Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de São Luís-MA - SLZ / SBSL

Ter Fev 07, 2017 2:37 pm

Aeroporto Internacional de São Luís / Marechal Cunha Machado completa 43 anos

Imagem

O Aeroporto Internacional de São Luís / Marechal Cunha Machado completou 43 anos na última segunda-feira, 6 de fevereiro. Com papel crucial para a região, contribuindo para o fomento e desenvolvimento cultural e econômico do Maranhão (MA), o terminal é a porta de entrada da capital São Luís – com seu rico centro histórico, suas festas e seu litoral –, e de um dos locais mais cobiçados do país, os Lençóis Maranhenses, visitado por turistas do Brasil e do mundo todo.

Para oferecer mais conforto aos passageiros, nos últimos anos, o aeroporto passou por várias melhorias, entre elas, a duplicação da área de embarque, a ampliação da área útil da sala de desembarque, a climatização total do terminal de passageiros, além da substituição, por equipamentos mais modernos, de todas as esteiras de bagagens, balanças e balcões de check-in. E mais recentemente, no ano passado, o terminal de passageiros foi ampliado, com investimentos na ordem de R$ 16,2 milhões. A área do terminal passou dos 6,2 mil m² para 11,1 mil m², ampliando a capacidade de passageiros de 3,4 milhões de embarques e desembarques por ano para 5,9 milhões.

“As melhorias implementadas proporcionam maior conforto aos usuários e estão alinhadas ao crescimento do setor aéreo, estimulando o apetite das companhias para novos voos ao estado do Maranhão, além de estarem abrindo fronteiras para a possibilidade de voo internacionais”, destaca o superintendente do aeroporto maranhense, Sergio Kennedy Soares Freitas.

Atualmente, três empresas aéreas operam voos a partir de São Luís – Latam, Gol e Azul – ligando a capital maranhense às cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Fortaleza (CE), Belém (PA), Recife (PE), Imperatriz (MA) e Teresina (PI).

Em 2016, passaram pelo aeroporto, 1,49 milhão de passageiros. No mesmo período, foram registradas 18.880 operações de pousos e decolagens, média de 1570 por mês.

A história do aeroporto teve início na década de 1940, quando uma pista de grama, com cerca de mil metros de comprimento, atendia à Base Aérea do Exército Brasileiro, sendo o único meio pelo qual a capital maranhense dispunha para receber voos.

Em 1943, em plena II Guerra Mundial, após vários acordos entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, foi instalada no local uma Base Aérea para servir de apoio ao Exército e à Marinha norte-americana. A partir de então, com a necessidade de uma infraestrutura para receber todo o aparato bélico, além das modernas aeronaves de combate, foram construídos uma pista de taxiamento e o pátio da aviação geral, com pavimentação asfáltica. Três anos mais tarde, com o fim da guerra, as instalações foram entregues ao Ministério da Aeronáutica.

Em 1974, a Infraero passa a administrar o terminal, que recebeu a o nome de Aeroporto do Tirirical, em referência ao bairro em que se encontra instalado. Onze anos depois, em 1985, o aeroporto passa a se chamar Marechal Cunha Machado, em homenagem a um ilustre militar, representante do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Hugo da Cunha Machado nasceu em São Luís no dia 3 de novembro de 1898. Cursou a Escola Naval e ingressou na Aviação Militar da Marinha, participando dos serviços de patrulhamento da costa durante a Primeira Guerra Mundial. Na Segunda Guerra Mundial, Cunha Machado serviu como integrante da Força Aérea Brasileira (FAB) e atingiu o posto de brigadeiro, tendo sido ainda subchefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto Internacional de São Luís-MA - SLZ / SBSL

Qua Mar 22, 2017 12:05 am

Aeroporto de São Luís ganha nova sala de embarque

Imagem

Entra em operação definitiva nesta quinta-feira, 23/3, a nova sala de embarque do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís (MA). A área tem 1.115 m², climatização, e sanitários. Essa nova estrutura é destinadas aos embarque remotos, visando a agilidade e o conforto dos passageiros.

Com a melhoria, o fluxo do canal de inspeção ganhará novo layout, proporcionando mais agilidade ao embarque de passageiros. Além disso, a área terá espaço para 15 novos pontos comerciais, que serão licitados nos próximos meses.

Segundo o superintendente do aeroporto maranhense, Sérgio Kennedy Soares Freitas, a sala de embarque proporciona aumento dos níveis de serviços e conforto oferecido aos usuários do aeroporto, ampliando a percepção de passageiros, empresas aéreas e demais órgãos que atuam no local quanto aos serviços prestados pela Infraero.

A nova sala de embarque estava em operação assistida desde o final do ano passado. Esse processo é necessário para que verifiquemos todos os sistemas que estão sendo disponibilizados aos usuários e, caso necessário, façamos alguns ajustes”, explica Kennedy.

A obra de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de São Luís compreende a instalação de quatro módulos operacionais de embarque, de desembarque, check-in e check-out -, e teve investimentos da ordem de R$ 17 milhões. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 mil m², ampliando a capacidade de passageiros de 4,4 milhões de embarques e desembarques/ano para 5,9 milhões/ano. Em 2016, foram registrados 1.520.847 passageiros.

Em fevereiro deste ano, a Infraero entregou definitivamente à comunidade a sala de desembarque. A estrutura conta com 800 m² de área, climatização, duas novas esteiras de restituição de bagagem, e um novo conjunto de sanitários.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1343
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de São Luís-MA - SLZ / SBSL

Qua Ago 09, 2017 8:21 pm

Governo Federal deve leiloar aeroporto de São Luís

O Aeroporto Hugo da Cunha Machado, de São Luís, deverá ser leiloado, junto a outros 18 aeroportos brasileiros, de acordo com anúncio feito ontem (8), pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Uma reunião marcada para o dia 23 deste mês, com representantes do Ministério dos Transportes, Fazenda e Planejamento, deverá definir o número de aeroportos e o modelo do leilão.

O leilão, de acordo com Quintella, será dividido em três blocos: Nordeste: aeroportos de Recife, Maceió, Teresina, São Luís, João Pessoa, Aracaju, Petrolina e Juazeiro do Norte; Centro-Oeste: aeroportos de Rondonópolis, Cuiabá, Sinop, Barra do Garça e Alta Floresta; Sudeste: aeroportos de Vitória, Macaé, Santos Dumont, Jacarepaguá, Campo de Marte e Pampulha.

O modelo de leilão que poderá ser aplicado difere dos já adotados pelo governo em leilões anteriores, nos quais foi entregue à iniciativa privada os mais lucrativos aeroportos do país. Desta vez, caso o governo prossiga com o novo modelo, os grupos interessados teriam que fazer oferta pelo bloco todo e ficariam responsáveis pela operação dos aeroportos superavitários (lucrativos) e deficitários (que dão prejuízo).

Mais cedo, ontem, Quintella afirmou que os aeroportos já leiloados eram responosáveis por 53% da receita da Infraero.

São Luís

O Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Hugo da Cunha Machado, também conhecido como Aeroporto do Tirirical, serve a cidade de São Luís, no Maranhão e é a principal porta de entrada para a cidade, com capacidade para receber aviões de médio porte como Airbus A320 e Boeings 737.

Com uma área comercial que envolve restaurantes, sorveteria, agência de viagens, loja de artesanato, banco, correios, etc, a infraestrutura do aeroporto também conta com um terminal de passageiros climatizado com 8.100m², estacionamento para 400 vagas, salas de embarque e desembarque, escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, duas pistas de pouso e descolagem – a maior delas medindo 2386m x 45m dotada de ILS Cat 1 (voo instrumento), que permite atender as mais diversas situações de pouso e decolagem com relevante segurança operacional.

Sobre os rumores de que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pode ser privatizada pelo Governo Federal, Quintella negou que este seja o futuro da empresa, mas admitiu a possibilidade de que seja aberto parte do capital.

Ele não descartou a hipótese de se vender mais de 50% da empresa.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes