Sex Mar 24, 2017 1:53 pm
Aeroporto de Jeri busca certificação da Anac
Com previsão de entrega para o dia 31 deste mês, segue a todo vapor a conclusão das obras de construção do aeroporto de Jijoca de Jericoacoara, localizado no Município de Cruz, no Norte do Estado. O trabalho está em fase de conclusão, no que se refere ao terminal de passageiros e serviços, consideradas obras civis, além da instalação dos equipamentos que acompanham a estrutura das pistas de pouso, decolagem, taxiamento de aeronaves e pátio. Homologado para o tráfego de aeronaves da aviação geral, desde março do ano passado, o aeroporto busca agora sua certificação, expedida pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).
O importante documento de avaliação da infraestrutura do aeroporto permitirá a operação de voos por empresas aéreas regulares para a região. Para tanto, a ANAC enviou uma equipe técnica que realiza, desde a última segunda-feira, 20, um criterioso levantamento das condições operacionais do aeroporto, que o habilitará a receber voos comerciais. O trabalho de inspeção se estende até à noite, quando é feita, também, a verificação do balizamento noturno das aeronaves e do acionamento do grupo gerador de energia, em caso de apagão, o que deverá ser resolvido em até trinta segundos, caso isso ocorra.
A avaliação, finalizada nessa quinta-feira (23), gerará um relatório a ser divulgado posteriormente. Segundo o Cel. Paulo Edson Ferreira, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER) "até agora os especialistas têm elogiado as condições operacionais do Aeroporto de Jericoacoara. E até o momento, eles não nos apresentaram nada que não esteja de acordo com as normas regidas pela ANAC ou pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que promove, incentiva e estabelece padrões para a aviação civil internaciona";, disse.
Capacidade
Com uma pista para pouso e decolagem de 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura, além de mais 7,5 metros laterais para acostamento, o aeroporto possui classificação 62 pelo Número de Classificação de Pavimento (PCN, na sigla em Inglês), que certifica a resistência dos pavimentos dos aeródromos, levando em consideração o peso máximo admissível das aeronaves e a pressão máxima dos pneus dos aviões. A classificação internacional evidencia a capacidade para receber modelos de carga como o Boeing 767-600, aeronave que popularizou os voos transatlânticos, transportando de 200 a 300 passageiros.
Localizado nos limites entre os municípios de Cruz e Jijoca, com cerca de 22 quilômetros até a Vila de Jericoacoara, o aeroporto terá acesso asfáltico garantido, pelo distrito do Preá (Cruz) até a praia. "Com relação a passageiros, inicialmente, com a atual estrutura, teremos condições de receber até 600 mil pessoas por ano em voos regulares. Podendo chegar até mais de 1 milhão. Até porque, o aeroporto está situado numa região de grande apelo turístico nacional e internacional", diz o Cel. Paulo Edson Ferreira, que esteve reunido em fevereiro com o diretor de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, e com o presidente da agência de turismo CVC, Luiz Eduardo Falco.
Detalhes
Os encontros foram para discutir detalhes técnicos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para que o Polo Turístico de Jijoca, ao qual o aeroporto faz parte, possa receber voos regulares e charters a partir da primeira semana de abril, próximo. O assessor do DER informou, ainda, que já foi concluído o processo licitatório para aquisição, implantação e homologação das EPTA Categoria A - equipamento de comunicação, meteorologia e segurança de voo para o aeroporto. A empresa vencedora do certame tem tomado providências para que os equipamentos sejam homologados até o dia 31 de março, atendendo assim as normas da ANAC.
Voo de inspeção
No dia 25 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) já havia realizado o voo de inspeção com a aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB, para homologação do Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI) do Aeroporto de Jericoacoara e a inspeção do RNAV, procedimento responsável por fornecer aos pilotos a trajetória por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea, além das rotas de aproximação para pousos e decolagens com operação de instrumentos (IFR) em SSVV em qualquer condição de tempo. O PAPI e o RNAV são itens obrigatórios, exigidos pela ANAC para a certificação e início da operação de voos regulares comerciais.
Com expectativa para iniciar suas operações ainda no mês de abril deste ano, mas sem uma data definida, o Aeroporto de Jericoacoara já sinaliza o atendimento de passageiros por meio de voos da Azul Linhas Aéreas, com itinerário saindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, com escala em Recife. Outra rota seria de Belo Horizonte (MG), passando por Recife e seguindo para Cruz, sem passar por Fortaleza. A aeronave tem capacidade para atender até 118 passageiros. Ainda segundo o Cel. Paulo Edson Ferreira," empresa responsável pela malha aérea fez um estudo e entendeu que o turista que vem para Jericoacoara não é o mesmo que opta por conhecer Fortaleza".