Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Qua Mar 22, 2017 1:16 pm

Prefeito vai à Alemanha para atrair mais que hub a Fortaleza

Imagem

A ida do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a Frankfurt, na Alemanha, busca mais do que fazer esforços para atrair o centro de conexões de voos (hub) da Latam à Capital. Ele vai atrás de parcerias para Fortaleza. Dia 29, o prefeito tem encontro com Stefan Schulte, CEO da Fraport, empresa que arrematou o Aeroporto Internacional Pinto Martins por R$ 1,5 bilhão, na quinta-feira, 16, na Bolsa de Valores de São Paulo. No dia 30, o prefeito conhecerá a operação do aeroporto de Frankfurt, hub na Europa, administrado pela Fraport.

Segundo RC, a reunião com a Fraport tem os objetivos de entender o funcionamento de aeroporto concessionado e cronograma de modificações da empresa para o Pinto Martins; aprofundar o efeito da presença da Fraport no entorno da Cidade; apresentar Fortaleza e Ceará para a alemã; e saber o que o Município pode fazer para que Fraport e Prefeitura tirem o melhor proveito possível da concessão.

Com isso, além de conversar com a Fraport sobre a melhor maneira de atrair o hub da Latam, RC irá mostrar os planos privados e públicos do Poder Municipal para consolidar outras parcerias entre alemães e Fortaleza. “Da parte da Prefeitura, para a concessão, imagino que a empresa quer o esforço de capacitação de pessoal. Outra questão importante é o zoneamento do entorno do aeroporto, tendo em vista que é possível que eles prevejam série de serviços em torno da área. Além da interação mais objetiva sobre como devemos antecipar o melhor projeto para o hub da Latam”.

Para o prefeito, a vinda da Fraport abre portas para novas rotas comerciais com empresas alemãs em setores empresariais, acadêmico e público. “Não quero antecipar ainda. Mas a gente precisa pensar em outra dimensão além da concessão”. Turismo será outro foco de RC. A promoção do destino Ceará será “muito mais intensa”. Para saber o que mais pode levar do Ceará para Frankfurt, o prefeito se reunirá com o governador do Estado, Camilo Santana (PT).

Disputa

Na disputa pelo hub da Latam, Governo do Estado enxerga a concessão como vantagem. Mas, gestores de Pernambuco e Rio Grande do Norte dizem que o leilão não está nas exigências da companhia aérea e não seria determinante para escolha do hub.

A manifestação veio após o presidente-executivo da Latam, Enrique Cueto, afirmar que a companhia vai retomar estudos para a criação do hub. As tratativas com os três estados tinham cessado ano passado, quando a companhia alegou que o hub estava em compasso de espera, por causa da queda da demanda no mercado de aviação. O anúncio pelo hub deveria ter sido feito em 2015, com investimentos previstos entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão.

Para Camilo, o Governo do Ceará não mediu esforços para viabilizar o hub. “Atendemos todas as exigências da Latam no que diz respeito à infraestrutura, incluindo o aeroporto Pinto Martins no pacote de concessões”.

Mas, Felipe Carreras, secretario do Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, diz que a concessão não é diferencial. “Os estudos não têm de retomar. Eles já estudaram os aeroportos indo e voltando. Acho extremamente positiva a notícia e independentemente de quem ganhar, quem ganha é o Nordeste. Mas a concessão nunca foi condicionante para o hub”.

Para ele, Pernambuco leva vantagem por ter movimentação maior, com capacidade para operar com 16,2 milhões/ano, número que chega a 7 milhões/ano, e ter sido considerado pela SkyTrax, consultora britânica do mercado de aviação, como melhor aeroporto do Nordeste e segundo do País.

O Pinto Martins tem capacidade atual de cerca de 6,2 milhões de passageiros/ano, mas opera cerca de 5,6 milhões. Ao fim da concessão, em 30 anos, o terminal deverá estar apto a operar com 29,2 milhões de passageiros/ano.

Ruy Gaspar, secretário do Turismo do Rio Grande do Norte, diz que o fato do aeroporto de Fortaleza ter sido privatizado não muda nada em relação as condições técnicas “superiores” do aeroporto de Natal”.

Além da concessão, Ceará é o único estado que aprovou projeto que isenta por 20 anos o ICMS sobre o querosene de avião, importação de aeronaves, suas partes e peças; serviço de transporte aéreo intermunicipal e interestadual de cargas; aquisição e fornecimento de alimentação e provisões de bordo, além da importação de estrutura para a montagem do equipamento.

Já Fortaleza aprovou projeto que isenta de ISS os serviços para implantação e operação de hub de companhias aéreas e reduz de 5% para 2% o tributo para serviços como manutenção de aeronaves, hospedagem das tripulações, venda de passagens e pacotes turísticos. Além de isenção do IPTU e ITBI.

Os outros estados possuem apenas benefício fiscal sobre querosene. Carreras diz que no caso da Latam solicitar mais isenções, não será problema enviar matéria para que a Assembleia aprove.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Qua Abr 05, 2017 1:04 pm

Após concessão, Infraero quer fazer licitações no Aeroporto Pinto Martins

A recente decisão da Infraero de fazer licitações de áreas e serviços do Aeroporto de Fortaleza confrontou interesses do Governo Federal. Preocupado em futuros problemas com a empresa alemã que levou a concessão pelo terminal áereo cearense, a Fraport, o Ministério dos Transportes solicitou ao órgão estatal que faça um levantamento dos contratos firmados nos últimos quatro meses.

De acordo com fontes próximas ao governo, as licitações que ainda não foram assinadas podem ser canceladas e alguns serviços prorrogados até o próximo mês de agosto, quando a Fraport assinará o contrato. O governo quer evitar que o programa de concessão saia manchado desse processeo e que isso não atrapalhe futuras concessões no segmento.

As licitações programadas recentemente pela infraero incluem postos de abastecimento de aeronaves em Fortaleza, além de serviços variados, como restaurantes, lojas de roupas e de artesanato.

Para o governo, a Infraero não deveria iniciar este tipo de licitação agora, levando em conta que em breve o aeroporto será gerido por uma empresa privada que pode ter outros planos para o terminal aéreo. "A Infraero faz as licitações e depois o novo operador é que fica com o mico na mão", disse uma fonte do governo ao jornal Estado de S.Paulo.

Há em andamento uma consulta jurídica do Ministério dos Transportes questionando a competência da Infraero para realizar licitações de aéreas em aeroportos. Além do terminal aéreo de Fortaleza, a Infraero também pretende fazer licitações nas áreas dos aeroportos recém privatizados de Porto Alegre, Florianópolis e Salvador.

Em nota, a Infraero disse "as licitações foram realizadas nos termos previstos pela lei, para os aeroportos administrados pela Infraero, e em concordância ao processo de reestruturação e sustentabilidade da empresa".

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou que ao assinar o contrato, as empresas vencedoras do leilão de concessão terão de assumir todos os contratos firmados pela Infraero, incluindo aqueles licitados após o leilão.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Sáb Abr 15, 2017 1:24 pm

Prefeito de Fortaleza se diz otimista em relação ao Hub após reunião com presidente da LATAM

O prefeito Roberto Cláudio participou, ao lado do governador Camilo Santana, de reunião com a presidente da LATAM no Brasil, Cláudia Sender, nesta quarta-feira (12/04), em São Paulo. O Prefeito se disse otimista em relação à possibilidade de instalação do Hub da empresa em Fortaleza. “Saímos muito otimistas com a decisão objetiva de retomada do diálogo entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e a LATAM para viabilizar o Hub da companhia no Aeroporto de Fortaleza, que já estará operando com a nova concessionária, a empresa alemã Fraport”, afirmou.Glaucia

A presidente da LATAM avaliou que, com a concessão do Aeroporto Pinto Martins para a Fraport, aumentam as perspectivas de um novo Hub no Nordeste, especificamente em Fortaleza. “Vamos marcar nossa reunião com a Fraport. É muito importante que a questão do Hub seja vista como uma política pública pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Estado do Ceará, como algo que pode alavancar investimentos gerando renda e negócios”, ressaltou Cláudia Sender.

A proposta de retomada das atividades do grupo de trabalho entre o Ceará e a LATAM para afinar os próximos passos foi feita pelo governador Camilo Santana e acatada pela companhia aérea. “A notícia mais importante é que a LATAM persiste com o plano estratégico de montar um Hub no Nordeste, obviamente vai avaliar a melhoria da economia brasileira e a retomada do fluxo de passageiros para definir um prazo e uma data”, finalizou Roberto Cláudio.

Prefeitura de Fortaleza
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Qua Abr 19, 2017 12:33 pm

Após leilão, Fraport faz 1ª visita ao CE no dia 24

A primeira visita oficial da Fraport ao Ceará após arrematar o Aeroporto Internacional Pinto Martins por R$ 1,5 bilhão já tem data marcada: 24 de abril de 2017. A empresa alemã virá retribuir as visitas do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio - ambos estiveram na Alemanha desde o certame - e também conferir as instalações do terminal cearense.

O diretor de projetos sênior Andreas Montag e os diretores de projeto Klaus Jeschcke, Cecil White e Leonardo Carnielle devem desembarcar em Fortaleza por volta das 8h30 da próxima segunda-feira (24), de acordo com informações repassadas pelo governo do Estado. Todos têm retorno previsto para a quarta-feira seguinte, dia 26. A presença do vice-presidente sênior Cristoph Nanke é a única da comitiva da Fraport ainda indefinida.

Ao chegar, a expectativa é de que eles aproveitem a oportunidade para conferir algumas instalações do aeroporto. Porém, até o fim da tarde de ontem (17), a Infraero - estatal ainda responsável pela administração do terminal - afirmou que não foi solicitada nenhuma visita oficial. No entanto, a assessoria informou que "a Fraport vai ser a próxima operadora do Aeroporto de Fortaleza e uma visita pode acontecer a qualquer momento".

Informações do governo dão conta ainda de que os membros da comitiva vão visitar ainda pontos turísticos do Estado.

Assuntos a tratar

Em seguida, os quatro - ou cinco - membros da comitiva devem ir até o Palácio da Abolição, sede do governo estadual, para reunião com o governador Camilo Santana. A pauta do encontro ainda não foi revelada. O contato com a empresa alemã foi feito inicialmente no leilão de concessão, ao qual o chefe do Executivo cearense esteve presente.

Esta será a primeira oportunidade para que as duas partes ainda possam aprofundar a discussão de um ponto bastante mencionado pelo governador e seus secretários: aliar interesses - da empresa e do Estado - em prol do desenvolvimento do Ceará em vários setores produtivos.

O objetivo declarado do governo estadual deve permear todos os já conhecidos interesses do Ceará para com o Aeroporto. Trata-se de tornar o equipamento como o maior do tipo no Nordeste, tornando Fortaleza uma porta de entrada no Brasil para turistas das américas Central e do Norte, Europa e África.

Além disso, outra pauta deve ser o fortalecimento do transporte de cargas, o qual deve favorecer setores importantes da economia cearense - e nordestina - cujo tempo levado pelo transporte marítimo prejudica as garantias dadas à qualidade da produção, como frutas e flores.

Hub e Latam

Entre todos os assuntos, um deve tomar mais tempo na conversa entre Camilo e a comitiva da Fraport: o hub da Latam. O centro de conexões de voos da companhia área para o Nordeste é cobiçado pelo Estado e também a prefeitura de Fortaleza desde o anúncio da empresa em investir cerca de R$ 1,5 bilhão para montar o equipamento.

Na semana passada, quando estiveram com a presidente da Latam, Cláudia Sender, os governantes retomaram os trabalhos para promover mais ações que tornem a Capital cearense a cidade ideal para abrigar o equipamento - desbancando assim Recife (PE) e Natal (RN) na disputa - e ainda saíram com uma informação positiva: Cláudia Sender disse que a própria Latam entrará em contato com a Fraport. Resta saber se isso já foi feito, e alinhar os objetivos.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Qui Abr 20, 2017 1:11 pm

Estado tenta dois voos semanais ligando Fortaleza à Cidade do Panamá

Articulações interessantes têm decolado no Ceará. Primeiro, a concessão do Aeroporto Pinto Martins para a empresa alemã Fraport; depois, o início das operações do aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, previsto pelo Governo ainda para este mês; por fim, o fortalecimento do aeroporto Dragão do Mar, em Aracati; e, permeando tudo, a retomada das negociações da gestão estadual para que a companhia Latam implante aqui uma central de distribuição de voos nacionais e internacionais - o que, no jargão do setor, é designado como "hub".

Há um elemento adicional na mira de quem articula o turismo cearense. É o Panamá. O Estado tenta agora dois voos semanais ligando Fortaleza à Cidade do Panamá, possível rota para Estados Unidos, Canadá e México e porta de entrada para o Caribe - que, curiosamente, é rival do Ceará na disputa por turistas.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Seg Abr 24, 2017 1:14 pm

Ceará mostra potenciais à comitiva da Fraport

O governador do Ceará, Camilo Santana, apresentará, na manhã de hoje (24), os potenciais econômicos do Estado aos executivos da Fraport AG, durante reunião que começará às 9 horas, no Palácio da Abolição, e segue até por volta do meio-dia. Esta é a primeira visita da empresa alemã a Fortaleza, desde que venceu o leilão de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no último dia 16 de março.

Assim como a Prefeitura Municipal, cada vez mais, o governo estadual demonstra que, com a chegada da Fraport ao aeroporto no próximo dia 28 de julho, não quer apenas atrair o hub (centro de conexões de voos) da Latam Airlines, mas ampliar as parcerias com a empresa alemã em diferentes áreas, gerando emprego e renda.

Os executivos da Fraport chegaram à Capital ainda na noite de ontem (23). São eles: o vice-presidente sênior Christoph Nanke; os diretores de projetos Klaus Jeschcke, Leonardo Carnielle e Cecil White; e o gerente de projetos sênior Andreas Montag. Eles retornam a Frankfurt no fim da tarde de amanhã (25).

Após a reunião, os executivos da Fraport vão almoçar com secretários do governo e da Prefeitura e, por volta das 14 horas, visitarão o Aeroporto Pinto Martins. Os secretários de governo Élcio Batista (Casa Civil); Maia Júnior (Planejamento e Gestão); César Ribeiro (Desenvolvimento Econômico); e Arialdo Pinho (Turismo) são alguns dos nomes confirmados. Já pela Prefeitura, devem marcar presença Alexandre Pereira (Turismo) e Samuel Dias (Secretaria de Governo). Também está prevista a presença de membros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

À noite, a comitiva da Fraport jantará com o governador Camilo Santana e secretários.

"Boas-vindas"

Para o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior, o Estado está à disposição da empresa alemã para apoiá-la no processo de concessão do terminal, que, na opinião dele, será fundamental para o desenvolvimento econômico de Fortaleza e do Ceará.

"Vamos dar as boas-vindas à Fraport. É um encontro de aproximação. Acredito que a chegada da empresa alemã ao Ceará, em julho, vai marcar o começo de uma nova história para a nossa economia, principalmente, para o setor de turismo e serviços", afirma Maia Júnior, lembrando ainda da relevância da futura integração entre os aeroportos de Fortaleza, Jericoacoara e Aracati.

De acordo com ele, o governador Camilo Santana deverá apresentar aos executivos da Fraport um vídeo mostrando os principais potenciais econômicos do Estado, destacando equipamentos como o Porto do Pecém, Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Centro de Eventos do Ceará (CEC), etc.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro, observa que a rápida aproximação do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza com a Fraport abre as portas para outras parcerias.

"A nossa agenda com a empresa precisa ser constante. Amanhã (hoje), vamos tratar não só da concessão e do hub da Latam, mas também apresentar nossos principais atrativos econômicos para potencializar parcerias", observa o secretário.

Financiamento do BNB

A Fraport já foi contatada pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que tem interesse em financiar obras da empresa alemã no Pinto Martins. A informação foi divulgada pelo presidente da instituição, Marcos Holanda, na quarta-feira (19), durante o I Fórum BNB de Infraestrutura.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Ter Abr 25, 2017 10:13 am

Fraport vai investir R$ 600 milhões a mais no aeroporto de Fortaleza

A alemã Fraport aumentou em até R$ 600 milhões a previsão de investimento no Aeroporto Internacional Pinto Martins para os 30 anos em que a empresa vai administrar o equipamento de Fortaleza. Também garantiu a estrutura necessária para atrair um centro internacional de conexão de voos (hub). O contrato de concessão previa investimento mínimo de R$ 1,4 bilhão, mas a empresa pretende investir entre R$ 1,7 bilhão e R$ 2 bilhões na modernização e ampliação do aeroporto.

Leonardo Carnielle, um dos diretores de projeto da Fraport, disse ao O POVO que o valor foi atualizado em uma primeira análise da empresa e que os estudos ainda estão sendo realizados. Ele acrescenta que a maturação do projeto pode levar a novas atualizações no valor.

Na manhã de ontem, o governador Camilo Santana recebeu, no Palácio da Abolição, comitiva da Fraport, junto ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de secretários estaduais e municipais. Klaus Jeschcke, diretor da concessionária, disse, em entrevista coletiva, que veio a Fortaleza para ouvir as demandas, conhecer melhor a Cidade e os projetos em andamento para traçar as melhores estratégias para o desenvolvimento do plano de negócios do Pinto Martins e do seu entorno.

Arrematado por R$ 1,5 bilhão pela alemã, o controle do aeroporto somente será assumido pela Fraport em 28 de julho, quando da assinatura do contrato. A partir dessa data, por três meses, a operação será compartilhada com a Infraero, que segue à frente da gestão. Nos três meses seguintes, a Fraport assume o comando, mas ainda em operação compartilhada com a Infraero. Somente em 2018, a alemã passará a gerir sozinha o Pinto Martins.

Antes disso, uma equipe de cerca de 25 especialistas da empresa começará a atuar junto do grupo de trabalho formado por representantes do Estado e do Município para conhecer melhor o equipamento.

Hub

Klaus falou sobre a importância do comprometimento dos governos e disse ter certeza das ótimas oportunidades que existem em Fortaleza. Inclusive, para atração de um hub. A localização estratégica já é um diferencial. Porém, destacou que um aeroporto não se torna hub da noite para o dia. Outros fatores são necessários, como as linhas aéreas que passarão pelo aeroporto e a direção dos voos. Disse ainda que, apesar de esta não ser aprioridade da empresa no momento - e sim a operação do aeroporto em si -, farão o possível para ampliar as chances de um hub em Fortaleza.

“Nós sabemos como operar um hub, e as companhias aéreas estão cientes de que a Fraport sabe operar um centro de conexões. Nós entendemos o que é necessário para desenvolver o serviço e vamos oferecer toda a estrutura para isso”, afirmou Klaus. Ele ressaltou que ainda é cedo para afirmar como serão os próximos passos, como detalhamento dos investimentos e fontes de financiamento.

Comitiva

O governador Camilo Santana ainda recebeu a comitiva da Fraport, ontem, para um jantar no Palácio da Abolição.

A comitiva da Fraport é formada pelos diretores de projeto da empresa: Klaus Jeschcke, Leonardo Carnielle e Cecil White, além de Andreas Montag, gerente de projetos sênior da empresa.

Eles permanecem no Ceará até amanhã.

Imagem
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Ter Mai 30, 2017 12:21 pm

Contrato de concessão do Aeroporto de Fortaleza deve ser firmado até 27 de julho

O contrato de concessão do aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, deverá ser assinado com a Fraport AG, multinacional alemã que adquiriu a concessão, até o dia 27 de julho. A informação foi prestada nesta segunda-feira (29), pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. Além do Pinto Martins, o governo pretende assinar – até esta data – os contratos de concessão de mais três aeroportos: de Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).

Após a assinatura dos contratos, as concessionárias terão três meses de operação conjunta com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para depois assumirem definitivamente os empreendimentos. A concessão do Pinto Martins é de 30 anos.

Terceiro entre os mais movimentados da Região Nordeste e o 12º do Brasil, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil, o aeroporto de Fortaleza foi arrematado por R$ 425 milhões - 25% do valor de outorga (R$ 1,440 bilhão) mais ágio - o maior entre os quatro aeroportos leiloados neste ano. Outorga é o valor que o concessionário terá de pagar ao Governo Federal para explorar o equipamento.

De acordo com o governo estadual, a entrega à iniciativa privada representa um incremento da cadeia produtiva do turismo no Ceará, que é responsável atualmente por 11,5% do PIB local. A concessão deve aumentar o fluxo de passageiros no terminal dos atuais 6,5 milhões de passageiros/ano para 27,6 milhões de passageiros/ano, em 2047, fim do prazo de concessão.

Segundo o contrato de concessão, a empresa deverá estabelecer melhorias no sistema de pista e taxiways, ampliar o pátio de aeronaves, o terminal de passageiros, o estacionamento de veículos e o terminal de cargas. Além disso, a concessionária assumirá todas as obras em andamento.

Fraport

A operadora alemã Fraport, que também venceu a disputa pelo aeroporto de Porto Alegre, administra aeroportos em todos os continentes: cinco na Europa - sendo o de Franfkurt, um dos mais modernos do mundo - cinco na Ásia , dois na África e um na América Latina e registra um tráfego anual de mais de 99 milhões de passageiros. A Fraport já tinha mostrado interresse em terminais no Brasil, mas não conseguiu arrematar a concessão de nenhum aeroporto brasileiro no leilão feito no final de 2013.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Sex Jan 26, 2018 1:26 pm

Concessionária assume administração e Infraero retira todos os funcionários do aeroporto de Fortaleza

Não há mais funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Com o avanço do processo de transição da operação do Aeroporto, a Fraport solicitou a dispensa de todo o efetivo cedido pela estatal à concessionária tanto do terminal cearense e como do Aeroporto de Porto Alegre na última sexta-feira (19).

No comunicado da empresa, ao qual o Diário do Nordeste teve acesso, a concessionária diz que "verificou a não necessidade de prepostos da Infraero cedidos à esta concessionária, razão pela qual requer a dispensa de todo o efetivo a partir de 19 de janeiro".

Procurada pela reportagem, a Fraport confirmou que o procedimento foi realizado nas duas capitais onde passou a administrar terminais aeroportuários , "de acordo com o disposto no contrato de concessão".

Dessa forma, a administração do Aeroporto Internacional Pinto Martins já está inteiramente nas mãos da Fraport mesmo antes do término da fase de transição, cuja conclusão será no início de abril.

Desde o dia 2 de janeiro, quando a concessionária tomou à frente do controle do terminal, teve início o estágio 3 da fase I-A da concessão, que consiste na operação da Fraport assistida pela Infraero. Até o fim dessa etapa, a estatal ainda ficará à disposição da nova concessionária, quando houver demanda.

Transferência

De acordo com a Infraero, o pedido da Fraport encerrou a atuação dos 33 funcionários da estatal que ainda estavam, por solicitação da concessionária, em diversas atividades operacionais em Fortaleza.

"Os empregados já haviam participado do programa de adequação do efetivo da Infraero, como a transferência para outra localidade, o desligamento incentivado, a cessão para outros órgãos públicos ou ainda a suspensão do contrato de trabalho", informou em nota.

Dispensa efetiva

Segundo a Anac, a medida não significa a imediata dispensa dos funcionários da Infraero. "A efetiva dispensa dos funcionários não incorporados pela concessionária se dará ao final do Estágio 3 da Fase I-A", explicou a agência, em nota.

Entretanto, a Infraero confirmou que não há mais funcionários da estatal prestando serviço à concessionária.

Destino dos funcionários

De acordo com os números fornecidos pela empresa estatal, dos 33 funcionários que ainda estavam trabalhando no Aeroporto Internacional Pinto Martins, 25 foram transferidos, cinco foram cedidos à Advocacia Geral da União (AGU) e três foram desligados da empresa.

Nem a Infraero, nem a Fraport informaram quantas pessoas foram contratados pela concessionária, mas, conforme o Diário do Nordeste já havia informado no dia 27 de dezembro do ano passado, pelo menos oito funcionários da estatal já haviam sido absorvidos pela concessionária do terminal.

Além dos funcionários que ainda estavam atuando no Aeroporto Pinto Martins até a última sexta-feira (19), 83 empregados da estatal já haviam sido transferidos para outros terminais operados pela Infraero no Brasil. Outros 61 funcionários já haviam sido cedidos a outras instituições públicas.

Redução do quadro

A Infraero já havia informado que pretende enxugar em 30% o quadro de funcionários e chegar ao ano de 2020 com 6,2 mil empregados. Atualmente, são cerca de 9 mil pessoas trabalhando na empresa.

A redução será feita por meio de programas de demissão voluntária, cessão de servidores para outros órgãos públicos e transferência da atividade de navegação aérea para o Comando da Aeronáutica. A navegação aérea, que consiste em serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, telecomunicações e meteorologia, é deficitária. Sua transferência para a Aeronáutica depende de medida provisória.

O plano do governo, que ainda inclui a possibilidade de venda de uma parcela da estatal, prevê que a empresa deixe de depender de aportes do Tesouro no ano de 2020.

Desde 2013, a Infraero apresenta prejuízo e vem precisando recorrer ao Tesouro para realizar investimentos.

Fonte: Diario do nordeste
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Fortaleza-CE - FOR / SBFZ

Qui Out 11, 2018 12:10 pm

Preço de combustível de aviões no ES é o terceiro mais caro do país

Vitória é um dos destinos aéreos mais caros do país. Pelo menos quanto ao preço do combustível dos aviões, o Querosene de Aviação (QAV), que na Capital capixaba é o terceiro mais alto para o abastecimento de voos domésticos entre uma lista que inclui mais de 30 aeroportos no Brasil e no exterior.

Os dados compõe o Panorama 2017, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A pesquisa aponta que, em média, o litro do combustível no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles custa US$ 1,762, ficando atrás apenas dos terminais de Confins/MG e de Petrolina/PE, ambos com média de US$ 1,871.

Apesar de alto, o valor representa uma redução significativa de 46% em relação a 2016, quando o Aeroporto de Vitória lidera o ranking do preço do combustível com um custo médio de US$ 3,30.

O principal motivo no caso capixaba, segundo o estudo, seria a tributação exagerada do QAV, com uma das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) mais altas do país, hoje em 25%. Em outros Estados, a mesma alíquota gira em torno de 12%. Com isso, as tarifas ficam mais caras e as empresas pensam duas vezes em criar rotas para o destino.

“Isso tem um impacto muito negativo porque reflete no custo do bilhete aéreo e da operação, isso num momento com a demanda em queda em função do cenário econômico ruim, isso compromete a competitividade de atratividade do destino e, assim, a economia do Espírito Santo”, ressalta Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

A conta é feita a partir do preço coletado pelos pesquisadores junto as empresas aéreas em cada um dos aeroportos em 2017. Segundo a Abear, o combustível é o item de maior custo para a operação das companhias aéreas.

Para além de Vitória, o estudo destaqca que o preço do QAV em todo Brasil é o mais alto do mundo. Para se ter uma ideia da diferença, em aeroportos europeus o litro do combustível gira em torno US$ 1. “O Brasil é o único país que tem cobrança de um imposto regional, o ICMS, sobre o QAV, cuja alíquota varia de 12% a 25%, dependendo do Estado. Isso encarece a operação de voos domésticos de forma significativa”, diz Sanovicz.

Projeto para reduzir ICMS aguarda votação

Para dar mais competitividade ao setor e atrair novos voos para o Estado, o governo do Espírito Santo assinou em julho um acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para reduzir a alíquota de ICMS que incide sobre o Querosene de Aviação (QAV). No entanto, quatro meses depois, a mudança não saiu do papel.

O governo enviou o projeto de lei para a Assembleia Legislativa em 31 de agosto. No entanto, o texto só foi protocolado e publicado no diário da Casa de Leis na última quinta, 4, em função do período eleitoral. Agora, ele está sob análise das comissões de Justiça e Finanças, sem prazo para ser levado a plenário.

A proposta do governo é que, dos atuais 25% de alíquota, a taxação passe para 12% para as companhias aéreas que abrirem uma nova rota a partir de Vitória, e até 7% caso outros voos para o Estado sejam lançados, incluindo operações internacionais.

A expectativa é que, após aprovada e vigorando, a lei estimule as quatro empresas já operam no Estado a lançarem mais rotas. Todas já confirmaram o interesse e o estudo de possíveis destinos ainda não anunciados.

REDUÇÃO

O governo do Estado assinou um acordo com a Abear e enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa para diminuir a alíquota atual de 25% do ICMS sobre o querosene de aviação para aéreas que abrirem novos voos para Vitória.

ALÍQUOTAS MENORES

A ideia é que a cobrança passe para 12% para as empresas que abrirem uma nova rota, e até 7% caso outros voos para o Estado sejam lançados.

INTERESSE

As companhias que operam em Vitória - Latam, Gol, Azul e Avianca – já afirmaram se interessar em aderir ao novo modelo, trazendo voos para Vitória, inclusive internacionais, mas aguardam a vigência da lei para anunciarem novas rotas.

ETAPA

O texto está sob análise das comissões de Justiça e Finanças da Assembleia e deve ser votado nos próximos dias.

Fonte: Gazeta Online

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes