Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Guarapari-ES - SNGA

Seg Mai 15, 2017 3:28 pm

Qual será o futuro do Aeroporto de Guarapari?

Imagem

Segundo pode-se ler no site https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Guarapari, “o Aeroporto de Guarapari/ES, possui uma pista de 1.190 metros de asfalto, tem áreas de escape de 300 metros nas duas cabeceiras e espaço para hangares e oficinas.

A Prefeitura Municipal de Guarapari tem projetos de ampliação da pista para 1.400 metros e do terminal de embarque e desembarque, onde poderá receber vôos semanais pela Trip, para Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Porém, a prefeitura terá de seguir várias regras exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).”

Dificilmente uma empresa de aviação renomada e de grande porte iria colocar suas grandes aeronaves para operar num “aeroporto”, tendo como cabeceira um centro de compras (Extracenter) e um posto de combustível, seguido de uma rede de lojas.
Diversas aeronaves no aeroporto de Guarapari. Foto Vinicius Rangel

Um fato inédito e curioso aconteceu em 2011, quando um avião comercial da TAM pousou na pista após sofrer uma pane no sistema. O barulho assustou os moradores na época, acreditando se tratar de um acidente aéreo. Existe um velho debate entre as principais lideranças municipais nos últimos anos, que trata sobre o projeto de desativação do atual aeroporto, para a construção de um novo espaço, dessa vez em Setiba.

Mas fato é que, se para construir uma Rodoviária – o Rodoshoping – a cidade padeceu com inúmeros impasses judiciais, o que não será quando acontecer a desativação do aeroporto que está mais para aeródromo, quando o mesmo for transferido para uma área de proteção ambiental (APA), como muitos dizem?

O famoso processo de análise e conversa entre a prefeitura e técnicos para viabilizarem os impactos sociais e financeiros que trariam para o município, como tudo que cerca a administração da coisa pública, parece que nunca vai sair do papel. Segundo foi comunicado pela gestão do mesmo aeroporto em 2015, se efetivamente a mudança de endereço acontecer, o novo aeroporto será o segundo maior do Espírito Santo, recebendo diversos vôos comerciais, além de particulares.

Se essa mudança acontecer ocasionalmente, ventila-se também a possibilidade do espaço atual se tornar ou um local para instruções para vôos comerciais ou se transformar numa outra grande avenida, desfluxionando o trânsito local de forma vultuosa.
O novo aeroporto será o segundo maior do Espírito Santo, recebendo diversos vôos comerciais,. Foto: Vinícius Rangel/ Portal 27

É preciso dizer que todo esse processo continua em estudo e não há previsão para implantação, ainda mais que não se vê no mapa da atual gestão nenhuma sinalização apontando nessa direção. Enquanto isso, a sociedade local segue sendo penalizada em ter que se locomover cerca de 50 km’s de Guarapari para Vitória, com o fim de embarcar num avião de vôo comercial com linhas nacionais e internacionais.

Redentora

No entanto, a cidade saúde nesses últimos dias foi visitada por uma notícia muito animadora. É que a folha Vitória, numa de suas colunas, noticiou que “Guarapari terá vôos comerciais para Belo Horizonte (MG) e Manhuaçu (MG)*

Serão três frequências semanais operadas pela Apuí Táxi Aéreo. A Intenção da companhia é iniciar as operações em agosto deste ano (2017). Assim, os mineiros que lotam as praias de Guarapari (ES), agora terão mais um motivo para viajar para o município capixaba.

A Apuí Táxi Aéreo, pretende lançar três vôos semanais ligando Belo Horizonte – Aeroporto da Pampulha (MG), Manhuaçu (MG) e Guarapari (ES). Inicialmente os vôos serão às segundas, quartas e sextas-feiras. Os vôos também vão beneficiar os turistas capixabas que adoram viajar para Minas Gerais.
Um dos principais projetos que está em debate entre as lideranças municipais nos últimos meses, é a desativação do atual aeroporto para a construção de um novo espaço no bairro Setiba. Foto: Vinícius Rangel/Portal 27

A companhia aérea usará nesta rota o avião Embraer 110 com 15 assentos, conhecido pelo nome de “Bandeirante”. Essa aeronave tem autorização da Agência Nacional Aviação Civil (ANAC) para operar em pistas do porte dos aeroportos de Guarapari (ES) e Manhuaçu (MG), segundo informou o idealizador do projeto Wilson Pessoa de Carvalho.

A venda das passagens para Guarapari (ES), ainda não foram iniciadas. Antes, a Apuí precisa de uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para dar início às ofertas dessas passagens.

A empresa também pretende lançar ainda neste ano vôos de Juiz de Fora (MG) para Belo Horizonte (MG). O nome fantasia da Apuí é A Redentora. A partir de 15 de maio, a Apuí começa a oferecer vôos às segundas, quartas e sextas-feiras de Belo Horizonte (MG), para Patos de Minas (MG), Paracatu (MG) e Brasília (DF).”

No site da companhia já é possível comprar passagens para estes destinos. Informou a mesma folha. Nós torcemos para que esses empreendimentos venham lançar uma nova luz na nossa cidade, na direção de que esses investimentos, quando saírem da letra fria e morta, venham, cabalmente, gerar renda, emprego e aquecer o comércio local, tão marcado pela crise sócio econômica nacional.

Fonte: https://www.portal27.com.br
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Guarapari-ES - SNGA

Qui Dez 14, 2017 2:27 pm

Aeroporto de Guarapari é interditado e está sem operar há 3 semanas no ES

Imagem

O aeroporto de Guarapari foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer ajustes na segurança de pousos e decolagens. Nenhum avião pode pousar, nem decolar na pista há três semanas.

Por conta de buracos na cerca do aeroporto, cavalos e outros animais entravam e colocavam em risco as operações de pouso e decolagem.

A Anac também identificou problemas nas luminárias e na sinalização horizontal da pista. O responsável pelo aeroporto, Carlos Vintela, explicou que a área é muito utilizada no verão.

“Aqui nós temos uma média de 300 pousos por mês, chega no verão temos de 600 a 1 mil. É o aeroporto depois de Vitória. Quando dá problema em Vitória, aqui é o ponto de apoio”, disse.

O empresário Luiz Sérgio é responsável pela escola de aviação que funciona no aeroporto. Ele conta que as aulas estão paradas desde que a interdição aconteceu.

Imagem

“O nosso curso é prático de aviação. Nós formamos pilotos para aviação regular, somos o maior formador do Espírito Santo e os alunos precisam de uma continuidade, então não só a empresa é prejudicada, como o curso deles”, explicou.

A prefeitura disse que já começou os trabalhos de recuperação para atender às exigências de segurança.

As cercas já foram consertadas, a iluminação trocada e a prefeitura espera parar de chover para renovar a sinalização horizontal. Máquinas e funcionários da prefeitura já estão na pista fazendo a limpeza do aeroporto.

“Após a conclusão aqui, a gente vai levar para Anac e a gente acredita que vai desinterditar antes do verão”, falou Emanuel de Oliveira, secretário de Obras de Guarapari.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes