Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Qui Mar 16, 2017 12:58 pm

Ampliação da pista do aeroporto é obra mais esperada

Imagem

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está entre os terminais aéreos brasileiros incluídos no leilão de concessão para a iniciativa privada, apresentado pelo governo federal. Outros três aeroportos estão no pacote: de Salvador, Florianópolis e Fortaleza.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a oferta inicial no leilão deverá ser de, no mínimo, R$ 31 milhões para o aeroporto da capital gaúcha. Quanto ao prazo, será concedido por 25 anos, prorrogável por mais cinco.
Obras previstas

- Ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves

- Ampliação da pista de pousos e decolagens para 3,2 mil metros

- Ampliação do estacionamento

A previsão de investimentos é de, no mínimo, R$ 1,902 bilhão. As melhorias incluem ampliação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves (14 pontes e 8 posições remotas), ampliação de pista de pouso/decolagem (3,2 mil metros) até 52 meses e ampliação de estacionamento (4,3 mil vagas).

A ampliação da pista do aeroporto, aprovada em 2015 pela Infraero, é uma das obras mais esperadas. A limitação da pista impede que aviões maiores voem com sua capacidade máxima de carga e passageiros dentro do aeroporto, o que reduz a atratividade financeira do voo para as empresas aéreas.

A execução da obra depende da remoção das famílias das vilas Nazaré, Floresta e Dique. A Infraero explica que, como a remoção não foi concluída, a obra não foi iniciada. Com a ampliação, a pista aumentaria 920 metros, de 2.280 metros para 3,2 mil metros.

Procurado pelo G1, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) disse que as famílias ainda não foram retidas, e continuam no local esperando a finalização do processo para mudança.

O departamento diz que a Vila Dique e Nazaré são de sua responsabilidade. O Demhab acrescenta que as famílias sob sua responsabilidade na Vila Floresta já foram atendidas, e as demais são da Infraero.

Sobre a transferência desses moradores para outros locais, o Demhab informa que existem 1,3 mil famílias na Vila Nazaré. Metade destas famílias irão para um condomínio que sofreu invasão e aguarda reintegração de posse. A outra metade vai para um loteamento que está com obras sendo finalizadas.

Na Vila Dique, ainda segundo o Demhab, as famílias serão movidas para um condomínio que encontra-se invadido e precisa ser desocupado.

Mais de 79,7 mil pousos e decolagens em 2016

Levantamento da Anac aponta que a movimentação no aeroporto é de 8,4 milhões de passageiros por ano. Procurada pelo G1, a Infraero informou que, em 2016, foram registrados 7,6 milhões de passageiros nos dois terminais e que ocorreram mais de 79,7 mil pousos e decolagens.

Ainda segundo a Infraero, o aeroporto da capital gaúcha tem capacidade para 15,3 milhões de passageiros por ano, ou seja, a movimentação atual fica abaixo deste patamar.

A previsão feita pela Anac para 2042 - quando se completam os 25 anos da concessão - é que o volume aumente para 22,84 milhões de passageiros por ano, maior do que a capacidade de hoje, o que justificaria a ampliação.

Atualmente, o Salgado Filho recebe operações de 10 empresas aéreas, sendo nove de passageiros e uma que opera somente carga, diz a Infraero.

Os quatro terminais incluídos na concessão, juntos, respondem por 11,6% dos passageiros, 12,6% das cargas e 8,6% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro, conforme dados atuais da Anac.

Passageiros opinam

O G1 circulou nos dois terminais do Salgado Filho na última terça-feira (14). De modo geral, as estruturas foram elogiadas por passageiros entrevistados. São 103 pontos comerciais, distribuídos nos dois terminais. Entretanto, usuários fizeram reclamações pontuais.

No terminal 1, a dentista Erika Afonso, 34 anos, reclamou do tamanho dos banheiros dentro da área de desembarque. "Poderiam ser mais amplos, não dava nem para entrar com o carrinho com as malas. Fora isso, estava tudo bem limpinho e sinalizado", comenta.

A esteticista Paula dos Santos Castilhos, 26 anos, e o publicitário Ricardo Castilho Gomes, 21 anos, são de Bonito, no Mato Grosso do Sul, e viajaram para passar a lua de mel na serra gaúcha. Eles elogiaram o terminal 1. "Achei bem bonito, organizado, com placas de sinalização. Me confundi apenas na hora de sair", diz Gomes.
Ricardo Castilho Gomes e Paula dos Santos Castilhos vieram passar lua de mel na Serra e elogiaram aeroporto de Porto Alegre (Foto: Hygino Vasconcellos/G1)
Ricardo Castilho Gomes e Paula dos Santos Castilhos vieram passar lua de mel na Serra e elogiaram aeroporto de Porto Alegre (Foto: Hygino Vasconcellos/G1)

Já o desempregado Jonathan Denniz Batista, 26 anos, reclamou do tempo limitado para usar o wi-fi do terminal, de no máximo 30 minutos. "Deveria ser liberado", opina. Outro ponto negativo levantado por ele foram os rabiscos nas portas dos banheiros. "Poderiam limpar um pouquinho. Tinha muita informação e bastante xingamento", sugere.

Por outro lado, o mesmo passageiro aprova a sinalização interna. "Estavam bem objetivas, a gente que é de São Paulo gosta de coisas bem objetivas", destaca. O paulista estava de passagem por Porto Alegre, e o destino final era Montevidéu, capital do Uruguai, onde vive há dois anos.

Já no terminal 2, o técnico em informática Marcílio Gomes, 40 anos, reclama do ar-condicionado no piso superior, de onde de vê a pista de pousos e decolagens. "Estou achando um pouquinho quente. Agora um pouco abafado", diz.

Ele também reclama da dificuldade para conseguir vagas no estacionamento. A esposa dele, Mira Dado, 36 anos, conta que outras vezes eles já pararam o carro do outro lado do aeroporto, para não ter de pagar estacionamento. Em um dos locais pagos, a tarifa é de R$ 7 por hora.

Já a amazonense Rircley de Castro, de 39 anos, elogiou as condições do terminal 2. "Fui muito bem recebida. O local está bem limpo", ressalta. Ela veio ao Rio Grande do Sul conhecer o companheiro, Luis André Amaral, 40 anos, e está voltando para o Amazonas após seis meses.

Como funciona o leilão

Nessa rodada, explica a Anac, haverá a possibilidade de um mesmo grupo econômico vencer a disputa por mais de um aeroporto, desde que não sejam situados na mesma região geográfica. Não haverá restrições para participação dos concessionários atuais. De acordo com as regras previstas na minuta do edital, o leilão dos quatro aeroportos ocorrerá simultaneamente, sendo o vencedor aquele que ofertar o maior valor de outorga (ou contribuição fixa inicial, que soma o valor mínimo do leilão e o ágio ofertado). Esse valor é pago na assinatura do contrato.

Como requisito, a participação societária de operador aeroportuário deverá ser equivalente a, no mínimo, 15% do consórcio licitante. Poderá ser admitida a soma das participações de até dois operadores, mas ambos deverão cumprir, individualmente, a habilitação técnica necessária para cada aeroporto: comprovar a operação durante pelo menos 5 anos, em um aeroporto com processamento mínimo de 9 milhões de passageiros, em pelo menos um dos últimos 5 anos, segundo o que consta para Porto Alegre.

A possibilidade de participação de empresa aérea em consórcio foi mantida em 2%, mesma proporção das rodadas anteriores. O limite não será considerado caso o operador aeroportuário tenha participação de empresa aérea.

Nesta rodada, a contribuição fixa ao sistema para ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) foi dividida em duas partes:

- o equivalente a 75% do valor resultante dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a exploração do aeroporto será pago, a título de "contribuição fixa anual" ao longo do contrato de concessão, em parcelas anuais, com uma carência de pagamento nos primeiros 5 anos e o pagamento de valores crescentes entre o 6º e o 9º ano. A partir do 10º ano, os valores são iguais, até o último ano do contrato. Os valores a serem pagos em cada ano, estabelecidos no contrato, serão anualmente atualizados pelo IPCA.

- o equivalente a 25% do valor resultante dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a exploração do aeroporto será o valor mínimo do leilão. O valor ofertado pelo licitante vencedor do leilão (somados o valor mínimo e o ágio ofertado) deverá ser pago, a título de “contribuição fixa inicial”, no momento da assinatura do contrato.
A garantia de proposta, estabelecida para ser executada no caso do licitante vencedor não assinar o contrato, está definida no edital, com valores para cada aeroporto que correspondem a 1% do valor de cada contrato.

- Contribuição Variável ao Sistema (FNAC): o concessionário deverá aportar ao FNAC, anualmente, a título de Contribuição Variável, 5% da sua receita bruta anual. Esse valor é pago anualmente, no momento da apresentação dos demonstrativos contábeis, em 15 de maio.

Dados

Movimentação
8,4 milhões de passageiros/ano (2015)
Em 2042, a previsão é de 22,84 milhões de passageiros/ano

Investimentos
Valor mínimo de R$ 1,902 bilhão
Ampliação do terminal de passageiros
Ampliação do pátio de aeronaves: 14 pontes e 8 posições remotas
Ampliação de pista de pouso/decolagem (3.200 metros) até 52 meses
Ampliação de estacionamento (4.300 vagas)

Outorga
Valor mínimo da outorga: R$ 123 milhões (25% à vista, mais ágio)
Prazo de concessão: 25 anos, prorrogável por mais cinco
Requisitos do Operador: experiência de 5 anos e processamento de 9 milhões de passageiros/ano
Contribuição variável anual da FNAC: 5% da receita bruta anual
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Ter Mar 21, 2017 1:08 pm

Ocupações adiam nova pista do aeroporto

Concluída a tarefa de ter um novo concessionário para administrar o Aeroporto Internacional Salgado Filho, concorrência vencida pelo grupo alemão Fraport na semana passada, paira novamente no ar a dúvida sobre o andamento das desocupações no entorno do local. Depois de arrematar a concessão em Porto Alegre por R$ 382 milhões, a Fraport terá de contar com a agilidade do município (e da Justiça) para retirar cerca de 300 famílias que ainda vivem na Vila Dique e outras 1,3 mil famílias da Vila Nazaré.

A maior parte das realocações que precisavam ser feitas para possibilitar o aumento da pista já foi concluída, de acordo com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre. A expansão do polígono emergencial indicado pela Infraero para a zona de proteção exigida pelas normas da aviação, porém, vai demandar novas ações.De acordo com a superintendente da área social do Demhab, Maria Horária Ribeiro, o local para onde iriam cerca de 300 famílias remanescentes foi invadido em novembro de 2016, de acordo com a prefeitura. O mesmo ocorre com o condomínio Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, para onde irá parte das famílias que vivem na Vila Nazaré.

Como são moradias vinculadas ao programa Minha Casa Minha Vida, o pedido de reintegração de posse foi feito pela Caixa Econômica Federal, afirma Maria Horácia. A Caixa informou, por meio de nota, que aguarda o pedido de reintegração de posse em andamento na Justiça.

"Depois da reintegração, ainda teremos que contar com um tempo para recuperar o que foi destruído, então é difícil estimar quanto tempo levará. Com a retirada das famílias restantes na Dique e as primeiras da Vila Nazaré, teremos liberada uma área até maior do que a pedida pela Infraero, por questões de segurança e para instalação de alguns equipamentos", afirma Maria Horácia, que acredita que não haverá grande resistência dos moradores devido à precariedade que hoje marca o local.

A representante do Demhab explica que, como havia a determinação de desocupação, a prefeitura deixou de investir na infraestrutura, assim como os moradores não fizeram mais melhorias nas casas, já que sabiam que teriam de deixar o local.

"Agora, o investimento é nas obras de um novo loteamento, na região Nordeste da Capital. A obra está em fase de final de infraestrutura para abrigar 1,3 mil residências, cerca de 900 delas previstas para os moradores da Nazaré, que estão localizados mais próximos do aeroporto", explica Maria. Moradora do Porto Novo, para onde foi boa parte dos moradores da Dique já transferidos em anos anteriores, a agente de saúde Almerinda Gambin, conhecida como Miranda, confirma que invasões feitas no ano passado impediram a entrada de novas famílias no final de 2016.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Sex Mar 31, 2017 12:35 pm

Ampliação da pista do Salgado Filho ainda não dá sinal de decolagem

No leilão do dia 16, Fraport avisou que precisa de apoio do poder público para tocar a obra

Tema que animou empresários gaúchos, a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ainda está taxiando, sem sinal de decolagem. No leilão do dia 16, uma das primeiras declarações da Fraport foi avisar que precisa de apoio do poder público para tocar a obra. Conforme o Demhab, a empresa alemã ainda não fez contato com a prefeitura. Segundo o órgão, a obra depende do reassentamento de 360 famílias da Vila Nazaré.

Um dos problemas é que a área no Sarandi que receberia os moradores retirados foi ocupada, e a liberação depende de decisão judicial. Na Vila Dique, conforme o Demhab, 900 famílias foram transferidas para o bairro Rubem Berta. As que permanecem, segundo o órgão, não interferem no "planejamento da obra". Nas contas do Demhab, a Prefeitura precisa desembolsar cerca de R$ 35 milhões para a remoção dos moradores.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Ter Abr 04, 2017 12:46 pm

Prefeito de Porto Alegre recebe empresa que administrará o aeroporto

Imagem

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu na tarde desta segunda-feira, 3, os representantes da empresa alemã Fraport, vencedora do leilão de concessão do aeroporto Salgado Filho. Com a presença do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, o encontro serviu para estreitar relações entre a empresa e a prefeitura. Assuntos como a necessidade de ampliação dos terminais e da pista e o potencial de crescimento das operações no aeroporto foram pauta da reunião.

“Para nós, a crise que estamos vivendo é uma grande oportunidade para fazermos Porto Alegre se desenvolver cada vez mais. Temos um grande potencial turístico e econômico reprimido, um gargalo histórico no aeroporto. Queremos aproveitar as experiências que a empresa está nos trazendo para crescermos juntos” disse Marchezan. O vice-presidente sênior da Fraport, Christoph Nanke, informou que empresa tem uma “confiança grande” no desenvolvimento positivo de Porto Alegre. “Acreditamos fortemente na relação entre a empresa e as autoridades locais. Não só a pista, mas o terminal também será ampliado. Essa qualificação vai atrair mais passageiros e investidores”, afirmou Nanke.

Presente na reunião, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Mário Marchesan, disse que as remoções das famílias que vivem no entorno do Salgado Filho, em áreas da Infraero, estão em fase final e que não devem interferir nas obras de prolongamento da pista. O vice-prefeito Gustavo Paim também participou do encontro.

Aeroporto – A empresa alemã Fraport foi a vencedora do leilão para a concessão do aeroporto Salgado Filho, arrematado pelo valor de R$ 290 milhões. A concessão terá validade de 25 anos e prevê investimentos de R$ 1,9 bilhão. A ampliação da pista em 920 metros, para 3,2 mil metros, está entre as melhorias que o terminal irá receber.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Ter Abr 25, 2017 1:49 pm

Aeroviários de Porto Alegre decidem nesta quarta se aderem à greve geral

Os aeroviários de Porto Alegre decidem, nesta quarta-feira, qual será o posicionamento frente à greve geral marcada para a próxima sexta-feira. A categoria vai realizar uma assembleia, na sede do sindicato, às 17h. Em âmbito nacional, os pilotos e comissários de voo decidiram, nessa segunda, decretar estado de greve contra a Reforma Trabalhista que tramita no Congresso.

O secretário geral do Sindicato dos Aeroviários, Edmilson Fraga da Silva, acredita que impactos serão vistos em todos os aeroportos do País na próxima sexta-feira. “Em âmbito Nacional, todos os terminais terão atos da greve geral. A nossa assembleia, amanhã, vai definir se a categoria vai aderir e paralisar os trabalhos no Salgado Filho. Na sexta-feira, haverá atraso nos voos. Não digo que vá parar 100%, mas 80% dos aviões deve parar em todo o Brasil”, afirma o secretário.

Pilotos e comissários decretam estado de greve

Nessa segunda, em assembleia, os pilotos e comissários de voo decidiram decretar estado de greve contra a Reforma Trabalhista que tramita no Congresso. O estado de greve aprovado pelos trabalhadores é um alerta aos governantes e parlamentares, em respeito a toda a sociedade, de que a qualquer momento a categoria poderá deflagrar uma greve.

Os aeroviários no Aeroporto Internacional de Guarulhos (funcionários nas empresas aéreas que atuam no check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de pista, despachante de voo entre outros cargos) aprovaram em assembleias realizadas , ontem, que vão aderir à paralisação nacional de 24 horas. Os aeroviários de Pernambuco também aprovaram esse encaminhamento no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas ressalta os enormes riscos à profissão de pilotos e comissários trazidos por esse projeto, impactando inclusive na segurança de voo, e pede aos congressistas que apreciem com atenção as propostas de emendas colocadas pela categoria. Entre os principais pontos está a possibilidade de contratos que permitam trabalho intermitente, ou seja, em que a empresa poderia chamar o contratado para trabalhos esporádicos e pagar apenas por trabalho realizado. Isso abriria a possibilidade de tripulantes ficarem sem trabalho ?e sem salário? na baixa temporada.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Seg Mai 01, 2017 1:25 pm

FAB restabelece sistema ILS do Aeroporto Salgado Filho no RS

O sistema ILS (Instrument Landing System) CAT 2 do Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre (RS), foi restabelecido no sábado (29/04) pela Força Aérea Brasileira (FAB). O equipamento havia sido desligado no dia 27 de março a fim de atender às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação ILS.

As obras consistiram na execução de aterro onde foi instalado um novo shelter (construção em alvenaria ou container) para abrigar componentes do Glide Slope (GS) e instalação de uma nova antena de transmissão com componentes frangíveis, que asseguram a segurança das aeronaves em caso de impacto. O Glide Slope é uma antena localizada na lateral da pista que indica o ângulo de planeio correto durante a aproximação da aeronave, num procedimento ILS.

Os testes para a aferição do ILS foram realizados pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) na sexta (28/04) e no sábado (29/04).

“A homologação foi feita e o sistema se encontra em perfeitas condições de utilização”, afirma o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA­PA), Major Aviador Diego Ilvo Hennig. “As obras, previstas inicialmente para terminarem em 60 dias, foram realizadas em apenas um mês. Esse desligamento não teve nenhum impacto no tráfego aéreo da região”, complementa o oficial.

Entenda o ILS – O ILS (do inglês “Instrument Landing System”) é um instrumento de pouso de precisão, amplamente utilizado pela aviação mundial. Consiste em um aparelho que emite sinais verticais e horizontais, captado por um instrumento nas aeronaves, permitindo ao piloto aproximar­se na rampa e na direção ideal para o pouso.

O Sistema de Pouso por Instrumentos na Categoria 2 permite uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 60 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual com a pista não menor que 350 m.

O ILS Categoria 2 está em operação no Aeroporto Salgado Filho desde 2014.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Qui Ago 24, 2017 1:12 pm

Infraero "demite" gaviões do aeroporto de Porto Alegre

Os pousos e decolagens do aeroporto de Porto Alegre deixaram de contar com um rigoroso sistema de vigilância. Os 10 gaviões e falcões que eram acionados para impedir a aproximação de aves de pequeno porte de aeronaves não estão mais no local.

O contrato firmado em 2011 entre a Infraero e a Hayabusa Falcoaria foi encerrado no dia 15, sem possibilidade de prorrogação. A empresa recebia mensalmente um valor aproximado de R$ 50 mil pelos serviços prestados.

Apesar do fim do vínculo, a Infraero informa que a segurança dos passageiros não será afetada. Uma nova licitação está sendo desenvolvida pela Infraero. Porém, ainda não há previsão de realização da concorrência.

De acordo com o proprietário da falcoaria, Gustavo Trainini, cinco funcionários atuavam no controle das aves. Quando algum animal era identificado na pista do aeroporto pelo Controle de Tráfego Aéreo, um alerta era lançado à empresa, que tinha três minutos para percorrer a pista, soltar o gavião ou falcão, afugentar ou capturar a ave intrusa e deixar o local.

Na relação de animais mais inoportunos estão o quero-quero, a marreca e o maçarico. Normalmente, eles eram afugentados, mas podiam também ser capturados. Quando isso ocorria havia o "pagamento de resgate".

- Usamos pedaço de carne de codorna e eles (gaviões e falcões) largam as aves capturadas - explica Trainini.

Os falcões e gaviões que participavam dessa missão no aeroporto eram escolhidos dentro de uma nova ninhada. Eles recebem treinamentos de até oito meses e depois estão aptos a desempenhar a função.

- De uma ninhada de falcão, por exemplo, temos que catar os melhores. Os que vão te obedecer e os que vão caçar bem.

As aves apreendidas eram levadas para uma fazenda em Camaquã, indicada pela empresa com anuência da Fundação Zoobotânica e autorizada pelo Ibama. Lá eram marcadas com anilhas e depois soltas.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Seg Ago 28, 2017 12:36 pm

Neblina fecha aeroporto de Porto Alegre

O aeroporto de Porto Alegre amanheceu fechado na manhã desta segunda-feira (28/8) por causa de uma forte neblina sobre a cidade. Somente decolagens estão permitidas. Os pousos não têm previsão de quando serão normalizados.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Seg Fev 12, 2018 12:47 pm

Porto Alegre perde 4 mil voos em cinco anos

Porto Alegre está ficando mais distante de outras capitais no que se refere ao tamanho da malha aérea que liga a capital do Rio Grande do Sul a outras grandes metrópoles. Em cinco anos, entre 2013 e 2017, segundo dados Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram realizados cerca de 4 mil voos a menos tendo como origem o aeroporto Salgado Filho. Foram 34 mil voos regulares domésticos e internacionais partindo da cidade, ante cerca de 30 mil em 2017, uma redução de cerca de 10%.

A desaceleração não é um caso isolado de Porto Alegre e ocorreu também em cidades como Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). De acordo com a Anac, em 2016, o setor apresentou sua primeira redução em 10 anos, com queda de 5,7% no número de passageiros/quilômetros pagos transportados. E, ao que tudo indica, a redução deve aparecer também nos dados de 2017, que ainda estão sendo compilados.

Mas, de acordo com a Fraport, que hoje gerencia o aeroporto Salgado Filho, estão previstos, para este ano, dois novos voos. A Copa Airlines deverá iniciar, no dia 20 de fevereiro, quatro frequências adicionais internacionais por semana para a Cidade do Panamá, com conexão para América do Norte, América Central e Caribe. E a Aerolíneas Argentinas inicia, a partir de 3 abril, novo voo diário para o aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires.

Em Porto Alegre, empresários do setor de hotelaria, turismo e eventos, no entanto, lamentam o fim de operações ocorridas nos últimos anos, especialmente no caso de ligações diretas que partiam da capital gaúcha para diferentes destinos. O mais recente exemplo desse "descolamento" aéreo da cidade foi o cancelamento do rota direta entre a capital gaúcha e Florianópolis, pela Gol, a partir do dia 24 de março. O fim da operação trouxe à tona o fato de que a conexão sem paradas, que já chegou a ser oferecida por quatro companhias, agora passará a ser feita apenas pela Azul. A Latam, por exemplo, já havia encerrado o voo direto entre as duas cidades em 2013.

João Augusto Machado, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav-RS), lamenta as limitações aéreas na cidade, e avalia que o cenário pode desestimular viagens. "Claro que isso afeta bastante o mercado, tanto para sairmos de Porto Alegre quanto para recebermos pessoas de fora. Hoje, por exemplo, temos apenas um voo diário para a Argentina. Em feriados e datas especiais, isso é um problema, como foi no jogo do Grêmio na Argentina, no ano passado", exemplifica Machado.

O executivo pondera que a questão depende de um delicado equilíbrio financeiro. "Passagens mais baratas estimulam viagens, mas podem não ser viáveis para a companhia. E passagens mais caras afastam os interessados", diz o executivo da Abav.

O caso da conexão direta entre Porto Alegre e Florianópolis, lembra Machado, tem impacto, por exemplo, no turismo de lazer e de negócios. Presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Henry Chmelnitsky diz que as reduções são pontuais e podem ser revistas pelas companhias futuramente.

A boa notícia é que a Azul, que segue na rota direta, afirma que, com a retirada da concorrente desse mercado, poderá ampliar a oferta colocando aviões maiores para voar neste trecho. "Poderemos promover uma troca de aeronave, para um modelo maior, com capacidade para 174 clientes. Hoje, a capacidade é de 118 passageiros", antecipa Daniel Tkacz, diretor de planejamento de malha da Azul.

O executivo ressalta, ainda, que a companhia tem inclusive ampliado a aposta no Estado, com voos regionais. Recentemente a empresa começou a operar a rota Porto Alegre-Santo Ângelo. Além disso, a companhia tem ligações históricas com a cidade. "Porto Alegre foi, junto com Campinas, a cidade onde a Azul fez sua estreia, e estamos muito satisfeitos com o retorno", ressalta Tkacz.

Sobre rumores e temores de que a empresa pudesse parar de operar a rota entre Porto Alegre e Montevidéu, o executivo garante que não há essa possibilidade. Inclusive, diz Tkacz, a companhia opera com voos específicos para além da capital uruguaia no período de verão, com ligação direta do Rio Grande do Sul a Punta del Este.

Voos na Capital gaúcha

Atualmente, em Porto Alegre, estão vigentes em média 200 voos regulares diários e 1.400 voos semanais. Desse total, 74 frequências semanais em média são internacionais.
Ao todo, em média, 25 destinos são atendidos, sendo 6 internacionais regulares.

Rotas da Capital para cidades do Interior devem 'decolar' em 2018

Na contramão dos voos domésticos nacionais, que vêm sofrendo reduções nas saídas, os voos regionais no Rio Grande do Sul têm avançado, mas ainda precisam se consolidar. Para o presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention&Visitors Bureau, Maurício Cavichion, Porto Alegre é uma capital que está bem servida com voos diretos para as principais cidades, como São Paulo, Brasília e Campinas, e também com ligações internacionais para a Europa, Estados Unidos, Argentina e Paraguai, que recentemente recebeu um voo direto da companhia Amaszonas.

"O que precisa melhorar são os voos do interior do Estado. Temos duas companhias que estão pleiteando a ampliação de sua malha aérea nesse sentido. A própria Gol está em tratativas com a Anac para novas linhas no interior do Estado, e isso é muito bom", diz Cavichion.

Na semana passada, o governo do Estado divulgou que a Gol estaria para iniciar cinco novas rotas para o interior do Rio Grande do Sul ainda em março (Bagé, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Rivera/Santana do Livramento). A companhia, porém, divulga que apenas está estudando a possibilidade de, em parceria com a empresa de táxi aéreo Two Flex, implantar voos saindo de Porto Alegre para algumas cidades do Estado. Seguiria, assim, o caminho já traçado pela Azul, que opera voos para cidades como Uruguaiana e Santo Ângelo.

Mas o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav-RS), João Augusto Machado, se diz reticente quanto à viabilidade desses voos, pelo custo e pela demanda. "No Carnaval, tivemos um voo de Caxias do Sul para Campinas partindo com apenas cerca de 25 pessoas. Imagina o custo de um avião levantar quase vazio", ressalta Machado.

Fonte: Jornal do Comércio - RS
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Porto Alegre-RS - POA / SBPA

Qui Set 01, 2022 3:56 pm

Porto Alegre precisará escolher entre prédios mais altos e aviação eficiente

A Aeronáutica informou nesta semana que negou a autorização para o projeto que prevê a construção do prédio mais alto de Porto Alegre, com 130 m de altura, a cerca de 5 km do Aeroporto Salgado Filho. Apesar da negativa, a Prefeitura apoia a iniciativa e acredita que ela possa ainda ser aprovada, mesmo que com alterações na altura.

De autoria da incorporadora ABF Developments, o projeto prevê a construção do prédio na Rua Almirante Tamandaré, próximo à Rua Voluntários da Pátria. Atualmente, a altura máxima permitida para construção naquela região, que incluiu os bairros São Geraldo, Navegantes, Floresta, Humaitá e Farrapos, é de 52 metros. Contudo, o limite será eliminado assim que o prefeito Sebastião Melo (MDB) sancionar o projeto de lei que criou o Programa de Regeneração Urbana do 4º Distrito, aprovado no dia 17 de agosto.

Em nota encaminha à reportagem por meio de sua assessoria, a Aeronáutica informou que a empresa responsável pela obra ingressou com o pedido de liberação para construção do prédio em março de 2022, mas a resposta foi negativa.

“Até o momento, o projeto não atende aos requisitos exigidos, uma vez que a altura proposta da edificação viola a superfície limitadora de obstáculos do aeroporto. O processo recebeu parecer desfavorável e foi solicitado à empresa o ajuste do projeto, conforme a altura permitida naquela localização”, diz a nota.

Já a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Salgado Filho, afirmou que “está confiante de que a Prefeitura conhece e irá considerar o Plano de Zona de Proteção do Aeródromo em suas decisões”.

Contudo, a incorporada informou que vai ingressar com um pedido de liberação da construção com a alegação de que o projeto tem interesse público.

A Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) ressalta que a decisão a respeito da liberação é de responsabilidade da Aeronáutica e que a altura limite do imóvel dependerá de sua localização no 4º Distrito.

No entanto, a pasta acredita que o empreendimento pode vir a ser liberado, ainda que possa ter a altura revisada. “Há áreas atingidas pelo cone de aproximação do Aeroporto Salgado Filho, mas em pontos próximos ao Centro Histórico, será possível erguer prédios mais altos. Quando é realizado o protocolo para um projeto de empreendimento na área, anexa-se um pedido de interesse público. A aeronáutica então, avalia o pedido com outros critérios”, diz a nota.

Lucas Bertelli Fogaça, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS e piloto comercial entre 1999 e 2015, acredita que o prédio terá potencial de interferir no tráfego aéreo que chega e sai do Aeroporto Salgado Filho.

O professor explica que as regras do setor começaram a ser implementadas pela Organização da Aviação Civil Internacional, órgão das Nações Unidas, e versam sobre praticamente todos os detalhes que afetam o tráfego aéreo e os aeroportos, desde como deve ser a sinalização na pista até qual a altura que a grama deve ser cortada para reduzir espécies de animais (como aves) que possam interferir em um voo. Uma das principais regras é justamente sobre o entorno dos aeroportos (a zona de proteção do aeródromo).

“O ponto central é a pista e, do ponto onde a pista começa, projeta-se como se fosse um cone, que vai subindo do ponto onde aeronave toca o chão para as laterais, que tem que ser uma área desobstruída. E desobstrução envolve tudo o que possa provocar interferência eletromagnética ou física mesmo, em que o avião possa vir a bater ou que possa provocar algum tipo de problema”, explica Fogaça.

Ele destaca que, à primeira vista, a construção de um prédio de 130 metros a 5 km do aeroporto pode não parecer representar uma grande interferência. No entanto, considerando que a aviação precisa operar com níveis de precisão altíssimos, os gabaritos de segurança precisam contemplar tanto erros de equipamento, quanto humanos durante a operação, mesmo em condições de tempo ruim.

“O projeto desse empreendimento está numa região que é bem crítica para a manobra visual das aeronaves que estão chegando e saindo do aeroporto. É uma região bem complicada porque fere a zona de proteção do aeroporto, que é justamente a região mais sensível para obstáculos, porque as aeronaves precisam curvar para pista em descida. Nesta região, eventualmente tem que se pedir para remover torres de celular, ou outros obstáculos quando são construídos sem permissão, para não afetar esses gabaritos de segurança”, explica.

Outro fator preocupante, na avaliação do professor, é a abertura para um fim das restrições nesta área de proteção, potencialmente abrindo as portas para que novos empreendimentos com altura semelhante ou superior possam ser construídos na região e, consequentemente, aumentando o número de obstáculos para as aeronaves. “Quanto mais altas as estruturas construídas ali, mais restrições teremos na circulação aérea próxima àquele setor”, afirma o professor.

A presença destes obstáculos seria um problema especialmente em dias de nevoeiro e de baixa visibilidade, avalia Fogaça.

“A gente pensa num dia de céu azul, com tudo bonito, o avião operando com um nível de precisão máximo, que é o usual na indústria, mas o gabarito de segurança do aeroporto precisa ter margens relativamente conservadoras para que a gente consiga homologar o pouso de precisão, para que o avião possa chegar bem perto do chão e pousar mesmo com o tempo ruim”, diz. “Hipoteticamente, se um piloto pudesse baixar, por exemplo, até 100 metros de altura para avisar a pista em razão de um nevoeiro, em uma região com obstáculos, ele vai conseguir baixar até só até 200 metros porque existe um obstáculo naquela região, o que pode ser a diferença entre conseguir pousar e ter que ir para outro aeroporto. E, em uma situação extrema, se o obstáculo estiver bem na reta de aproximação, talvez não se consiga uma aproximação direta e tu não pode mais fazer o pouso de precisão, vai ter que ser só um pouso de não precisão, que deixa o avião mais alto em relação ao solo e depende de melhores condições de tempo para permitir o pouso, porque ele não vai poder estar alinhado com a pista ou com a trajetória de saída”, complementa.

Ele avalia, então, que, embora essas autorizações sejam possíveis de serem articuladas, subir estruturas mais altas na região de proteção do aeroporto implica em uma escolha: a cidade precisará avaliar se as restrições adicionais que precisarão ser impostas na eficiência do aeroporto e do tráfego aéreo compensam ter as estruturas que deseja construir. “Em um cenário extremo, talvez Porto Alegre escolha por não conseguir condições tão boas para pouso com tempo ruim, ou mesmo uma redução na capacidade de pousos por minuto. Claro que seria um exemplo extremo, não estou falando especificamente dessa obra”, afirma.

Fonte: Sul21

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante