Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Cuiabá-MT - CGB / SBCY

Qua Fev 08, 2017 1:33 pm

Embarques e desembarques caem 15% no aeroporto Marechal Rondon

Imagem

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon diminuiu aproximadamente 15% no ano passado. O número de embarques e desembarques caiu de 3,3 milhões, em 2015, para 2,8 milhões em 2016. O decréscimo em Cuiabá ficou mais de duas vezes acima do registrado em todo o país.

Os dados foram divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) na última semana. Em 2016, foram realizados 1,42 milhões de embarques e 1,40 milhões de desembarques em Cuiabá. Há dois anos, foram 1,65 milhões de embarques e o mesmo número de desembarques.

Do montante geral, os voos regionais foram os que mais sofreram com o recuo. Do total, 794,9 mil embarques e desembarques em 2015 foram de operações regionais. Esse valor caiu para 466,2 mil no ano passado, o que representa uma queda de aproximadamente 41,3%.

Acompanhando o movimento de queda, porém com menos intensidade, os voos nacionais também foram afetados. Em 2015, foram calculados 2,4 milhões de embarques e desembarques de voos nacionais, enquanto no ano passado esse número baixou para 2,2 milhões, queda de aproximadamente 8%.

No Brasil inteiro, a queda na movimentação foi de 7%. No ano passado, foram registrados 104,3 milhões de embarques e desembarques no país, enquanto no ano anterior esse registro havia ficado em 112,3 milhões.

Setor

De acordo com presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (Abav/MT) e proprietário da agência Montreal Turismo, Joari Proença da Cruz, a diferença de mais de 470 mil embarques e desembarques entre os dois anos mostra que o setor não escapou das dificuldades que o Brasil tem sofrido.

“A crise política que o país está passando deixou o brasileiro muito mais pensativo sobre seus gastos. Então todo mundo repensou suas viagens e planejou melhor, dificilmente alguém viajou por impulso. E isso refletiu em todos os segmentos do turismo. Em Cuiabá nós vimos alguns hotéis fecharem por causa disso”, explicou.

Ele defendeu que o setor aguarda alguns progressos nesse ano de 2017, mas fez questão de ressaltar que o contexto internacional poderá influenciar a movimentação nos aeroportos do país.

“Nós acreditamos que a crise política e econômica brasileira deve melhorar. Mas nós estamos na expectativa sobre o governo Trump também. Hoje os Estados Unidos são um dos países de origem mais comum que visitam o Brasil e Mato Grosso. Então estamos atentos às medidas que ele deve tomar”, pontuou.

Oiram Gutierrez, empresário e presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur/MT), afirmou que questões de demanda foram analisadas pelas empresas aéreas e por isso também refletiram nos números finais.

“Houve um enxugamento da malha, o que gerou até a devolução de algumas aeronaves por parte de empresas como a Gol e a Tam. Com isso, acabou diminuindo o número de assentos também. Além disso, as pessoas pisaram um pouco no freio, com medo de comprar uma passagem mais cara e ser demitida depois, isso fez com que elas deixassem a viagem para depois”, lembrou.
Apesar das dificuldades, Oiram disse que o setor em Mato Grosso tem passado por uma boa fase. Ele argumentou que acredita que após a Copa do Mundo o estado conseguiu bons avanços, que tendem a aumentar com o passar dos anos.

“Apesar de alguns percalços, como alguns monumentos que não andam e que acabam indo para a Justiça, como é o caso da Salgadeira, o Governo [Estadual] tem avançado naquilo que pode avançar, como é o caso da infraestrutura. E isso ajuda muito o setor do turismo”, disse.

Oiram disse que os representantes do turismo estão confiantes em um ano melhor, já que alguns indicativos apontam para esse caminho. “Esse mês de janeiro foi muito melhor do que o ano passado e até nos surpreendeu. A nossa perspectiva é que o crescimento durante o ano talvez acabe alcançando os dois dígitos, caso essa movimentação desse início de ano continue. Nós acreditamos nisso por causa de situações como a quantidade de feriados prolongados que terão esse ano, também. Em anos assim, as vendas sempre aquecem um pouco”, argumentou.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto Internacional de Cuiabá-MT - CGB / SBCY

Sáb Fev 25, 2017 1:15 pm

Voo direto para o RJ é cancelado de última hora e cuiabanos perdem parte do carnaval

Imagem

O que era para ser um vôo rápido para o Rio de Janeiro no início deste sábado de carnaval acabou virando uma dor de cabeça ao longo de toda a madrugada para os passageiros do vôo 3417 da companhia Latam. A previsão era que a aeronave partisse às 3h45 de Cuiabá, mas somente na hora do check-in os usuários descobriram que o vôo havia sido cancelado.

De última hora, os passageiros começaram a ser remanejados para outros vôos. Alguns foram encaminhados para hotéis e tiveram suas partidas remarcadas para o período da manhã. Outros foram encaixados em aeronaves que decolariam dentro de poucas horas e receberam R$ 20 para alimentação.

As informações apresentadas, segundo os passageiros, foram desencontradas. A empresa alegou que a aeronave não estava em Cuiabá, mas funcionários de outras companhias contaram que o problema foi a falta de tripulação, uma vez que os pilotos que iam assumir o voo estavam em jornada de trabalho superior a 8 horas.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Cuiabá-MT - CGB / SBCY

Seg Mai 08, 2017 10:53 pm

Inauguração das novas alas do aeroporto está prevista para esta semana

Os últimos detalhes para a inauguração das novas alas (A e B) do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram tema de reunião na Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), na última semana. A discussão envolveu representantes da pasta, da superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), do município de Várzea Grande e do Consórcio Marechal Rondon, responsável pela obra.

O Governo do Estado inaugura a parte nova do Marechal Rondon na próxima terça-feira (09.09), dia em que se comemora o aniversário de 269 anos do Estado de Mato Grosso. A entrega contempla os setores de embarque e desembarque doméstico e embarque internacional do aeroporto.

Durante a reunião, a superintendente da Infraero em Mato Grosso, Bárbara Antônia dos Reis Netto, repassou ao deputado Wilson Santos, secretário afastado das Cidades, ao secretário-adjunto das Obras da Baixada Cuiabana, Josemar Araújo, e empresários do consórcio os itens que precisam de acabamento. Ela pediu cumprimento do cronograma da obra, prevista para ser concluída em sua totalidade em agosto de 2017. Dentre os pontos estão ar-condicionado, forro e pontes de embarque (fingers), balcões da Polícia Federal, entre outros.

Apesar das ponderações quanto aos serviços, a superintendente destacou que os avanços em relação à estrutura do terminal já começaram a ser notados pelos passageiros que circulam pelo aeroporto, principalmente no que se refere à climatização. “A percepção do usuário está mais positiva com a melhora do sistema de climatização”, pontuou ela.

O deputado Wilson Santos, que assumirá novamente a Secid ainda nesta semana, disse que a meta do governador Pedro Taques é colocar o aeroporto entre os melhores do país, após a conclusão total da obra. A inauguração das novas alas é o primeiro passo. “Para se ter uma ideia, com o término das quatro pontes de embarque previstas no projeto, 70% das pessoas que desembarcarem no Marechal Rondon usarão o novo sistema”, explanou ele, destacando o avanço dos serviços no terminal desde o final do ano passado.

O secretário de Obras de Várzea Grande, Luiz Celso, disse que é uma satisfação para a prefeitura o lançamento da parte nova do aeroporto e que a inauguração fará parte ainda das comemorações do Jubileu de 150 Anos de Fundação de Várzea Grande. “A Prefeitura está à disposição do Governo para ajudar no que for preciso durante o evento do dia 09”, salientou.

Obra

Entre os serviços finalizados nessa fase estão, por exemplo, a instalação da parte de forro modular metálico (“colmeia”) do setor de desembarque, do pavimento térreo, bem como o forro instalado no embarque superior do terminal, utilizado em voos domésticos e internacionais. Somado a isso, também aparecem na lista sanitários da praça de alimentação e a finalização da ponte de embarque 3 e início da implementação da 4. A obra completa do aeroporto está orçada em R$ 84,63 milhões e até o momento já foram executados 80% dos serviços.

O Marechal Rondon é hoje uma das principais portas de entrada de Mato Grosso e as obras de reforma do terminal garantirão, além de mais conforto aos usuários, a ampliação da capacidade de fluxo de passageiros para até cinco milhões de pessoas por ano. Em 2016, a movimentação de pessoas no complexo chegou a 2,8 milhões, segundo dados da Infraero. A projeção para 2017 é que a base cresça para até 3,3 milhões de passageiros no ano.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Cuiabá-MT - CGB / SBCY

Ter Mai 09, 2017 10:41 pm

Obras do aeroporto estão 80% concluídas

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, principal porta de entrada aérea para o Estado de Mato Grosso tem suas obras de reformas 80% concluídas do que foi estabelecido entre o Governo do Estado e empresa contratada. O terminal aéreo funciona como um centro de convergência de voos para a região Centro Oeste e de todo o país.

No final da manhã de hoje (09), o governador Pedro Taques acompanhado da prefeita Lucimar Sacre de Campos e do secretário de Cidades Wilson Santos, e o secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Jayme Veríssimo de Campos, anunciou que a obra 100% acabada será entregue ainda neste ano, em homenagem aos 150 anos de Várzea Grande.

O anuncio foi feito pelo governador em vistoria técnica das alas A E B já concluídas que compreende o desembarque, o setor internacional, as instalações de órgão de segurança Federal e Estadual, e todos os pontos de climatização de embarque e desembarque.

Uma das principais metas da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014 que não foram cumpridas, o Aeroporto Marechal Rondon, segundo estudos de viabilidade da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, pode ser repassado à iniciativa privada em leilão a ser realizado ainda em 2017.

Em recente leilão de outros seis aeroportos no Brasil, o Governo Federal conseguiu repassar a empresas internacionais a operacionalização dos mesmos com um valor 23% acima do inicialmente estipulado atingindo a R$ 3,72 bilhões.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos destacou que é prioridade para o município a conclusão das obras visto que as estimativas apontam que o Aeroporto Marechal Rondon, abriga um volume de crescimento superior a 5 milhões de passageiros/ano, caso as obras sejam concluídas.

“Mato Grosso hoje chama a atenção do Brasil e do Mundo por causa do agronegócio, por isso o aeroporto de Várzea Grande e das principais cidades de Mato Grosso estão entre os 15 mais importantes do Brasil e com alta viabilidade econômica, despertando o interesse de investidores internacionais”, disse a prefeita Lucimar Campos.

Para o secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito, Jayme Campos, a parceria entre os governos do Estado e Federal concentrados em concluir a obra, ao final, melhora a mobilidade urbana e o movimento de passageiros. “O turismo movimenta 52 setores economicamente ativos e a conclusão das obras do Aeroporto Marechal Rondon dará uma nova cara para a entrada de possíveis investidores. Para os 150 anos, marco histórico da nossa cidade, será um grande presente não só para a nossa população, bem como para todo o estado de Mato Grosso”, disse o senador.

O governador Pedro Taques demonstrou o cronograma de obras a prefeita Lucimar Campos e a imprensa do Estado, com as ponderações quanto aos serviços estruturais do terminal aéreo, e fez também questão de apresentar a todos a conclusão das alas com a consequente melhora do sistema de climatização. “As obras garantirão além de mais conforto aos usuários, a projeção do Aeroporto Marechal Rondon no cenário nacional e internacional, o que agrega e gera movimentação turística, cultural e financeira”.

O chefe do Executivo Estadual lembrou que Mato Grosso tem um vasto potencial turístico a ser explorado.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Cuiabá-MT - CGB / SBCY

Sex Ago 18, 2017 1:05 pm

Problemas em balizadores do aeroporto de Cuiabá impede pouso de voos

Um problema com os balizadores (luzes que ficam na pista de pouso) do Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon, na noite desta quarta-feira (16), impediu o pouso de voos na Grande Cuiabá. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), houve uma queda no sistema de balizamento por quase uma hora.
De acordo com um dos passageiros do vôo da Azul que vinha de São Paulo para Cuiabá, relatou que, já quando chegaram em Cuiabá, por volta das 19h40, os passageiros foram informados pelo piloto sobre o problema nas luzes da pista de pouso, que estariam apagadas. O piloto informou que seguiria para Goiânia, para fazer o abastecimento da aeronave, e que teriam que aguardar 40 minutos. O avião só foi conseguir pousar no Marechal Rondon por volta das 22h30.

A Infraero afirmou que a queda do sistema de balizamento durou das 19h23 às 22h10 e a equipe de manutenção já resolveu o problema no sistema. As causas da queda ainda não foram identificadas. Quatro vôos foram prejudicados pela queda do sistema. Dois vôos decolaram com atraso e outros dois tiveram que alternar sua rota, entre eles, o que parou em Goiânia.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes