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Aeroporto de Umuarama-PR - UMU / SSUM

Ter Mar 07, 2017 1:38 pm

Reforma do aeroporto de Umuarama para receber linha aérea começa neste mês

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Com esforços da Prefeitura de Umuarama e apoio dos parlamentares que representam o Noroeste junto ao Governo do Paraná, a instalação da tão esperada linha aérea comercial para atender Umuarama e demais cidades da região avança. A previsão de início das obras de adequação do Aeroporto Orlando de Carvalho é este mês, com a parte que cabe à Prefeitura (movimentação de terras/ construção de aterro). Caso o cronograma seja cumprido sem atrasos, a expectativa de conclusão das edificações e recapeamento da pista é julho, para início das operações da Azul Linhas Aéreas ainda no segundo semestre de 2017.

O intervalo de cinco meses é tempo suficiente, também, para a homologação do aeroporto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Todos os projetos técnicos estão prontos e encaminhados. Os recursos estão praticamente certos, junto ao governo do Estado. Vamos investir R$ 7 milhões 644 mil, na maioria dinheiro a fundo perdido – ou seja, não vamos endividar a Prefeitura para realizar esse sonho da população de Umuarama e região, afinal a linha aérea poderá ser utilizada moradores de todas as cidades que integram a Amerios (Associação dos Municípios Entre Rios)”, informou o prefeito Celso Pozzobom.

A obra utilizará recursos do governo do Paraná, liberados por meio Secretaria de Infraestrutura e Logística, e emendas parlamentares aprovadas no Orçamento do Estado, apresentadas pelos deputados estaduais Fernando Scanavaca e Márcio Nunes. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República fornecerá mais de R$ 1 milhão em equipamentos.

“Como se trata de um processo amplo, que está seguindo várias etapas, podem surgir novas necessidades conforme forem realizadas as vistorias. Se for preciso mais investimentos, já temos o apoio da Agência de Fomento Paraná para algum financiamento complementar”, disse o secretário municipal da Indústria e Comércio, Douglas Bácaro. “O próximo passo é definir como será feito o processo licitatório pelo qual as empresas serão contratadas para os serviços. A licitação poderá ser feito pela Prefeitura ou diretamente pelo governo do Estado”, acrescentou o secretário.

Obras

Conforme os projetos, as obras previstas para o aeroporto de Umuarama incluem recapeamento (com uma camada de 5 cm de massa asfáltica) e ampliação da pista, que vai ganhar 74 metros de extensão e bolhas de manobra; adequações de regulamentos para atender ao avião modelo ATR 72600, a ser utilizado pela Azul para os voos regulares; ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves; adequação e ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros; ainda a construção de instalações para o Corpo de Bombeiros; implantação de nova cerca operacional de alambrado; montagem da estrutura e instalação da estação de rádio.

“O dinheiro foi assegurado para as obras, graças ao apoio dos nossos representantes junto ao governo do Estado e ao empenho pessoal do prefeito Celso Pozzobom, que vem avançando no projeto de colocar Umuarama na rota dos voos comerciais regulares. A Prefeitura já tem um acordo com a companhia aérea, que também receberá incentivos do governo do Estado. Estamos em contato constante com a equipe do secretário José Richa Filho (Infraestrutura e Logística) e com os organismos federais para agilizar o processo e Umuarama ao resto do Estado e ao país por linha aérea”, completou o prefeito Celso Pozzobom.
 
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Re: Aeroporto de Umuarama-PR - UMU / SSUM

Qua Jun 07, 2017 11:15 am

Umuarama espera governador para anúncio de verba para readequação do aeroporto

Em videoconferência realizada no último domingo na rede social Facebook, Valdir Rossoni, secretário-chefe da Casa Civil, ressaltou a vinda do governador Beto Richa para Umuarama, nas próximas semanas. A visita é esperada pelas autoridades políticas locais, pois existe a possibilidade do governador anunciar recursos para o município, principalmente no setor de infraestrutura, como a readequação do aeroporto municipal.

A “live” do chefe da Casa Civil do Paraná foi realizada na noite de domingo, 04, e na conversa com os internautas, ele falou da sua passagem por municípios do Noroeste do Paraná. No mesmo vídeo, Rossoni ressaltou que no seu encontro com o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, foi conversado e acertado a visita do governador Beto Richa, porém o secretário ainda não tem conhecimento da data, que pode ser nesta ou na próxima semana.

Conforme Valdir Rossoni, será uma visita importante para o município, pois o governador vai falar da rodovia PR-323, como também destinar recursos na área de saneamento e infraestrutura. “Estive com o prefeito de Umuarama preparando essa visita. Não conversei com o chefe de gabinete do governador se vai ser nessa semana ou não. Mas está tudo organizado para ida de Beto Richa para Umuarama”, disse.

Em coletiva realizada no dia 30 de maio, o prefeito Celso Pozzobom ressaltou que esperava a vinda do governador para aquela semana, porém devido ao mau tempo a visita foi cancelada. Ainda na entrevista, Pozzobom argumentou que foi protocolado no governo estadual a solicitação de R$ 9 milhões para Umuarama e que R$ 5 milhões seriam investidos na readequação da pista do aeroporto municipal. Tal verba seria anunciada na visita do governador. “Essa conversa com o governador ficou bem alinhavada na reunião da PR-323 em Curitiba, só faltou ele anunciar o recurso”, ressaltou Pozzobom.

O prefeito ainda enfatizou que sem os valores do Estado, a readequação do aeroporto seria inviável com recursos próprios. “O valor de readequação da pista chegaria a R$ 8 milhões. A esperança é que o governador anunciasse a parceria na quarta-feira [Data em que estava marcada a última visita de Beto Richa para Umuarama]. Estamos com os recursos do município limitados e não consegos fazer sozinho”, exclareceu Celso.

O projeto do aeroporto já está aprovado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além disso a Companhia Azul também tem interesse em voar em Umuarama. “Só esperamos um sinal verde do governador. Toda a semana estamos em conversa com a Companhia Azul”, finalizou o prefeito.

Ponte e passagem

Além da verba para o aeroporto a comunidade de Umuarama espera que Beto Richa ainda libere valores que serão destinados para a ponte do jardim Espanha que liga a cidade com a PR-323, passagem essa que diminuiria o fluxo da entrada principal para Umuarama e a passagem que ligaria o bairro Dom Bosco e o Parque Bonfim. Outra expectativa da comunidade local e da região é que o governador anuncie medidas para a duplicação da rodovia PR-323.
 
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Re: Aeroporto de Umuarama-PR - UMU / SSUM

Seg Set 18, 2017 7:01 pm

Governador libera R$ 6,6 milhões para obras no aeroporto de Umuarama

O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, um protocolo para liberar R$ 6,6 milhões para reformas no aeroporto Orlando de Carvalho, em Umuarama, no Noroeste do Estado. Entre as obras previstas estão o recapeamento e a ampliação da pista e a adequação e a ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros.

“Esse investimento no aeroporto municipal de Umuarama é muito importante porque, além de possibilitar a Umuarama ter voos regulares, vai contribuir para um desenvolvimento mais intenso da cidade e de toda a região Noroeste, que é de suma importância para o Estado”, disse Richa. “O município está esperando uma linha comercial área faz muito tempo”, afirmou.

Ele lembrou que o Governo do Paraná está trabalhando em uma série de tratativas para ampliar a oferta de voos em todo o Estado. Em 2016, foi assinado um protocolo de intenções com a companhia Azul Linhas Aéreas para implantar o transporte aéreo regular em cidades ainda não atendidas pelo serviço, como Pato Branco, Guarapuava e Umuarama.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o governo estadual fez um plano aeroviário para levantar as necessidades dos aeroportos do Estado. “Estamos conversando com a União, com as administrações municipais e as companhias de transporte aéreo para suprir essas necessidades”, explicou o secretário.

ADEQUAR - Para que os aeroportos do Paraná recebam voos comerciais da companhia, precisam se adequar aos padrões técnicos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Não conseguiríamos fazer os ajustes no aeroporto de Umuarama sem a ajuda do governo estadual”, disse o prefeito de município, Celso Luiz Pozzobom. Com os recursos garantidos pelo Governo do Estado, o município agora abrirá concorrência pública para contratar uma empresa que será responsável pela obra.

PONTE - Além de recursos para o aeroporto, o governador também repassou mais R$ 2 milhões para Umuarama, que serão utilizados para a compra de vigas para duas pontes do município e para custeio na área de saúde.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni e os deputados estaduais Fernando Scanavacca, Marcio Nunes e Jonas Guimarães.
 
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Re: Aeroporto de Umuarama-PR - UMU / SSUM

Sáb Jan 12, 2019 2:19 pm

Aeroporto de Umuarama está a caminho de receber linha comercial

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou na quinta-feira (10) o Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso, de Pato Branco, sudoeste do Paraná. A data marcou também a chegada do primeiro voo da empresa Azul Linhas Aéreas, partindo de Curitiba, que fará operações semanais atendendo o sudoeste paranaense e o noroeste de Santa Catarina.

A expectativa é de que o aeroporto Orlando de Carvalho, em Umuarama, seja o próximo a receber linha comercial. A previsão é de que as obras no aeródromo da cidade sejam concluídas até o final de março. A pista e outras melhorias já foram concluídas. Agora acontece a reforma e ampliação da Estação de Embarque e Desembarque de Passageiros e outras obras para receber passageiros.

O aeroporto de Umuarama foi contemplado com R$ 5,5 milhões do Governo do Estado, para pavimentação asfáltica, recapeamento, drenagem, serviços complementares (alambrado, grama e pavimento em paver) e sinalização horizontal.

Após a reforma e adequação estrutural será iniciado o processo de certificação, que demandará uma série de planos e programas a serem elaborados e certificados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Pato Branco e Toledo

Em Pato Branco, o Governo do Estado investiu R$ 2,87 milhões na pavimentação asfáltica, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, área de escape, pátio de manobras e pista de taxiamento. O Estado também ofereceu incentivos fiscais para a operação da Azul no município.

O Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, de Toledo, começou a operar uma linha da Azul na quarta-feira (9), inicialmente com um voo semanal para Curitiba.

Incentivo

A linha da Azul no aeroporto de Pato Branco e de Toledo está dentro do programa de incentivo do Governo do Paraná para ampliar a oferta de voos regionais no Estado.

O Governo reduz o ICMS sobre o querosene de aviação em dois pontos percentuais a cada nova rota criada nos aeroportos do Paraná. O incentivo fiscal diminui os custos com o combustível, que é um dos grandes gastos das empresas aéreas. O incentivo fiscal vai até o limite de 8% e pode beneficiar todas as companhias interessadas em operar novas rotas do Paraná.

“Estamos conversando com outras empresas aéreas, como a Gol e a Latam, para que elas possam aumentar o número de voos no Paraná”, disse Ratinho Junior.

O primeiro aeroporto beneficiado foi o de Ponta Grossa (Campos Gerais), onde a Azul começou a operar em outubro de 2016. Além de Pato Branco e Toledo, também está na rota o Aeroporto de Umuarama, no Noroeste.

Fonte: O Bendito
 
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Re: Aeroporto de Umuarama-PR - UMU / SSUM

Qui Ago 20, 2020 12:49 pm

Reformas no Aeroporto vão garantir voos comerciais em Umuarama

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A transformação do Aeroporto Municipal de Umuarama em um espaço de voos comerciais é uma salada de letras: Sescinc, RESA, SSUM e EMS-A. As siglas compõem parte do que há de mais moderno e necessário na aviação civil e dizem respeito a novas estruturas e equipamentos que vão ajudar o Orlando de Carvalho a alcançar, finalmente, um lugar no mapa regular do transporte aéreo brasileiro.

Após cerca de dois anos em obras e R$ 18 milhões aportados em alvenaria e equipamentos, as obras no Aeroporto Municipal estão prestes a acabar. A revitalização do espaço vai permitir pousos e decolagens das aeronaves da Azul Linhas Aéreas e facilitar o contato dos moradores do Município, distante 555 quilômetros de Curitiba e 520 quilômetros de Campo Grande (MS), a capital mais próxima, com qualquer lugar do mundo em poucas horas.

Essa conquista é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal. As primeiras mudanças foram na regularização da pista de pouso e decolagem e com o tempo foram adquiridos novos equipamentos para controle de condições de voo e ampliado o terminal de passageiros.

“A presença do Aeroporto de Umuarama no mapa da aviação nacional é estratégica para o Paraná” diz o governador Carlos Massa Ratinho Junior. De acordo com ele, a cidade é um polo estudantil e industrial fundamental para o Estado e essa nova conexão vai ampliar as possibilidades de comércio e investimento para toda a Região Noroeste. “Além disso, esse Aeroporto vai potencializar a malha aérea do Paraná, que hoje é robusta, conectada, moderna e vetor de geração de empregos”.

De acordo com a Prefeitura, as obras no Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho devem ser entregues em setembro, restando apenas a instalação das sinalizações internas e de alguns móveis e itens acessórios como lixeiras, wi-fi e insulfim. Antes da reforma esse Aeroporto era acanhado, voltado para a aviação particular, e, com as mudanças, ganha corpo para ser Regional. Atualmente, ele é usado regularmente por 25 aeronaves pequenas que ocupam os 13 hangares do local.

“Entramos na reta final da revitalização. A obra está quase pronta e agora falta acertar detalhes do Plano de Voo, que ainda tem alguns obstáculos para que as empresas possam operar na cidade”, destaca o diretor aeroportuário de Umuarama e um dos responsáveis pelo projeto, André Coladine.

“Umuarama é um dos Municípios mais distantes da Capital e essa nova estrutura vai atender toda a Região, além do fluxo do Mato Grosso do Sul e do Paraguai. Aeroporto significa integração, desenvolvimento e inúmeras possibilidades para diversificar a economia”, afirma Coladine.

As obras englobaram a revitalização e ampliação do Terminal de passageiros; recapeamento e deslocamento da pista para atender as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); modernização do pátio de manobras das aeronaves; novos equipamentos, como Raio-x, esteira para bagagens, circuito de câmeras e uma estação meteorológica; e a construção de uma unidade para atendimento emergencial de bombeiros aos passageiros, exigência do Ministério de Infraestrutura e da Aeronáutica.

“É um Aeroporto completamente novo em cima de uma estrutura velha e que tem capacidade para operar voos comerciais em qualquer horário do dia. Conheço esse Aeroporto desde criança e é uma conquista imensurável para a cidade. Ganhamos em termos de estrutura, segurança e conforto para os passageiros”, afirma André Coladine.

NOVO TERMINAL – O novo Terminal de Passageiros conta com cafeteria, uma sala reservada para reuniões, uma nova área com check-in e despacho de bagagens. Ele era 2,5 metros menor em largura e foi ampliado nas duas pontas para separar com segurança e comodidade o embarque do desembarque. Também foram implementadas novas orientações visuais e um sistema de CFTV para segurança dos usuários.

Foi criada uma sala de espera para acomodar 70 passageiros em longarinas (tradicionais cadeiras dos aeroportos) financiadas pelo Estado com climatização e wi-fi. A SAC também doou um sistema de Raio-X para as bagagens e as pessoas. Já a sala de desembarque conta com uma esteira elétrica e espaço mais amplo para circulação com as malas.

Na parte externa, voltada para a pista, foi instalado um letreiro de comunicação visual com o nome e o sobrenome do Aeroporto. É onde começa a tomar forma a sopa de letrinhas. Umuarama será identificada na aviação comercial pela sigla SSUM, correspondente ao que CWB significa para quem utiliza o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Para completar esse espaço a Prefeitura adquiriu novos transformadores e geradores de energia, além de uma caixa d’água de 20 mil litros.

SESCINC – O prédio do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc), que não existia, conta com uma garagem para um caminhão-pipa, dormitório, banheiro, sala de treinamento e setor administrativo. A estrutura é uma exigência da Legislação que regulamenta a Aviação Brasileira e ajuda a dar mais segurança aos usuários.

Quem vai operar o Sescinc é um corpo de guardas municipais capacitados para atendimentos emergenciais e combate a incêndios. São os mesmos que vão trabalhar no Raio-X. Eles foram treinados e receberam certificados válidos até julho de 2021.

Esse espaço está recheado de equipamentos de primeira linha. O destaque visual é para o caminhão-pipa recebido de um convênio com o governo federal, além dos trajes especiais dos bombeiros, que variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil, e o kit com cilindro e máscara que custa cerca de R$ 10 mil.

PISTA – Já as intervenções na pista envolveram recape, ampliação e deslocamento de lugar. Ela tem 1.430 metros de comprimento (houve aumento de 30 metros) por 30 metros de largura e foi reposicionada de maneira a deixar as faixas laterais com 75 metros de cada lado, norma fundamental para a transformação em estrutura para aviação comercial.

Também foi implementada uma RESA (área de segurança de fim de pista) na cabeceira de 90 metros de comprimento por 60 metros de largura. O solo é de terra. Essa é uma medida e segurança para os pilotos e pode ajudar a evitar acidentes. O recape foi feito com uma camada de seis centímetros de asfalto em cima da camada existente.

A pista também foi pintada e recebeu balizamento, novas canoplas e soquetes para as luminárias, além de um sistema de drenagem para escoamento das águas das chuvas. O próximo passo é um PAPI (Precision Approach Path Indicator), jogo de lâmpadas que será instalado na cabeceira da pista para pouso de precisão, que tem custo de cerca de R$ 800 mil.

O pátio de manobras foi ampliado em, pelo menos, um quarto e o piso recebeu uma camada de 12 centímetros de concreto e orientação visual (marcações de posicionamento de aeronaves). A área externa também ganhou uma speed dome (câmera de alta resolução) e um novo sistema de iluminação que “transforma a noite em dia” para eventuais voos noturnos.

A última sigla da renovação da área também foi um presente tecnológico para o aeroporto. A Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) está instalada ao lado da pista e gera informações automáticas diretamente para os pilotos, o que garante economia para a administração do aeroporto, que não precisa dispor de um operador de pista. Ela conta com placas solares, cerca e um sistema de alarme.

Essa estação meteorológica veio de um lote de doações do governo federal. O custo unitário é de cerca de 550 mil euros e a fabricação é finlandesa. O aparelho transmite informações como pressão atmosférica, direção e intensidade do vento, umidade, visibilidade, teto e tipo de nuvem que cobre a pista. O piloto recebe o relatório via rádio frequência em português e inglês.

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Com a aprovação do Plano de Zoneamento, último passo antes da liberação, a administração municipal vai solicitar um estudo da carta de aproximação por instrumento para ter um Rnav na pista para operar por instrumento. O aparelho permite a uma aeronave percorrer uma trajetória específica entre dois pontos definidos tridimensionalmente no espaço.

“Falta muito pouco para todas as liberações. O aeroporto municipal ganhou robustez para disputar voos comerciais com outras cidades do Interior do Paraná. As obras levaram em consideração todos os detalhes necessários para garantir segurança, conforto e condições logísticas de tráfego”, destaca o engenheiro civil André Luiz Biancardine de França, fiscal da obra.

ACESSO – Se ainda existe um senão é o acesso ao aeroporto, que é feito por uma via vicinal na PR-323, próximo ao Trevo do Gauchão. O objetivo do Governo do Estado nos próximos meses é incluir um caminho direto da rotatória até o estacionamento do Orlando de Carvalho, permitindo acesso seguro dos veículos.

A modernização deve acontecer concomitantemente com as obras de duplicação da rodovia estadual entre Maringá e Umuarama, que deve ser incluída no Novo Anel de Integração, a ser licitado já no próximo ano. A PR-323 é uma das principais ligações da região com Maringá e Londrina e a revitalização da via permitirá mais segurança a moradores e ao setor comercial.

“Umuarama é uma cidade muito importante para os nossos planos regionais e precisa dessa conexão aérea, até pela distância de outros centros. É um município que será impactado diretamente pelo novo Anel de Integração, o que significa transformação dupla, nos modais aéreo e rodoviário”, arremata o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “As perspectivas são muito boas para os próximos anos”.

Malha aérea do Paraná recebe investimentos e amplia capacidade

Os Aeroportos paranaenses estão se transformando em ritmo muito acelerado com o apoio do Governo do Estado e do governo federal. Há obras em Umuarama, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, além da aguardada retomada dos voos do programa Voe Paraná, que conecta cidades médias do Interior com a Capital. Para 2021 também há expectativa da concessão de quatro aeroportos para a iniciativa privada.

O ano de 2019 foi especial para a aviação regional no Estado com o início do maior programa de conexão do Paraná (Voe Paraná) e a inauguração de novos aeroportos. Foram estabelecidas dez novas conexões (Guaíra, Telêmaco Borba, Cianorte, Cornélio Procópio, União da Vitória, Paranaguá, Francisco Beltrão, Arapongas, Paranavaí e Campo Mourão) entre Curitiba e o Interior e iniciados voos comerciais em Toledo, Guarapuava e Pato Branco. O Estado saltou de 6 aeroportos com voos regulares em 2018 para 19, crescimento de 216%.

Ao mesmo tempo foram aceleradas obras importantes. O Aeroporto de Cascavel está pronto, restando apenas algumas documentações. A obra envolveu mais de dez contratos e cerca de R$ 38 milhões. O Governo do Estado participou disponibilizando recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), administrado pelo Paranacidade e pela Fomento Paraná. Há, ainda, recursos federais a fundo perdido (R$ 2,3 milhões), da Itaipu Binacional e verba municipal. Cerca de 80 funcionários foram empregados diretamente ao longo do último ano.

A intervenção completa engloba a revitalização e duplicação de 2,2 quilômetros da Avenida Itelo Webber com novo sistema de iluminação; seis quilômetros de cerca; estacionamento para 398 automóveis; sistema de drenagem da água da chuva do sítio aeroportuário; novo pátio de estacionamento das aeronaves com piso de concreto; iluminação em LED; um novo terminal de passageiros com cinco portões e dois pavimentos; dois fingers; mobiliário aeroportuário, equipamentos de informática e novas esteiras; deslocamento dos nove hangares particulares para uma nova área dentro da faixa de segurança; e demolição da estrutura atual, construída nos anos 70.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas está com obras a pleno vapor na ampliação da pista para 2,8 mil metros, 605 metros a mais que a atual. Foram destinados R$ 53,9 milhões para o projeto, que permitirá que o terminal receba voos de maior porte, reforçando a vocação turística do município. Cerca de 80% do investimento é da Itaipu Binacional.

Em Maringá os investimentos do governo federal englobam reforma no terminal, ampliação e recuperação das taxiways, ampliação e reconstrução de pátio de aeronaves e reforma e ampliação da seção contra incêndio. Estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 88 milhões, dos quais R$ 82,7 milhões são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil.

Em Ponta Grossa serão investidos R$ 35 milhões para a construção de um novo terminal de passageiros próximo ao atual (que deverá ficar apenas para voos executivos), a construção de uma nova taxiway (que liga a pista até o terminal de passageiros), e a ampliação do pátio de manobra para as aeronaves, a qual poderá receber, futuramente, aviões a jato.

E no ano que vem ainda serão repassados para a iniciativa privada, em um dos lotes da concessão do governo federal, quatro terminais: São José dos Pinhais, Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu. O valor de outorga do Bloco Sul será de R$ 133,4 milhões e já há um compromisso para a construção da terceira pista no Aeroporto Afonso Pena, possibilitando pousos e decolagens de aviões maiores, atendendo demanda histórica do setor empresarial paranaense.

Fonte: Governo do Paraná

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