Governo federal confirma fim das atividades do Aeroporto Carlos Prates em 1º de abril
O governo federal confirmou, nesta terça (28), a suspensão das operações aéreas do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, no próximo sábado (1º).
Na tarde desta terça, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, participou de uma reunião na sede do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, para discutir a possibilidade de prorrogação das atividades do aeródromo.
No entanto, segundo a pasta federal, no encontro "foi confirmada a suspensão das operações aéreas" no dia 1º de abril. A data estava prevista em uma portaria publicada em dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A manutenção do funcionamento do aeroporto é uma demanda das empresas que atuam no local – entre elas, há cinco escolas de formação de pilotos. No entanto, o fim das atividades é defendido por moradores da região, que temem acidentes.
No dia 13 de março, o governo federal tinha afirmado que a área do aeroporto seria "repassada à prefeitura da capital mineira, que apresentou um projeto de construção de habitações casas populares e de um parque municipal no local".
Prorrogação
A proposta do Governo de Minas era que o governo federal prorrogasse por seis meses e depois delegasse ao Governo de Minas que privatizaria o aeroporto. Segundo o governo federal, caso queria assumir a administração, o governador Romeu Zema terá que fazer a solicitação para assumir de imediato.
Fontes: G1 / Itatiaia