Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Poços de Caldas-MG - POO / SBPC

Qui Mai 18, 2017 12:04 pm

ACIA e PUC apresentam pesquisa de demanda de voos para BH

Imagem

O vice-prefeito Flávio Faria recebeu, na tarde de quarta,17, no gabinete do prefeito, resultado de pesquisa realizada pelo curso de Administração da PUC Minas, campus Poços, sobre a demanda para voos regulares que fariam a ligação entre o município e a capital mineira. A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acia) da cidade, como exigência da Codemig para estudo de viabilidade da retomada dos voos regulares em Poços, por meio do programa Voe Minas, desenvolvido pelo governo do Estado.

De acordo com resultado da pesquisa qualitativa, numa sondagem em 36 empresas sediadas em Poços, 29 possuem funcionários e/ ou gestores que realizam viagens regularmente a BH. Em apenas quatro delas já houve a garantia de, pelo menos sete passageiros, por semana, para a capital mineira. “Levando-se em conta que a aeronave disponibilizada seria um avião Cessna Grand Caravan 208 B, de nove lugares, então, esta linha já estaria garantida”, informa Maria José Scassioti, professora e orientadora da pesquisa, juntamente com o professor Vinicius Generoso Monteiro e as alunas Jessyanie Souza Viana e Letícia Carolina Santos Souza.

Por recomendação da Acia, levando em consideração a pesquisa, a sugestão de voos para BH seria com saídas às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 7h e 10h e retorno no mesmo dia entre 15h e 18h. O valor , estimado pela Codemig, é de R$ 800,00.

Participaram ainda da reunião na Prefeitura, o presidente da Acia, Márcio Roberto de Oliveira, o vice Rodrigo Rezende, e os diretores Gilberto Marques e Luiz Gaiga, além do secretário de Governo, Celso Donato e equipe da PUC que coordenou a pesquisa.

Em janeiro, o prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado pelo vice, esteve em visita à sede da Codemig quando manifestou interesse na volta dos voos ao município, por meio do Progama Voe Minas. Ficou acertada então uma reunião em Poços, que aconteceu no dia 21 de março, na sede da Acia, que contou com a gerente de Promoção e Comercialização de Ativos da Codemig, Ednea Hosken e o analista da companhia, Guilherme Mello. Desta reunião, surgiu a necessidade de uma pesquisa para levantamento de demanda dos voos.

Após a conclusão dos estudos, entregues na tarde de hoje ao vice-prefeito, será marcada uma reunião na sede da Codemig, com representantes da Prefeitura, Acia e PUC/Poços para a entrega deste material e dar prosseguimento ao processo. De acordo com o secretário de Governo, a expectativa é de que a Codemig implante os voos em caráter experimental e depois caberá ao municipio viabilizar financeiramente os voos. “Dada a sinalização positiva da Codemig, aguardamos a autorização da Anac, o que deve ocorrer em torno de 40 a 60 dias”.

Para o vice-prefeito, Flávio Faria, a implantação de voos regulares será um “grande avanço para Poços e região inclusive como diferencial na atração de novas indústrias. Caso haja a aprovação, a Prefeitura irá realizar as obras necessárias no aeroporto local para adaptar às exigências da Codemig para que, em breve, os voos sejam uma realidade em Poços”.

O projeto de integração regional do governo de Minas é realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e já ligou Belo Horizonte a 18 municípios com pousos e decolagens a partir do Aeroporto da Pampulha. No sul de Minas, já fazem parte do programa as cidades de Varginha, Pouso Alegre, Lavras e Passos.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Poços de Caldas-MG - POO / SBPC

Qui Jun 29, 2017 12:20 pm

Demutran realiza campanha sobre invasão da pista do aeroporto em Poços de Caldas

O Departamento Municipal de Trânsito realiza campanha para orientar os moradores da região sul da cidade para os perigos da invasão da pista do aeroporto local. Equipe do departamento está realizando a divulgação da campanha, com distribuição de folhetos, nas escolas da região. Cartazes serão afixados nos ônibus coletivos municipais e também no comércio da região sul. A ação aconteceu na quarta (28) e quinta (29), às 8h e às 13:30h.

A necessidade da campanha ganhou força depois da volta dos voos regulares na cidade. Os moradores utilizam a área da cabeceira da pista para cortar caminho para o bairro Jardim Kennedy. “É uma situação de muito perigo para os moradores e que pode acarretar até a interdição do local, ocasionando a perda desta conquista, que foi o retorno dos voos diários para Poços”, informa Marcos Tadeu Sansão, secretário de Defesa Social.

No material da campanha, são citadas situações que caracterizam descumprimento da lei, como invadir a área do aeroporto e soltar pipas próximo ao local . A campanha solicita a colaboração de todos para que possa haver uma convivência harmônica na região do aeroporto. Confira o conteúdo do material da campanha: 1- É crime invadir a área do aeroporto, por ser considerada de risco e Jurisdição Federal (de acordo com o decreto nº 7168, de 5 maio de 2010).

2- Destruir alambrado ou cercas protetoras, empinar pipas em sítio aeroportuário e fazer a travessia também são crimes sujeitos a penas que variam de 2 a 6 anos de reclusão. Em caso de menores, os pais serão responsabilizados.
3- É proibido aproximar da pista nos momentos de pouso e decolagem. O ar quente produzido pelo avião pode provocar ventos de até 160 km/h a 60ºC.
4- A topografia nos arredores da pista é irregular e fazer a travessia para encurtar o caminho pode causar graves acidentes, devido a buracos e valas.
“Contamos com o apoio de todos neste processo educativo, no qual prevalecerá a segurança e a vida”.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Poços de Caldas-MG - POO / SBPC

Sex Jul 07, 2017 9:09 pm

Lâmpadas quebradas impedem voos à noite no aeroporto de Poços de Caldas

Desde o começo de junho, os voos comerciais foram retomados no aeroporto de Poços de Caldas (MG) com destino a Belo Horizonte (MG). No entanto, o local conta somente com voos durante o dia, já que as lâmpadas da pista estão quebradas, impedindo a realização de voos noturnos.

A iluminação noturna no aeroporto foi implantada em setembro de 1998, ou seja, há quase 19 anos. São cerca de 120 lâmpadas espalhadas por todo o local, mas um terço delas está quebrado ou danificado. Segundo a administração, cada uma custa mais de R$ 200 e, sem a iluminação, não é possível pousar à noite na cidade.

“Tanto para as aproximações por instrumentos ou visuais, é essencial um pouso noturno com balizamento, que são as luzes na pista, sinalizando o eixo dela”, diz o piloto Fabiano Santos

Mas o presidente do aeroclube da cidade diz que não basta só trocar as lâmpadas. “Um reparo dá para fazer rapidinho, mas se não colocar segurança, não dificultar essa passagem, essa travessia dos vândalos, não vai durar muito tempo não”, afirma Paulo Evangelista Lara.

A prefeitura afirma que já tem todas as lâmpadas em estoque, mas é preciso que as pessoas parem de passar pelo local pra que elas sejam instaladas.

“Os vândalos entram, quebram as lâmpadas, retiram as lâmpadas. E vale frisar que essas lâmpadas só servem para o balizamento da pista do aeroporto, elas não servem para demais usos, para dentro de casa. Elas não servem”, afirma o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão.

Em contato com a EPTV Sul de Minas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar disseram que estão trabalhando junto com a prefeitura para coibir a entrada de pessoas na pista de pouso.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante