Qua Fev 07, 2018 12:22 pm
Novo aeroporto de Vitória está com 98% das obras concluídas
A obra do novo aeroporto de Vitória está 98% concluída, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A previsão é que tudo fique pronto até o fim de março deste ano. A obra, que tinha prazo inicial de entrega para setembro de 2017, já está 132 dias atrasada.
O atual aeroporto foi o segundo mais mal avaliado no país, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Veja o andamento de cada setor da nova obra, segundo informações da Infraero:
- Terminal de passageiros: encontra-se em fase de testes das instalações elétricas e eletrônicas, montagem final das esteiras, mobiliários e acabamentos.
- Taxiways: já receberam a última camada do pavimento.
- Nova pista de pouso e decolagem: foi executada 100% de sua extensão, restando apenas a conclusão da capa do pavimento, que encontra-se em execução.
- Luminárias e placas de sinalização nas pistas: estão sendo instaladas.
- Pontes de embarque: estão em testes.
- Acesso viário ao novo terminal de passageiros integrando-o à Avenida Adalberto Simão Nader: encontra-se em pavimentação.
Serão ainda iniciados os serviços de sinalização horizontal e vertical no pátio de aeronaves, pistas e acessos.
Prazos
Desde que a obra foi retomada, em 2015, a primeira data para terminar era setembro de 2017, promessa que não foi cumprida. O motivo foi a construção de um novo acesso ao aeroporto, pela avenida Adalberto Simão Nader.
A entrega da parte nova do aeroporto ainda em 2017 havia sido confirmada em maio deste ano pelo diretor comercial da Infraero.
Depois disso, um novo prazo foi dado: 25 de dezembro, mas, de novo, a obra não foi entregue na data. A Infraero informou, na época, que o novo atraso é culpa das últimas chuvas e que tudo fica pronto no fim de março deste ano.
Quando a obra ficar pronta, a Agência Nacional de Aviação Civil ainda precisa autorizar o início das operações. Segundo a Infraero, o novo aeroporto começa a funcionar até o final de março. Uma obra que se arrasta há 13 anos.
Obra
As obras realizadas no aeroporto englobam a construção de um novo terminal de passageiros e nova pista, e prometem ampliar a capacidade de circulação de pessoas em 154,5% por ano.
Hoje, o aeroporto da capital do Espírito Santo tem capacidade para atender a no máximo 3,3 milhões de passageiros por ano. Com o novo aeroporto, serão 8,4 milhões de passageiros por ano.
A obra é de responsabilidade do governo federal. Ao todo, o investimento é de R$ 523 milhões e 500 mil.
Mal avaliado
O Aeroporto de Vitória é o segundo mais mal avaliado no país de acordo com os próprios passageiros, divulgou a Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério dos Transportes.
A pontuação na Pesquisa de Satisfação do Passageiro foi 3,85, em uma escala de 1 a 5. Vitória obteve pontuação inferior à recomendada pelo Governo Federal, que estabelece a nota 4 de média.
Nova opção para transporte de cargas
O terminal de cargas (Teca) do Aeroporto de Vitória passou a oferecer uma nova opção para o transporte de cargas.
O Teca recebeu, na quinta-feira (1°), o voo inaugural do cargueiro 737-400F, da companhia aérea Modern Logistics, com capacidade para 20 toneladas, que fará um voo diário entre São Paulo e Vitória.
O voo será oferecido no terminal pelos próximos 30 dias. A expectativa é atrair empresas para aderir à nova rota.
Atualmente, cerca de 33% das cargas recebidas no aeroporto de Vitória vêm de São Paulo e Rio de Janeiro pelo modal rodoviário até o Espírito Santo.
Segundo dados da Infraero, apenas 17% de todo carregamento destinado ao Espírito Santo chega por avião no Aeroporto de Vitória. De acordo com o gerente de Negócios em Logística de Carga do aeroporto, Ezequiel Ferreira, cerca de 1,5 mil tonelada em cargas que têm a capital capixaba como destino final chegam pelos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Galeão.
“Esse transporte de mercadorias, cujo valor estimado é da ordem de R$ 1,3 bilhão, poderia ser feito pelo modal aéreo para Vitória, reduzindo custos com escolta armada e ganhando em competitividade. Com esse novo voo e nossos canais de atendimento, podemos apresentar as melhores soluções para quem pretende utilizar o aeroporto”, avalia o gerente Ezequiel. Em 2017, o Teca de Vitória processou um total de 3,5 mil toneladas, quantidade 38% maior do que a registrada em 2016, que foi de 2,6 mil toneladas.
Fonte: G1