Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Jericoacoara-CE - SJJD

Qui Jul 13, 2017 12:26 pm

Aeroporto de Jericoacoara recebe certificação operacional para receber voo comercial regular

O Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa recebe hoje certificação operacional para receber voo comercial regular. A confirmação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O equipamento já recebe voo não regular.

A informação foi confirmada ontem pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), que esteve reunido em Brasília com o presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, e nos ministérios da Justiça, Saúde, Educação e Transportes. “O ministro Maurício Quintella (Transportes) informou que amanhã será publicada no Diário Oficial a certificação do aeroporto de Jericoacoara, em Cruz”.

Arialdo Pinho, secretário do estadual do Turismo, informou que, na primeira semana de agosto haverá reunião com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) para tratar de modificações em Jericoacoara. As medidas serão levadas à audiência pública antes de serem acordadas entre Governos do Estado e Federal (ICMBio) e as prefeituras de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim.

A Azul informa que se pronunciará sobre voos para Jeri após verificar a certificação. Latam diz que segue atenta às necessidades de demanda do mercado, mas não há voos previstos para o terminal até o momento. Gol e Avianca não atenderam as ligações.

Na viagem, Camilo discutiu em Brasília sobre restauração e manutenção das BRs, entre elas os trechos Quixadá/Banabuiú, Acaraú/Cruz, Várzea Alegre/Farias Brito, que estão danificados. Foi tratada da duplicação da BR-222, importante para logística do Porto do Pecém. “Ele (Quintella) dará Ordem de Serviço em agosto”, informa a deputada Gorete Pereira (PR), presente na reunião.

Na saúde, o Estado solicitou liberação de cerca de R$ 60 milhões. Foi requerido custeio para o Hospital de Quixeramobim, cujo montante será definido. “Pedi Samu em Crateús e foi concedido”, diz Gorete. Já na educação a demanda é por fazer novas obras e finalizar inacabadas. A ordem é fazer levantamento do que falta de recursos para término das construções. “Fiz pedido para construção de uma faculdade de Medicina em Maracanaú e deve incluir no edital de licitação que será lançado em 10 dias”.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Jericoacoara-CE - SJJD

Ter Set 05, 2017 12:28 pm

Crianças invadem pista de aeroporto de Jericoacoara para ver de perto um avião pela primeira vez

Duas crianças, de 11 e 12 anos, invadiram a pista de pouso do Aeroporto Regional de Jijoca de Jericoacoara na tarde de sábado, 2/9 , para ver de perto, pela primeira vez, um avião.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSDPS) informou que as crianças conseguiram entrar no local após passarem pela área de proteção localizada ao redor do aeroporto.

O caso inusitado ocorreu por volta das 15 horas. Os garotos foram retirados da pista por equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Após acionarem o Conselho Tutelar da cidade, as crianças foram encaminhadas às suas casa e entregues aos pais.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Jericoacoara-CE - SJJD

Qui Jun 14, 2018 11:11 am

Gol atua no aeroporto de Jericoacoara sem mecânico de aeronave alocado

A segurança de voo na Gol está em risco no Aeroporto de Jericoacoara (CE). Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), a empresa não tem mecânico de manutenção alocado na base.

De acordo com o Sindicato, um profissional é transportado de Guarulhos (SP) para fazer o abastecimento e, depois do procedimento, embarca de volta para São Paulo. Mas a parte crucial, que é o reboque realizado quando o avião pousa, é feito pelos funcionários de rampa da Suzuki, empresa de serviços auxiliares terceirizada pela Gol.

O parecer técnico é dado por Maciel Fogo, diretor do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) que atua como mecânico no Aeroporto de Campo Grande (MS) e visitou Jericoacoara. “O procedimento adotado pela Gol é irregular. Os companheiros de rampa não tem qualificação para fazer o reboque. Para este tipo de atividade, é necessário ter formação técnica na Escola de Aviação Civil. O nível de instrução deve atender os requisitos básicos que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) exige, como o RBHA, que é o Certificado de Homologação Técnica”, explica.

Sem retorno

A direção do SNA se reuniu com a gerente de Recursos Humanos da Gol, Priscila Ott, no dia 4 de maio, no Aeroporto de Congonhas (SP). O Aeroporto de Jericoacoara foi uma das principais pautas do encontro.

Segundo o Sindicato, a gerência da empresa solicitou prazo de 15 dias para apurar o caso e analisar a necessidade de um mecânico de aeronaves alocado no aeroporto. Porém, um mês depois, apesar das tentativas de contato do SNA, não houve resposta. “Vamos denunciar não apenas para os órgãos públicos, como para a agência seguradora das aeronaves, sob o risco de aumento no valor do seguro de cada uma delas. Quem sabe assim a empresa finalmente resolva a questão”, finaliza o Sindicato.

Fonte: CNTTL

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes