Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto Internacional de Rio Branco-AC - RBR / SBRB

Ter Fev 07, 2017 2:46 pm

Acreanos comemoram aumento da oferta de voos e preços mais acessíveis

Imagem

Após quase quatros anos, a obra de reforma e ampliação do aeroporto de Rio Branco, Plácido de Castro, deve ser concluída. A previsão é de que a obra seja entregue no final de junho deste ano, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A primeira parte da reforma foi entregue em dezembro de 2016. Além das salas de embarque, a Infraero entregou parte da reforma do terminal existente. O investimento total é de R$ 40 milhões.

Atualmente, as áreas do embarque doméstico, internacional, parte do saguão, praça de alimentação e área administrativa do aeroporto estão em construção.

De acordo com o órgão, entre as melhorias estão à implantação de duas escadas rolantes e uma esteira de devolução de bagagens, totalizando duas no prédio. Uma das principais novas características do local é a arquitetura que “remete à identidade regional”.

“Os trabalhos vão ampliar a área total do terminal dos atuais 4.600 m² para 12.800 m², aumentando a capacidade operacional do aeroporto de 1,2 milhão de passageiros por ano para 2,4 milhões de passageiros”, informou a Infraero.

Sobre o atraso na entrega da obra, que deveria ter sido concluída em junho de 2016, a Infraero explica que “o cronograma precisou ser revisto em virtude da complexidade do empreendimento, principalmente porque as obras estão sendo executadas com o aeroporto em pleno funcionamento”. Porém, nesta nova etapa os trabalhos estão dentro do cronograma, destaca o órgão.

Voos internacionais

A nova infraestrutura do aeroporto conta com alfândega e controle de imigração, setores responsáveis por atender uma possível nova demanda – voos internacionais. Contudo, a Infraero enfatizou que a implantação desse tipo de voo não depende apenas do órgão.

“É importante destacar que a operação de voos dessa natureza depende de outros fatores, como demanda por parte das empresas aéreas”.

Retorno de voos diurnos reduz notadamente o preço das passagens, diz agente de viagens

“Para todos os destinos foi notável a redução dos preços neste novo horário de voo pela GOL (diurno, fazendo conexão em Porto Velho e Brasília) para todos os destinos nacionais”, afirmou o agente de viagens, Thiago Cristiano, de 26 anos.

Segundo o agente, a volta do serviço, ofertado pela Gol Linhas Aéreas, desde o dia 15 de dezembro do ano passado, foi bom para os clientes que ganharam uma nova opção de horário e preços mais em conta.

Cristiano diz que o retorno das viagens aéreas durante o dia aumentou consideravelmente o número de vendas de passagens aéreas, principalmente o trecho Rio Branco/ Porto Velho.

“Os trechos que tiveram os preços mais reduzidos foram Rio Branco/ Porto Velho, onde é possível comprar passagens a partir de 115,00 (já com taxas inclusas), e Rio Branco/Manaus. São voos diretos, sem escalas e conexões, disponíveis somente nos dias de domingo e segunda e o retorno as quartas e sábados”, explicou.

O agente acredita que o crescimento e/ou redução das vendas de passagens aéreas está diretamente ligado ao preço da tarifa cobrada e a flexibilidade nos horários dos voos. Por isso, muitas pessoas adiam ou deixam de fazer uma viagem.

“O trecho Rio Branco/Cruzeiro do Sul é sempre um susto pra quem precisa fazer uma viagem de emergência. Os preços e horários dos voos deixam os clientes muito insatisfeitos. A única empresa que faz esse trecho é a GOL e os preços nem sempre cabem no orçamento de quem pretende visitar o segundo município mais populoso do estado”.

Sobre a possibilidade de voos internacionais partindo de Rio Branco, o jovem fala que o serviço contribuiria para o fortalecimento e valorização do turismo local. “Caso acontecesse, seria bastante favorável. Acredito que aumentaria o número de vendas, além de proporcionar mais opções de viagens para nós acreanos. Vamos aguardar”.

O sócio proprietário de uma agência de viagens, Rurio Silva, conta que os voos diurnos oferecem mais comodidade aos passageiros. Por esse motivo, é o serviço mais procurado pelos clientes. “Muitos passageiros se confundem com o horário e data, gerando muitos inconvenientes até perdendo o voo”.

Para Silva, o aumento da oferta de voos diretos e diurnos, partindo de Rio Branco, iria reduzir ainda mais o preço das tarifas. “Com certeza a preferencia de horário pelos clientes é diurno. Logicamente, se isso não afetar negativamente as outras conexões, visto que quase a totalidade dos voos, que partem de Rio Branco, passam por Brasília”, concluiu.

Passageiros comemoram aumento da oferta de voos em Rio Branco

De passagens na mão, o servidor público Ismael Machado aguardava o voo acompanhado da família. A turma estava animada para embarcar de férias rumo ao Rio de Janeiro.

Ismael comemora uma promoção que ele conseguiu aproveitar graças ao retorno dos voos diurnos no aeroporto de Rio Branco. “Peguei um ótimo desconto. A maior oferta de voos traz benefícios para o passageiro. Assim, temos mais ofertas de vagas e, consequentemente, a oportunidade de conseguirmos uns descontos nas passagens aéreas. Tem a questão da concorrência também, fazendo com que o passageiro seja beneficiado com isso. Quanto mais opções de horários melhor”, declara.

O servidor público afirma que acredita na boa vontade dos governos Federal e Estadual na busca de ajudar a aumentar as condições de viagens aéreas para o Acre. “Quem sabe se oferecessem mais subsídios, essas empresas possam também reduzir o preço das passagens”, comenta.

Para Ismael, poder voltar a ter a opção de escolher o melhor horário para viajar não tem preço. “O voo noturno tem suas vantagens e desvantagens. Tem a questão de ser perigoso se deslocar à noite, além de ser desgastante, pois você passa uma noite sem dormir. Porém, você chega no destino já de dia, ganha praticamente um dia. O bom é que tendo as opções de voos diurnos e noturnos, isso fica a critério do passageiro, o que for melhor para ele”.

Desde que o voo diurno retornou a operar em Rio Branco, o técnico em manutenção mecânica Carlos Humberto de Oliveira Bessa já precisou viajar duas vezes. Uma a turismo e esta último a trabalho.

A caminho de Brasília, ele relata o quanto se sentiu beneficiado pela oferta. “Sair aqui do estado já é complicado. E se você não tiver mais opções, pior ainda. Por isso, eu acho muito vantajoso voltarmos a ter os voos diurnos e noturnos todos os dias. E no decorrer do ano terei muitas outras viagens a trabalho”.

Irlanda Bessa, esposa de Carlos Humberto, deixou transparecer a sua felicidade de não precisar mais ir deixá-lo no aeroporto à noite. “É bem mais cômodo de dia e menos perigoso”.

Acre poderá ter voo que liga Cruzeiro do Sul a Pucallpa, cidade do Peru

O Acre poderá contar em breve com um voo que ligará Cruzeiro do Sul a Pucallpa, cidade peruana. O diálogo sobre essa ponte aérea já foi iniciado pelo senador Gladson Cameli (PP-AC) no último dia 25. Segundo o parlamentar, a empresa North American, como sede no Peru, tem interesse em fazer viagens regulares entre os países.

Gladson já se reuniu com o superintendente da Polícia Federal, em Rio Branco, Chang Fan, que garantiu que a instituição estará presente no aeroporto de Cruzeiro do Sul durante os horários que forem disponibilizados. Agora, resta ainda detalhes burocráticos que devem ser resolvidos em Brasília.

“A aeronave que faria esse trecho tem 19 lugares. Seria feito dois voos na semana. Sabendodo interesse da empresa, fui ao Governo Federal ver se eu podia ajudar e já ajudei. A Anvisa já está a disposição da empresa, a Receita Federal e a Polícia Federal também. Conversei com a Anac e o que está faltando é que eles provoquem as autoridades brasileiras para que nós possamos realmente colocar essa rota o quanto antes”, aponta o senador.

Cameli destaca o quanto abrir esse novo trecho seria bom para o Acre. Atualmente, o acreano que deseja ir para a Europa, por exemplo, precisa ir até São Paulo e de lá embarcar em um outro avião para o destino desejado. Com o voo entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa liberado, seria mais prático e rápido ir a Lima, para só então seguir para qualquer país da Europa ou de outro continente.

Novos voos devem ser acrescentados ao Acre a partir do dia 6 de março

Cameli adianta que a partir do dia 6 de março, a empresa aérea GOL vai operar com um novo voo. “Será um voo com trecho diferente realizado três vezes na semana. A origem da rota será sair de São Paulo direto para Manaus, de lá ele vai para Cruzeiro do Sul, depois vem para Rio Branco e daqui vai para Brasília. E na sequência vem outro voo com o trecho inverso: Brasília – Rio Branco – Cruzeiro do Sul – Manaus – Guarulhos (São Paulo)”, explica.

O aeroporto de Cruzeiro do Sul e o de Rio Branco estão tendo um grande prejuízo, de acordo com Gladson Cameli, porque os voos são feitos, prioritariamente, no período da noite. “Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, não tem uma lanchonete no aeroporto, porque é inviável. Está totalmente parado”.

Segundo o senador, ele e a diretoria de operações da GOL vão à Brasília ainda nesta semana tentar colocar três voos para a linha Cruzeiro do Sul – Rio Branco. “Queremos que esses voos que chegarão em março sejam diurnos e não feitos à noite, como anunciado até então. Isso porque Cruzeiro do Sul tem muita neblina de madrugada. A situação meteorológica de lá não permite voos noturnos nas devidas condições. Para se ter uma ideia, teve um mês aí que a GOL não conseguiu pousar doze vezes devido às condições do tempo à noite”.

Gladson destaca que a GOL está sendo muito receptiva com as reivindicações feitas por ele. “Esse novo voo que chegará a partir do dia 6 de março vai atender a todas as necessidades, tanto do Juruá, como da Capital. Queremos dar uma qualidade e uma opção a mais para o acreano”.

De acordo com o parlamentar, com a crise, 80 aviões foram devolvidos pelas empresas aéreas Avianca, Azul, Gol e Tamaté o momento.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto Internacional de Rio Branco-AC - RBR / SBRB

Sáb Jul 15, 2017 12:05 pm

Governo pede liberação de voos internacionais no aeroporto de Rio Branco a órgãos federais

O governo do Acre negocia com alguns órgãos federais a liberação de voos internacionais no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco. Para receber os voos de outros países, o aeroporto precisa da atuação de órgãos como a Polícia e Receita Federal, Ministério da Agricultura e a Infraero. O governador do estado, Tião Viana, visitou alguns desses órgãos, que deram parecer favorável ao alfandegamento.

"Estamos nessas negociações. O governo solicitou para a Anac, Receita e Polícia Federal, e todos deram parecer favorável para o alfandegamento. O próximo passo é pedir essa liberação para a Infraero. Ontem [quinta, 13] ele teve uma reunião com a Receita Federal, que também disse que é possível colocar os profissionais para atuarem no aeroporto", disse a secretária do Acre de Turismo e Lazer, Rachel Moreira.

A secretária lembrou ainda que o alfandegamento deve ser possível apenas quando a obra no aeroporto for concluída. A conclusão da área de embarque e desembarque internacional deve ser concluída em setembro.

"Quando a obra for concluída, podemos pedir o alfandegamento. O governador solicitou junto à Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] o pedido de alfandegamento para que fosse dado o parecer favorável", explicou.

Ainda segundo Rachel, a Receita Federal informou que pode enviar os funcionários para atender os voos internacionais em dois dias da semana. Com o parecer dos órgãos federais, a secreária falou que o próximo passo é enviar um ofício para a Infraero solicitando o alfandegamento.

"O governo do estado fez hoje [sexta, 14] um ofício para a Infraero local falando dessas negociações e solicitando que ela envie o documento para que todo esse trâmite se concluía. Estamos em negociação com as empresas em paralelo a isso. Tem uma empresa boliviana que tem interesse. Estamos com duas negociações: uma para o alfandegamento e com as empresas para elas se instale", concluiu.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: TommyfuT e 5 visitantes