Cerca de 50 passageiros foram prejudicados devido ao cancelamento do pouso de uma aeronave de uma companhia área, no último sábado. O avião decolou do aeroporto Marechal Rondon, às 12h45 e a previsão era de que pousasse, em Sinop, às 13h45. No entanto, devido ao mau tempo a aeronave teve que retornar e descer novamente em Várzea Grande.
Esta foi a quinta aeronave que precisou cancelar o voo devido ao mau tempo e a falta de equipamentos para auxiliar no pouso em Sinop. Na quinta-feira, um avião modelo ATR 72-600, da mesma empresa, não conseguiu pousar no aeroporto municipal João Batista Figueiredo. No site Flightradar24, que disponibiliza a visualização de aviões pelo mundo em tempo real e através de mapas, mostra a aproximação da aeronave no aeroporto sinopense. O avião circula em baixa altitude pelo menos dez vezes e retorna ao aeroporto Marechal Rondon.
O supervisor do aeroporto, Lindomar Costa, explicou anteriormente, ao Só Notícias, que os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI - Precision Approach Path Indicator) foram instalados, mas ainda não foram homologados e liberados pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea). “Os equipamentos estão instalados, mas só podem ser utilizados quando estiverem homologados. O prazo é definido pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). O processo está tramitando e não existe um prazo exato para que eles façam essa liberação”.
Conforme Só Notícias já informou, estes equipamentos foram doados pela Colonizadora Sinop para o município, em março deste ano. Se estivessem funcionando ajudariam na navegação e boa parcela dos voos não seria cancelada.
Nesta segunda-feira pela manhã, com chuva, a aeronave pousou e decolou.