Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Goiânia-GO - GYN / SBGO

Qua Abr 26, 2017 11:17 am

Suspeita de bomba leva policiais militares e federais ao Aeroporto de Goiânia

Imagem

Atualização: A Polícia Federal descartou que o objeto encontrado fosse uma bomba. Segundo a corporação, a mala suspeita continha apenas baterias de lítio.

Notícia original: Explosivistas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e policiais federais foram chamados por funcionários da Infraero, que teriam detectado um suposto explosivo em uma das malas no Aeroporto Internacional de Goiânia na manhã desta terça (25). De acordo com informações iniciais da Polícia Federal, o suposto artefato – um tipo de dispositivo — foi detectado no momento em que uma mala passou pelo aparelho de raio-x do aeroporto.

Ainda não há informações sobre quem seria o proprietário desta mala, nem se a pessoa estaria deixando ou chegando a Goiânia. Apesar da movimentação policial, a administração informou que as operações do aeroporto continuam normalmente e nenhum voo foi afetado.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Goiânia-GO - GYN / SBGO

Qui Mai 04, 2017 10:57 pm

MP vai acompanhar preços de passagens aéreas sem bagagem despachada em Goiânia

Foi instaurado nesta quarta-feira (3) pelo Ministério Público, procedimento preparatório para monitorar a taxa extra por bagagem em viagens aéreas. A cobrança tem como objetivo reduzir o preço da passagem para que o passageiro possa optar viajar com ou sem mala despachada.

A procuradoria da República requisitou às empresas que atuam no Aeroporto de Goiânia, informações referentes aos preços das passagens de todas as viagens com origem ou destino na capital nos últimos 120 dias. Os dados vão ser usados para com o custo das passagens sem o contrato de bagagem.

O órgão solicitou também a Anac medidas que a agência vai precisar tomar para monitorar e fiscalizar a cobrança das empresas aéreas aos passageiros sem pertences despachados, para garantir a compra de passagens com preços mais vantajosos, conforme previsto na resolução.

A quantia cobrada pelo despacho nas companhias aéreas é previstas no art. 13 da Resolução n° 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na última sexta-feira (28), a Justiça Federal no Ceará derrubou a liminar que suspendia a cobrança, autorizando as companhias aéreas a venderem passagens com a cobrança extra pela bagagem despachada.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Goiânia-GO - GYN / SBGO

Seg Mai 22, 2017 12:08 pm

Uma das principais vias de Goiânia, Avenida República do Líbano já foi pista de pouso e decolagem

Imagem

Situada entre a Praça Tamandaré e a Avenida Independência, a Avenida República do Líbano é um marco entre as vias de Goiânia. Com cerca de km de extensão, a República do Líbano dá acesso a outras vias importantes, como por exemplo, as Avenidas Anhanguera e Assis Chateaubriand.

Segundo o historiador e jornalista Cesar Guazzelli, o nome “República do Líbano” se deve a presença de imigrantes sírio-libaneses, que passaram a frequentar o local após a fundação da igreja Ortodoxa São Nicolau, em 1956.

Em 1937, apenas quatro anos após a fundação de Goiânia, o governo de Goiás deu início à construção de um aeroporto na nova capital. A construção contava com duas pistas em forma de cruz, sendo que uma delas corresponde à área onde hoje está situada a Avenida República do Líbano.

De acordo com o historiador César Guazzelli, apesar de ter sido ampliada após a desativação do antigo aeroporto, a República do Líbano já existia nas décadas de 1940 e 1950.

Com o crescimento urbano, o aeroporto foi transferido para sua atual localização, no Setor Santa Genoveva. O antigo aeroporto foi transformado na Praça do Avião, no ano de 1969. Segundo César Guazzelli, quando da inauguração da Praça, a Força Aérea Brasileira (FAB) doou um Caça F-8 para ornamentar a obra.

Entretanto, o mau uso por parte da população fez com que o governo optasse por retirar o Caça da Praça. Hoje a Praça do Avião possui uma réplica do 14-BIS, uma obra do artista plástico Fernando Nolêtho que faz uma homenagem ao famoso aeroplano do aviador brasileiro Alberto Santos Dumont .

Ainda segundo Guazzelli, a Praça do Avião, assim como as outras praças e rótulas localizadas ao longo da via, segue o estilo adotado no plano original da capital.

Arborizada e com amplas calçadas, atualmente além de abrigar empreendimentos de alto padrão, a República do Líbano apresenta uma predominância de revendas de automóveis, órgãos públicos, clínicas e pequenos comércios.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Goiânia-GO - GYN / SBGO

Qui Mar 28, 2019 10:56 am

Governo avança no processo de “internacionalização” do aeroporto de Goiânia

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, se reuniu no início da noite de terça-feira, 26, na sede da Infraero, em Brasília, com o superintendente de gestão de operações Marçal Rodrigues Goulart, o diretor de operações e serviços técnicos Brigadeiro André Luiz, gerente de gestão de aeroportos Paulo Eduardo Cavalcante e o diretor de negócios Thiago Pereira Pedroso.

Durante a reunião, a cúpula nacional da Infraero garantiu total apoio para que a internacionalização do aeroporto de Goiânia seja efetivada. “Sai muito satisfeito da reunião. Nos próximos dias iremos assinar o Acordo de Cooperação Técnica para darmos mais um passo adiante”, explicou o secretário.

Além do Governo de Goiás e da Infraero, a Receita Federal, a Polícia Federal, a Anvisa e o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento estão participando de todo processo. O assunto voltou a ser tratado pela atual gestão no começo do mês de março e já tem ganhado muitos apoiadores.

Alguns dos grandes apoiadores da iniciativa são os empresários que possuem avião próprio, como do ramo de mineração, do agronegócio e da indústria farmacêutica. Durante reunião com o secretário de indústria, comércio e serviços de Goiás, eles contaram a dificuldade logística para voos internacionais, já que precisam passar por Brasília ou Campo Grande para realizar a imigração. “Nós somos terceiros em mineração e um Estado forte no agronegócio. Recebemos gente do mundo inteiro, mas não existimos no cenário internacional”, conta Wilder.

Além dos empresários, as companhias aéreas também concordam com o projeto. Exemplo disso são as companhias Gol e Azul. Conforme publicado na edição desta quarta-feira, 27, no Popular, as empresas disseram que a iniciativa representa um passo importante para o setor, pois deve fomentar o turismo local e ampliar a oferta aos clientes.

Uma visita técnica dos servidores da Receita Federal está marcada para a próxima sexta-feira, 29. O titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais afirma que a busca por empresas para operar voos internacionais vai acontecer num segundo momento. De acordo com ele, é preciso viabilizar as condições para as operações para depois atrair as companhias aéreas. “Isso ocorre por causa de trâmites burocráticos. Mas nós já fomos informados pela Infraero que, antes mesmo de anunciarmos oficialmente a internacionalização, uma empresa já protocolou intenção de operar voos internacionais regulares por Goiás.”

Fonte: Jornal Goias
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Goiânia-GO - GYN / SBGO

Sáb Fev 01, 2020 12:35 pm

Aeroporto de Goiânia ainda passa por adaptações exigidas para internacionalização

O aeroporto de Goiânia ainda passa por algumas adaptações exigidas pela Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional. Entre elas está a ampliação do espaço para Raio X e adaptações físicas para segurança. Após isso, a Anac ainda tem que emitir portaria com a autorização para voos internacionais. Processo que deve demorar 30 dias.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, aponta que o Estado está fazendo a sua parte para que a internacionalização saia do papel. Além da iniciativa de preparar o aeroporto para receber voos diretos internacionais, o governo ainda baixou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível de avião, de 15% para 7%. O que já deu resultados práticos como a atração de novos voos, como o Rio Verde – São Paulo.

“Estamos facilitando a logística dos empresários”, salienta Fabrício. “O que pode incrementar não somente o turismo de negócios, mas eventos de moda, lazer e saúde. E acredito que tanto a internacionalização, quanto a queda na taxa do combustíveis vai ampliar o ambiente de negócios no Estado”, diz.

Fabrício, no entanto, salienta que é preciso ter também o interesse das empresas aéreas para que os voos diretos para o exterior sejam efetivados. “Estamos fazendo a nossa parte. A expectativa é a melhor possível. Há interesse”.

Fonte: Jornal Opção

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Marinazfz e 6 visitantes