Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Belém-PA - BEL / SBBE

Dom Fev 19, 2017 1:53 pm

Infraero vai refazer serviço de ranhuras na pista do aeroporto de Belém

Imagem

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) abriu licitação para contratar serviços de ranhuras no pavimento das pistas de pouso e decolagem do aeroporto Val-de-Cans de Belém, no Pará. O valor estimado da obra é superior a R$ 3 milhões. Quando chove, a pista é considerada perigosa por muitos pilotos. Segundo Mateus Ghisleni, diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), há “vários reportes de que a pista encontrava-se escorregadia quando molhada”. Ghisleni diz que, em 8 de junho de 2014, dois meses após ter sido concluída a última manutenção das ranhuras, uma aeronave da TAP saiu da pista durante o procedimento de alinhamento para a decolagem, por ter escorregado sobre a pista.

Em maio de 2016, a TAP finalizou relatório a respeito do incidente com recomendações à Infraero. O documento informa que a pista “fica facilmente contaminada com água acumulada em caso de chuvas fortes ou continuadas”.

Empresas como a Gol e a TAM proibiram a operação de suas aeronaves nessas condições, de acordo com a SNA. Em setembro de 2016, foi emitido um aviso pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado à Aeronáutica, de que estariam “proibidas as operações de aeronaves na pista 06/24 em caso de pista contaminada ou decorrência de chuva moderada ou forte”.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Belém-PA - BEL / SBBE

Qui Mar 16, 2017 9:49 pm

Infraero inicia obras de grooving na pista principal do Aeroporto de Belém

Foram iniciados nesta quarta-feira (15/3) os serviços para implantação de grooving (ranhuras que auxiliam no escoamento de água) na pista principal de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA). As obras, com prazo de conclusão estimado para a segunda quinzena de abril, serão executadas entre o primeiro e segundo terço da pista (de 900 m a 1250 m), com o objetivo de aprimorar o escoamento de água da pista e reforçar a segurança das operações.

Os trabalhos receberão investimentos de R$ 361,9 mil, sendo realizados no horário de 6h30 às 11h30, conforme o planejado junto aos órgãos e empresas aéreas envolvidos na ação.

A pista principal do Aeroporto de Belém conta com 2800 metros de comprimento por 45 metros de largura. O Val-de-Cans conta também com uma pista auxiliar, de 1830 metros de comprimento por 45 metros de largura, que é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber as operações regulares do aeroporto, de forma que a aplicação do grooving na pista principal não interferirá na programação de voos durante o período dos trabalhos.

Em 2016, o aeroporto registrou 3.282.513 embarques e desembarques e 40421 pousos e decolagens.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Belém-PA - BEL / SBBE

Qua Abr 12, 2017 2:33 pm

Aeroporto de Belém apresenta crescimento de passageiros e carga no primeiro trimestre de 2017

O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) apresentou, neste primeiro trimestre de 2017, um crescimento de 9,3% no movimento de passageiros em comparação com o mesmo período de 2016. Foram 876,4 mil embarques e desembarques contabilizados nos três primeiros meses do ano.

Esse incremento vem sido percebido desde novembro de 2016, atingindo em março 270,6 mil embarques e desembarques, com 12% de aumento em relação a março de 2016. O movimento de passageiros domésticos cresceu 9,64% no primeiro trimestre, e o movimento de passageiros internacionais cresceu 1,5%, em relação ao mesmo período de 2016.

A movimentação no Terminal de Logística de Carga (Teca) do aeroporto também registrou crescimento neste primeiro trimestre de 2017, apresentando aumento 32%. Foram 226 toneladas de carga contra 166 t no mesmo período de 2016.

O destaque na movimentação de cargas foi para o setor de Importação, que movimentou 60 toneladas no primeiro trimestre de 2017 – contra 35 toneladas no mesmo período de 2016, representando um crescimento de 71%. O principal fator para esse incremento foi o volume das importações de partes, peças e equipamentos para o setor de mineração e metalurgia do Estado do Pará.

A exportação também, apresentou bom desempenho no primeiro trimestre de 2017, quando foram movimentadas 166 toneladas – contra 140 toneladas no mesmo período de 2016. Neste caso, o incremento foi de 18%, com destaque para as exportações de bexiga de peixe e polpa de frutas.

Para Fábio Rodrigues, superintendente do aeroporto, a retomada do crescimento demonstra que a infraestrutura está apta a demanda existente, tanto de passageiros quanto de cargas. “O Aeroporto Internacional de Belém está dimensionado para fazer circular, com conforto, mais de 7 milhões de passageiros por ano, o que demonstra que temos espaço para o restabelecimento de voos que deixaram de existir, caso esse caminho de crescimento se confirme”, destacou.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Belém-PA - BEL / SBBE

Seg Set 04, 2017 12:20 pm

Aeroporto de Belém é certificado pela Anac

O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans recebeu a certificação operacional de aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Portaria nº 3.008 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º/9).

O certificado operacional de aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro. Com a certificação, a agência reguladora orienta os operadores de aeroportos na análise dos riscos envolvidos em suas atividades, além de demonstrar o nível de segurança operacional a ser atingido.

“O Aeroporto Internacional de Belém segue em passos firmes no caminho de melhorias no atendimento a todos seus usuários. E a certificação operacional reforça a confiabilidade nas condições de infraestrutura disponíveis, além de assegurar a plenitude da operação do aeroporto, sem qualquer tipo de restrição. É um gigante incentivo para o incremento das operações em nossa cidade, o que traz consigo o impulso a negócios, novos investimentos fortalecendo a economia e o turismo na região.” afirmou o superintendente do terminal, Fábio Rodrigues.

A certificação operacional destaca ainda que o Aeroporto de Val-de-Cans está pronto para realizar operações mais exigentes com as aeronaves que pretendam partir ou chegar de Belém, além de sinalizar a possibilidade de aumento do número de operações na capital paraense.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes