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Aeroporto de Divinópolis-MG - DIQ / SNDV

Ter Abr 04, 2017 1:01 pm

Voos de Divinópolis para Campinas têm boas ocupações

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O primeiro vôo comercial do aeroporto Brigadeiro Cabral, após as obras de ampliação teve início no dia 6 de julho de 2015, quando o turboélice ATR-72, da Azul Linhas Aéreas, tocou o solo divinopolitano, em dia de festa para a cidade. Uma data que se tornou realidade para muitos, e que ao mesmo tempo, para os pessimistas de plantão, a empresa não iria continuar por muito tempo.

Mas, para desconsolo de muitos, a ocupação dos voos está atendendo as expectativas da Azul, e pelas informações repassadas da Socicam Terminais de Passageiros, que administra o Brigadeiro Cabral, tudo está na maior tranquilidade em relação aos voos ligando Divinópolis a Campinas.

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Passageiros

E sem dúvida, 2016 foi o teste final sobre o sucesso ou não dos voos. E o que se viu foi a consolidação da ligação do município com a cidade paulista. Segundo a Socicam, em 2016, foram realizados, pela Azul Linhas Brasileiras um total de 239 voos, com o embarque de 10.805 passageiros e desembarque de 9.942. Totalizando uma ocupação de 60,57% no decorrer do ano.

— Noticia melhor ainda é ver o aeroporto obter o 10º melhor desempenho em relação aos demais aeroportos de todo Estado. Fato de muita importância, visto que na cidade existe um só vôo comercial — lembra a gerente da Socicam Kennia Campos.

Voos

Hoje, o Brigadeiro Cabral tem voos para Campinas aos domingos, com saída as 11h20, e as segundas, quintas e sexta – feiras, com partida as 16h05. Depois da chegada no aeroporto Internacional de Vira Copos, o passageiro, sem custo algum, segue para São Paulo em ônibus da Azul.

Para o empresário Guilherme Faleiro, os voos vieram em boa hora.

— É importante por levar o nome de Divinópolis para fora, além de trazer novos mercados para cidade. Todos os dias que o avião chega têm casa cheia no aeroporto —destacou.

O aposentado Fernando Alves afirma que os voos facilitaram o deslocamento até São Paulo.

— Apesar da desconfiança inicial, hoje os voos são uma realidade. Divinópolis atrai pessoas de todas as partes do Brasil. Estamos ligados com o mundo— avalia.
 
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Re: Aeroporto de Divinópolis-MG - DIQ / SNDV

Qui Mai 11, 2017 2:45 pm

Voo retorna a Pampulha após inoperância noturna no aeroporto de Divinópolis-MG

Na noite de segunda-feira (8), uma aeronave ficou impossibilitada de pousar no de Divinópolis, e foi obrigada a voltar para Belo Horizonte. As luzes de balizamento da pista estavam apagadas.

No voo da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig),operado pela TWO com a aeronave Grand Caravan prefixo PT-MEY, estavam a bordo um passageiro e a tripulação,que viveram momentos de tensão.

A decolagem da Capitale stava prevista para as 17h05, com chegada a Divinópolis às 17h25. Contudo, devido ao tráfego aéreo intenso na região da Pampulha, o voo atrasou e saiu apenas no fim do dia. Durante o percurso, a viagem correu normalmente.

O problema começou ao sobrevoar o Aeroporto Brigadeiro Cabral,quando os comandantes Teodoro e Edmar identificaram que as luzes de balizamento da pista estavam apagadas. Inicialmente, um dos comandantes acionou a coordenação de voo em Belo Horizonte, onde o diretor orientou para que a equipe de solo em Divinópolis realizasse o balizamento.

O funcionário do Aeroporto Brigadeiro Cabral recebeu a recomendação e encaminhou a solicitação ao fiscal de pátio, que deveria acionar o balizamento. No entanto, o fiscal se recusou e alegou que a gerente do aeroporto, Kênia Campos, funcionária da Socicam Aeroportos, empresa gestora do aeroporto de Divinópolis, não havia autorizado. A justificativa seria que 15 lâmpadas haviam sido danificadas por atos de vandalismo.

De acordo com o comandante da aeronave, a situação poderia ter sido contornada se as luzes de balizamento tivessem sido acesas, pois a aeronave utilizaria apenas uma parte da pista e as 15 lâmpadas inoperantes não comprometeriam a segurança durante o pouso, já que sistema de balizamento do Aeroporto Brigadeiro Cabral conta com aproximadamente 100 lâmpadas.

A aeronave sobrevoou a cidade por um tempo, aguardando que o balizamento fosse acionado, fato que compromete a segurança de voo, colocando em risco a vida dos passageiros e da tripulação. Porém, o balizamento não foi ativado e o comandante decidiu retornar a Belo Horizonte com o passageiro a bordo e pousou com segurança na capital.

ADMINISTRAÇÃO DO AEROPORTO

A administração do Aeroporto de Divinópolis alegou à coordenação de voos de Belo Horizonte que enviou um documento ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, informando a inoperância durante o período noturno. No entanto, no documento que os pilotos devem consultar antes de decolar para qualquer localidade, chamado NOTAM, que informa as condições da pista de pouso e alternativas, não constava qualquer informação a respeito da impossibilidade de operações noturnas no Aeroporto Brigadeiro Cabral. A informação somente apareceu no sistema de NOTAMs por volta das 12h de terça-feira (9), comunicando a impossibilidade de operações noturnas.

Nessas condições, a administração do aeroporto não poderia negar o pouso da aeronave em Divinópolis, em casos de condições meteorológicas adversas ou em casos de um congestionamento de tráfego aéreo, comuns em Belo Horizonte, a vida dos passageiros estaria em risco.

IMPORTÂNCIA DO BALIZAMENTO NOTURNO

A falta do balizamento noturno em Divinópolis faz com que a doação de órgãos seja comprometida, já que precisam ser transportados rapidamente, sendo necessário o uso de aeronaves. Em Divinópolis, o Hospital São João de Deus tem utilizado frequentemente o aeroporto em parceria com o MG Transplantes, e várias vidas são salvas com este tipo de serviço. A inoperância durante a noite prejudica, ainda, o desenvolvimento econômico da cidade.

VANDALISMO

Proprietários de hangares, pilotos e funcionários relataram que o Aeroporto de Divinópolis fica praticamente abandonado após as 19h e é alvo de vandalismo e torna-se ponto de tráfico de drogas. Assaltos e furtos aconteceram nos últimos meses, até mesmo com os equipamentos do aeroporto.

SOCICAM

A equipe de reportagem do Jornal Gazeta do Oeste entrou em contato com a assessoria de imprensa da Socicam, que administra o Aeroporto de Divinópolis, porém, até o fechamento desta edição, a empresa não respondeu às nossas solicitações.
 
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Re: Aeroporto de Divinópolis-MG - DIQ / SNDV

Qua Mai 17, 2017 8:43 pm

Voos noturnos em Divinópolis estão suspensos por tempo indeterminado

Por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil os voos noturnos em Divinópolis estão suspensos por tempo indeterminado. Os fiscais da ANAC estão em Divinópolis desde a tarde de segunda-feira dia 15. Eles realizaram na cidade uma série de fiscalizações no Aeroporto Brigadeiro Cabral.

O relatório final da ANAC deve ser publicado em 30 dias, porém a Agência já comunicou a empresa responsável pelo terminal a SOCICAM que os voos noturnos em Divinópolis estão suspensos e sem previsão de volta. A determinação é de que as lâmpadas danificadas pelo vandalismo sejam repostas, porém além da reposição será necessária a elaboração de um projeto de manutenção periódica e vigilância do aeroporto.

A proibição anunciada pela ANAC pode gerar diversos transtornos para cidade. Divinópolis sedia no fim do mês um dos maiores eventos de rodeio do estado de Minas Gerais a Divinaexpo. Vários artistas utilizam o aeroporto Brigadeiro Cabral para pousar, já que eles lidam com agendas conturbadas. Aterrissar nas cidades onde acontecem os shows geram dois benefícios. Rapidez e economia. Devido o transtorno todos terão de chegar em Belo Horizonte e depois seguir de carro até Divinópolis.

Está é a segunda fiscalização que o Aeroporto Brigadeiro Cabral passa. Em 2015 os fiscais da ANAC já haviam notificado a administração sobre dois problemas. Um deles era o reforço de câmeras de vigilância na pista de pouso o que poderia ter evitado o incidente com os vândalos, outra era a correção de trincas no asfalto. O trabalho realizado nesta semana em Divinópolis é o desdobramento de um incidente ocorrido com a aeronave que cumpria o voo BH-Divinópolis na tarde do dia 08 de maio.

Na ocasião a aeronave Grand Caravan prefixo PT-MEY durante a aproximação em Divinópolis percebeu que o balizamento noturno da pista não estava acionado. O funcionário do aeroporto se recusou a ascender às luzes, por questão de segurança o piloto teve de retornar com o passageiro para capital.
 
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Re: Aeroporto de Divinópolis-MG - DIQ / SNDV

Qui Abr 05, 2018 1:00 pm

O que realmente está acontecendo no Aeroporto de Divinópolis?

Há pouco mais de três anos, notícia que correu em todos os meios de comunicação de nossa região, era que a prefeitura de Divinópolis havia conseguido um voo regular que ligaria Divinópolis a Campinas SP e de lá conexões para muitos destinos no Mundo.

Fantástico! Divinópolis e região progredindo, as pessoas poderiam ir e voltar de São Paulo todos os dias e isso seriam um facilitador de negócios, lógico que a notícia gerou dividendos políticos, foi muito aplaudida pela população, afinal quem não quer uma facilidade como esta?

Bem, parecia tudo ótimo! Mas estudos não foram feitos (ou se foram, foram mau feitos).

Para que uma companhia de aviação regular operasse no aeroporto de Divinópolis, era preciso profissionalizar a gestão do mesmo, assim a Emop (empresa publica municipal) que cuidava e geria o aeroporto foi substituída pela Socicam, uma empresa que já operava em terminais rodoviários e pequenos aeroportos, então já tinha experiência no ramo.

Esta substituição infelizmente aumentou o custo operacional do aeroporto, enquanto a Emop custava algo próximo a 35 mil reais mensais e cuidava 24 horas por dia, inclusive da segurança do aeroporto e este custo era praticamente coberto pelas taxas de operação de aeronaves na pista, estadia no pátio e principalmente pelo valor pago pelos permissionários de hangares para guardar seus aviões ali, a Socicam foi contratada no valor de 168 mil mensais e só trabalha durante o horário diurno, à noite a responsabilidade da segurança volta para prefeitura.

Bem, apesar de parecer estranho trocar uma prestadora de serviço que custa 35 mil e faz o serviço todo por outra que cobra 168 mil e trabalha somente parte do período, a mais cara foi considerada mais preparada e bem equipada, se valia a pena ou não investir em treinamento e comprar uma esteira com detector de metais para continuar operando o aeroporto com um custo menor, alguém deve ter avaliado e naquele momento entendeu que não.

Bem, ai iniciaram os voos, muitas pessoas usaram, muitas aprovaram e outras apenas reclamaram dos horários, mas a taxa de ocupação das aeronaves não era pequena então aparentemente tudo tinha saído conforme o planejado.

As contas não fecham:

Só tinha um probleminha, só foram colocados três voos semanais, em algumas ocasiões por motivos que não foram explicados, somente dois, assim vamos fazer uma conta:

A taxa de embarque de um voo nacional atualmente é de R$ 31,27 a aeronave que serve Divinópolis é o ATR que leva no máximo 70 passageiros, desconsiderando que em algumas ocasiões foram diminuídos para 2 voos semanais e considerando que por todo o tempo sem nenhuma interrupção por mau tempo ou qualquer outro motivo as aeronaves decolaram de Divinópolis lotadas, temos mensalmente 840 passageiros pagando cara R$ 31,27 reais de taxa de embarque e assim gerando uma receita bruta para o aeroporto de R$ 26 266,80.

Bom, natural seria acreditar que um serviço aéreo privado deve ter seu custo pago por seus usuários, diferente de saúde, segurança e educação, afinal não esta escrita na constituição que é dever do estado pagar passagem de avião para ninguém.

Mas na prática o que aconteceu, para o voo existir se investe 168 mil reais mensais do caixa da prefeitura, em contrapartida se o voo sair 100% da vezes lotado consegue gerar pouco mas de 26 mil, a conta fecha?

O que seria o obvio? É justo o contribuinte municipal que não voa para lugar nenhum pagar passagem aérea para outros por meio de seus impostos? Quem mora em Divinópolis tem a percepção que a prefeitura tem alguns problemas maiores não resolvidos, o que fazer então? Retirar o voo seria resolver de maneira simplista, além disso, temos que lembrar que a gestão municipal anterior trouxe o voo, se a atual o retira o revés politico é enorme e será usada uma hora ou outra politicamente.

Quando se pergunta ao secretário municipal ou a outros funcionários da prefeitura o porquê escolher uma empresa tão mais cara para os cofres públicos se já havia outra muito próxima de administrar com custo tão mais baixo, já foi respondido a algumas pessoas que foi exigência da companhia aérea, mas se é verdade, isto fere a lei, seria uma espécie de venda casada, ou leva a administradora ou não tem voo, isto parece pouco provável mas não custava nada o ministério publico dar uma olhadinha.

Neste momento a prefeitura deve alguns milhões a Socicam, que ameaça a deixar a cidade por falta de pagamento, o voo da Azul mesmo antes da saída desta administradora já está suspenso, não seria a hora de consertar o problema? O investimento material para a EMOP voltar ao aeroporto com a mesma estrutura da Socicam é menor que um mês de custo, os funcionários treinados da Socicam já estão cumprindo aviso prévio, porque não contratá-los?

Parece que o secretário municipal está meio desorientado, primeiro divulgou na imprensa que falta dinheiro para manter a Socicam porque os permissionários de hangares estão devendo, o que não é verdade, existem dois hangares fechados que a prefeitura despejou os antigos permissionários por falta de pagamento, mas estes já não tinham aeronaves em Divinópolis há anos e este é um problema muito antigo, todos os permissionários que ocupam os hangares estão em dia, todas as taxas cobradas pelo aeroporto por suas operações estão em dia, agora ele volta e imprensa e que irá fechar o aeroporto se a atual administradora sair, e as empresas lá instaladas? Fecham?

Resolver o problema parece não ser tão difícil, algumas outras propostas existem, porque será que se procura o mais complicado?

Fonte: Portal Mpa
 
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Re: Aeroporto de Divinópolis-MG - DIQ / SNDV

Ter Abr 17, 2018 12:54 pm

Divinópolis tinha a passagem aérea mais barata de Minas Gerais

Levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostra que os passageiros de avião de Ipatinga pagaram o maior valor em em janeiro deste ano (R$ 562,65) entre 11 cidades pesquisadas. A passagem mais barata foi paga pelos passageiros de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, onde a tarifa média no mesmo período custou R$ 252,60. A cidade de Uberlândia tem a segunda tarifa mais cara (R$ 542,76) mesmo com voos das companhias Azul, Gol e LATAM. Governador Valadares vem em terceiro com o valor médio de R$ 520.

O valor médio das passagens aéreas faz parte dos Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo criado pela ANAC. Essa ferramenta pode ser acessada online no site da ANAC. O valor médio pago no Brasil em janeiro de 2018 foi de R$ 369,66. Ainda segundo a pesquisa, o estado de Santa Catarina teve a menor tarifa aérea em janeiro de 2018. O custo médio pago pelos passageiros do estado foi de R$ 314,17, seguido pelo Distrito Federal (R$ 322,06) e Minas Gerais (R$ 329,30).

Os mineiros pagam menos que os cariocas e paulistas pelo fato de ter uma alíquota de ICMS que querosene da aviação de 11%. Os passageiros de Roraima são os que pagaram o maior valor em janeiro de 2018 considerando o levantamento de todos os estados. Enquanto a média nacional foi de R$ 369,60, em Roraima o custo médio do bilhete foi de R$ 670,33.

Em segundo lugar vem Rondônia com valor médio de R$ 630,50 e em terceiro o Acre (R$ 622,40). Segundo a ANAC, o cálculo da tarifa média é feito de acordo com o valor pago por todas as pessoa que viajaram de avião em janeiro de 2018. O estudo leva em conta os preços das promoções e também dos preços pagos pelos passageiros de última hora.

CONFIRA A LISTA COMPLETA COM O VALOR MÉDIO DAS PASSAGENS EM MINAS GERAIS

Ipatinga: R$ 562,65
Uberlândia: R$ 542,76
Governador Valadares: R$ 520,00
Montes Claros: R$ 459,35
Araxá: R$ 438,00
Juiz de Fora (Goianá): R$ 421,72
Varginha: R$ 384,29
Uberaba: R$ 352,21
Confins: R$ 314,04
Belo Horizonte (Pampulha): R$ 278.10
Divinópolis: R$ 252,60
Brasil: R$ 369,66

VOOS SUSPENSOS

A Azul suspendeu no dia 30 de março deste ano os voos de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, para Campinas (SP). Mas desta vez não é por falta de passageiros. A Socicam, que gerenciava o aeroporto da cidade, deixou de realizar os serviços por causa de uma dívida de R$ 2,6 milhões. A dívida acumulada há mais de três anos não foi paga pela Prefeitura de Divinópolis.Sem funcionários para fazer o atendimento aos passageiros, para operar o aparelho de raio, e dar suporte às aeronaves da Azul, a companhia suspendeu os voos e a venda das passagens para todas as datas.

Não há data para pagamento da dívida por parte da Prefeitura de Divinópolis, que tem a concessão do aeroporto.Uma das alternativas para que a Azul volte a operar voos seria a Prefeitura de Divinópolis assumir o aeroporto, mas faltam funcionários treinados e dinheiro. A contratação dos funcionários da Socicam que foram demitidos também está estuda. Esses funcionários têm treinamento, que agilizaria a reabertura do aeroporto.Por outro lado, um grupo de empresários pretende comprar raio x e demais equipamentos para segurança nos voos.

Os equipamentos seriam doados ao aeroporto. A prefeitura da cidade está estudando essa possibilidade, mas antes precisa de um parecer da Procuradoria do Município. De toda forma, alega que o montante de R$120 anunciando pelos empresários, não seria suficiente para a operação do terminal.

Fonte: Tudo Viagem
 
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Re: Aeroporto de Divinópolis-MG - DIQ / SNDV

Sáb Nov 17, 2018 1:04 pm

Permissionários de hangares do aeroporto de Divinópolis têm dívidas parceladas pela Prefeitura em dez vezes

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Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na última quarta-feira (14), que o Prefeito Galileu Machado, assinou o decreto 13.072/2018, parcelando em até 10 vezes, as dívidas de aluguéis de hangares localizados no Aeroporto Brigadeiro Cabral, de todo o ano de 2018 – O decreto abre ainda a possibilidade de que os proprietários de aeronaves que locam tais hangares, que são de propriedade do município, possam também parcelar os meses que ainda estão por vencer, ou seja novembro e dezembro – Em julho de 2017, a Prefeitura de Divinópolis, em uma disputa judicial, obteve a reintegração de posse de um dos hangares do Aeroporto Brigadeiro Cabral que estava sendo utilizado por um empresário. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento, José Alonso Dias, ameaçou que, se outros locatários de hangares não pagassem os aluguéis que estavam em atraso, eles também seriam executados.

Segundo informações da administração municipal, se os permissionários, ou seja, os proprietários de aviões, pagassem em dia e o valor justo de aluguel dos hangares, com o valor mensal que seria arrecadado, o aeroporto não precisaria ter fechado e os voos estariam funcionando até hoje, ocorre que além do valor ser irrisório, defasados com relação aos valores praticados no mercado, os dos com aviões, ainda atrasam, e em muitos meses. “Isso a população não sabe”.

Em março deste ano, a Prefeitura em reunião com os proprietários de aeronaves que ocupam os hangares, apresentou uma proposta para que o valor do aluguel, de R$ 5,37 (cinco reais e trinta e sete centavos) o metro quadrado fosse reajustado. Com isso o valor mensal da manutenção do aeroporto de R$ 168 mil reais, seria coberto, e a Socicam não precisaria ter abandonado a operação do aeroporto, já que nesta mesma data, o valor do débito dos permissionários era de R$ 1.400.000,00 (Um milhão e quatrocentos mil reais).

O Divinews nesta data, por ser ponto facultativo na Prefeitura não consegue confirmar se o reajuste proposto em março de 2017 “foi aceito”. Porém, se foi, nada resolveu, por que alguns permissórios, não pagaram nada em 2018, daí a negociação do prefeito parcelando o débito em 10 vezes. Portanto o reajuste, se aconteceu, não resolveu nada. Daí a proposta do Prefeito em parcelar os aluguéis atrasados em 10 vezes. Ter avião, não pagar os hangares, inviabilizar a utilização do aeroporto, ou seja que Divinópolis tenha voos. Depois, protestam contra a corrupção.

Decreto

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS DECRETO Nº. 13.072/2018 DÁ NOVA REDAÇÃO AO § 3º DO ART. 1º DO DECRETO Nº. 12.814, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2018, QUE DISPÕE SOBRE O PREÇO PÚBLICO DE HANGARES LOCALIZADOS NO TERMINAL AEROVIÁRIO DE PASSAGEIROS BRIGADEIRO ANTÔNIO CABRAL.

O Prefeito Municipal de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, no uso de suas atribuições legais, Decreta:

Art. 1º O § 3º do art. 1º do Decreto n° 12.814, de 05 de fevereiro de 2018, passa a vigorar com a seguinte redação: “§ 3º Excepcionalmente, no ano de 2018, o valor das parcelas reunidas e devidas no ano todo, vencidas com os devidos acréscimos e as vincendas, poderá ser dividido em até 10 (dez) parcelas, desde que não ultrapasse o exercício financeiro corrente.”

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Divinópolis, 12 de novembro de 2018.

GALILEU TEIXEIRA MACHADO

Prefeito Municipal ROBERTO

ANTÔNIO RIBEIRO CHAVES

Secretário Municipal de Governo

SUZANA MARIA XAVIER DIAS

Secretária de Fazenda

Fonte: Divinews
 
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Re: Aeroporto de Divinópolis-MG - DIQ / SNDV

Seg Jun 10, 2019 12:34 pm

Infraero fará gestão do aeroporto de Divinópolis

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O aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis (MG), passa a ser administrado e operado pela Infraero a partir da próxima segunda (10). A previsão é que a gestão seja feita pelos próximos 12 meses, com a possibilidade de estender-se para mais 60.

Entre os serviços prestados pela empresa, estarão fiscalização, agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC) e atendimento de até três voos semanais, das 8h às 18h.

Às 14h, será realizada uma cerimônia de abertura no saguão central com a presença do diretor de Negócios Comerciais da Infraero, Thiago Pereira Pedroso, e do prefeito da cidade, Galileu Teixeira Machado.

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