronáutico", explicou.

O Aeroporto da Serrinha foi administrado via concessão de 2006 até 7 de agosto de 2017 pela Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart). Desde então, foi assumido pela Prefeitura. De acordo com Tortoriello, o local continuará em funcionamento com pessoal próprio da administração municipal até a conclusão do processo licitatório.

Ainda conforme a Prefeitura, a longo prazo o objetivo é transformar o aeroporto em um ponto de interesse para as empresas que tenham como atividade principal ou secundária atender a aviação executiva, além de manter o atendimento de táxi aéreo, em andamento com o programa Voe MG, do governo estadual.

"Queremos que o aeroporto receba desde os voos, inclusive de helicópteros, a hangaragem das aeronaves, até as empresas que façam manutenção de aviões e turbinas que geram receita para o município. Temos a vantagem geográfica, da proximidade com o Rio de Janeiro, e o fato que no estado apenas um aeroporto funciona neste modelo, o Carlos Prates, em Belo Horizonte", comentou Tortoriello.

A expectativa é de que o edital a ser lançado em 2018 já contemple a mudança de prioridades para o Aeroporto da Serrinha, que surgiu após o Executivo detectar que o novo formato atenderia ao mercado e aos interesses da cidade.

"A gente vem trabalhando com modelos de concessão onde a aviação regular é o principal negócio. Em conversas com outros setores envolvidos na área percebemos que precisamos mudar. Desta forma, o Aeroporto da Serrinha vai deixar de ser um equipamento exclusivo de transporte, considerado um terminal de passageiros, e passa a ser um elemento de desenvolvimento econômico da cidade", concluiu.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Juiz de Fora-MG - JDF / SBJF

Qua Set 27, 2017 11:21 am

População cobra agilidade no processo licitatório do Aeroporto da Serrinha

Após a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) suspender, por tempo indeterminado, o pregão presencial, que contrataria a empresa substituta da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart), antiga concessionária que administrou o Aeroporto da Serrinha, de 2006 a agosto de 2017, moradores da cidade e integrantes do Grupo “Pró Aeroportos de JF” se mobilizam para cobrar do poder público maior agilidade no lançamento do novo edital.

Entre os questionamentos realizados pelos membros do grupo, está a situação de segurança precária enfrentada pelo aeroporto e a falta de planejamento da Prefeitura. “A PJF sabia que o contrato com a Sinart acabaria e não se planejou antecipadamente para organizar a licitação e contratar uma nova empresa. O aeroporto está sem administração. Hoje ele é gerido pela Guarda Municipal (GM). Ninguém está operando a sala de rádio, a iluminação noturna não é ligada por falta de um operador de controle. Os pilotos estão se comunicando entre si para ver quem vai pousar primeiro e isso poderá causar acidentes”, aponta o Alexandre Maestrini, membro do Pró Aeroportos de JF.

A preocupação do grupo, bem como a movimentação no sentido de buscar alternativas para suprir as demandas do aeroporto, começou em 2013. “Percebemos que a aviação é muito importante para o desenvolvimento da cidade, mas que ainda faltam incentivos para que a atividade seja vista como forma de conexão com outros municípios e geração de renda. Infelizmente, as pessoas que saem de Juiz de Fora com destino a outras cidades demoram mais de um dia e gastam bastante. Comparado com quem mora nas grandes capitais, é ainda mais desvantajoso. Nesses locais, os voos de ida e volta acontece no mesmo dia”, explica Maestrini. “Nosso intuito é que a PJF adote voos comerciais, com modalidade regional, e que haja incentivo à atividade. Essa limitação impede que pessoas influentes e o turismo venham para a cidade, sem falar nas empresas que deixam de realizar eventos em Juiz de Fora por não ter voo e escolhem outros municípios”, completa.

POSICIONAMENTO PJF

O assessor da Sedettur, Marcos Miranda, reforça que a PJF está se emprenhando para que o Aeroporto da Serrinha restabeleça as suas atividades de forma plena. Ele também afirma que, desde o fim do contrato com a Sinart, servidores da Prefeitura estão trabalhando no local para manter a segurança. “Qualquer aeródromo pode funcionar sem a Central de Rádio. Os aeronautas têm as suas próprias regras, são habilitados para aquilo que eles fazem. Mesmo sem a intervenção do rádio ou da torre de controle, eles realizam a coordenação entre si e isso faz parte da sua qualificação. Além do mais, profissionais da Prefeitura estão operando no local 24 horas por dia para garantir a segurança de todos”, reitera o assessor, lembrando que o aeroporto continua funcionando.

Embora não esteja ativa para coordenar o voo, segundo Miranda, a rádio está gravando todos os movimentos dos pilotos. “Se por ventura ocorrer algum incidente, a PJF tem os registros do que está acontecendo e conseguirá apurar todas as responsabilidades. Mas isso seria um caso extremo, que pode acontecer com ou sem o controle da central, já que ela não pilota o avião, ela é responsável por controlar o tráfego aéreo, trazendo mais fluidez a ele”, ressalta.

NOVA LICITAÇÃO A CAMINHO

Miranda também confirma que uma nova licitação está a caminho. De acordo com ele, a Sedettur encaminhou o termo de referência à Comissão Permanente de Licitação (CPL) da PJF, e o edital deverá ser publicado nos próximos dias. Quanto ao pregão presencial anterior, este, possivelmente, será cancelado. “A licitação anterior foi suspensa a fim de responder questionamentos técnicos, de empresas interessadas, acerca do edital. Hoje temos certezas que todas as indagações não tinham procedência, mas será feito um novo processo no qual serão incluídas mais questões de segurança”, destaca o assessor.

Ele garante que cinco empresas demonstraram interesse na licitação. Uma delas seria a "Passaredo Linhas Aéreas", com sede na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Procurada pela reportagem do Diário Regional, a companhia admite, por meio de nota, “que tem interesse em operar na cidade, mas depende de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)".
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Juiz de Fora-MG - JDF / SBJF

Seg Dez 18, 2017 12:15 pm

Prefeitura de Juiz de Fora anuncia que licitação para administrar o Aeroporto da Serrinha está sem vencedor

Nenhuma das empresas que tentou a licitação para assumir a administração, manutenção e operação do Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, mais conhecido como Aeroporto da Serrinha, foi habilitada. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do último sábado (16) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Sedettur).

A assessoria informou que a licitação ainda está em andamento, com prazo aberto de três dias, contando a partir de segunda-feira (18) e terminando na quarta (20), para apresentação de recursos pelas empresas participantes.
De acordo com o texto, a Comissão de Licitação informou que a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda. (Sinart) foi considerada inabilitada porque não apresentou itens da documentação conforme o exigido no edital. Como duas empresas foram desclassificadas e outras duas, inabilitadas, a Sedettur informou que o processo se encontra fracassado. Ou seja, nenhuma da candidatas atendeu aos critérios exigidos no pregão eletrônico.

3ª tentativa

O pregão foi lançado no dia 20 de outubro deste ano e seria realizado no dia 7 de novembro, na sede CPL, mas foi suspenso um dia antes.

Antes, em agosto, Sedettur tinha informado o primeiro adiamento do processo. Na ocasião, o motivo informado foi a necessidade de resposta a questionamentos técnicos de empresas interessadas sobre o edital.
Além de administrar o aeroporto, a empresa contratada deve desenvolver atividades relacionadas às Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).

Fonte: G1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes