Prefeito vai à Alemanha para atrair mais que hub a Fortaleza
A ida do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a Frankfurt, na Alemanha, busca mais do que fazer esforços para atrair o centro de conexões de voos (hub) da Latam à Capital. Ele vai atrás de parcerias para Fortaleza. Dia 29, o prefeito tem encontro com Stefan Schulte, CEO da Fraport, empresa que arrematou o Aeroporto Internacional Pinto Martins por R$ 1,5 bilhão, na quinta-feira, 16, na Bolsa de Valores de São Paulo. No dia 30, o prefeito conhecerá a operação do aeroporto de Frankfurt, hub na Europa, administrado pela Fraport.
Segundo RC, a reunião com a Fraport tem os objetivos de entender o funcionamento de aeroporto concessionado e cronograma de modificações da empresa para o Pinto Martins; aprofundar o efeito da presença da Fraport no entorno da Cidade; apresentar Fortaleza e Ceará para a alemã; e saber o que o Município pode fazer para que Fraport e Prefeitura tirem o melhor proveito possível da concessão.
Com isso, além de conversar com a Fraport sobre a melhor maneira de atrair o hub da Latam, RC irá mostrar os planos privados e públicos do Poder Municipal para consolidar outras parcerias entre alemães e Fortaleza. “Da parte da Prefeitura, para a concessão, imagino que a empresa quer o esforço de capacitação de pessoal. Outra questão importante é o zoneamento do entorno do aeroporto, tendo em vista que é possível que eles prevejam série de serviços em torno da área. Além da interação mais objetiva sobre como devemos antecipar o melhor projeto para o hub da Latam”.
Para o prefeito, a vinda da Fraport abre portas para novas rotas comerciais com empresas alemãs em setores empresariais, acadêmico e público. “Não quero antecipar ainda. Mas a gente precisa pensar em outra dimensão além da concessão”. Turismo será outro foco de RC. A promoção do destino Ceará será “muito mais intensa”. Para saber o que mais pode levar do Ceará para Frankfurt, o prefeito se reunirá com o governador do Estado, Camilo Santana (PT).
Disputa
Na disputa pelo hub da Latam, Governo do Estado enxerga a concessão como vantagem. Mas, gestores de Pernambuco e Rio Grande do Norte dizem que o leilão não está nas exigências da companhia aérea e não seria determinante para escolha do hub.
A manifestação veio após o presidente-executivo da Latam, Enrique Cueto, afirmar que a companhia vai retomar estudos para a criação do hub. As tratativas com os três estados tinham cessado ano passado, quando a companhia alegou que o hub estava em compasso de espera, por causa da queda da demanda no mercado de aviação. O anúncio pelo hub deveria ter sido feito em 2015, com investimentos previstos entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão.
Para Camilo, o Governo do Ceará não mediu esforços para viabilizar o hub. “Atendemos todas as exigências da Latam no que diz respeito à infraestrutura, incluindo o aeroporto Pinto Martins no pacote de concessões”.
Mas, Felipe Carreras, secretario do Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, diz que a concessão não é diferencial. “Os estudos não têm de retomar. Eles já estudaram os aeroportos indo e voltando. Acho extremamente positiva a notícia e independentemente de quem ganhar, quem ganha é o Nordeste. Mas a concessão nunca foi condicionante para o hub”.
Para ele, Pernambuco leva vantagem por ter movimentação maior, com capacidade para operar com 16,2 milhões/ano, número que chega a 7 milhões/ano, e ter sido considerado pela SkyTrax, consultora britânica do mercado de aviação, como melhor aeroporto do Nordeste e segundo do País.
O Pinto Martins tem capacidade atual de cerca de 6,2 milhões de passageiros/ano, mas opera cerca de 5,6 milhões. Ao fim da concessão, em 30 anos, o terminal deverá estar apto a operar com 29,2 milhões de passageiros/ano.
Ruy Gaspar, secretário do Turismo do Rio Grande do Norte, diz que o fato do aeroporto de Fortaleza ter sido privatizado não muda nada em relação as condições técnicas “superiores” do aeroporto de Natal”.
Além da concessão, Ceará é o único estado que aprovou projeto que isenta por 20 anos o ICMS sobre o querosene de avião, importação de aeronaves, suas partes e peças; serviço de transporte aéreo intermunicipal e interestadual de cargas; aquisição e fornecimento de alimentação e provisões de bordo, além da importação de estrutura para a montagem do equipamento.
Já Fortaleza aprovou projeto que isenta de ISS os serviços para implantação e operação de hub de companhias aéreas e reduz de 5% para 2% o tributo para serviços como manutenção de aeronaves, hospedagem das tripulações, venda de passagens e pacotes turísticos. Além de isenção do IPTU e ITBI.
Os outros estados possuem apenas benefício fiscal sobre querosene. Carreras diz que no caso da Latam solicitar mais isenções, não será problema enviar matéria para que a Assembleia aprove.