Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Três Lagoas-MS - TJL / SBTG

Ter Fev 07, 2017 2:33 pm

Aeroporto de Três Lagoas conta com novos horários de voos

Imagem

A partir desta segunda-feira (6), o aeroporto municipal ‘’Plínio Alarcon’’, de Três Lagoas, passou a dispor de novos horários de viagens.

Os voos extras são operados pela Azul Linhas Aéreas. A companhia atua no município desde o início de 2014 e contava apenas com um horário de chegada e um de saída. A partida e destino das aeronaves é Campinas-SP.

Conforme apurado pelo Perfil News, as viagens adicionais foram implantadas nas segundas e sextas-feiras, apenas. Em cada um desses dias, além da saída das 14h10, foi inserida uma adicional.

As segundas-feiras, o horário extra é às 9h45, com chegada a Campinas às 12h15. As sextas, o avião complementar sai de Três Lagoas às 16h15 e pousa no aeroporto de Viracopos às 18h15.

De acordo com a Azul, a alteração segue somente até 20 de fevereiro. Após essa data, apenas o voo das 16h10 acontecerá.

Conforme a companhia, a mudança foi necessária por conta da procura de viagens que aumenta no período de Carnaval.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Três Lagoas-MS - TJL / SBTG

Qua Abr 05, 2017 12:39 pm

Passageiros são transportados de ônibus devido falta de luz em aeroporto de Três Lagoas

Cerca de 30 pessoas que viajavam pela Passaredo foram chegar a Três Lagoas por volta das 3h30 desta quarta-feira (5), com mais de três horas de atraso. A falta de iluminação na pista do aeroporto Plínio Alarcon, desde as 18h de ontem (4), impediu pousos e decolagens. Por conta disso, os clientes da companhia foram transportados em um ônibus. Eles estão inconformados com a situação. O problema ainda não foi resolvido.

Uma das passageiras, que preferiu não se identificar, contou que o voo saiu de Brasília e deveria fazer conexão em Ribeirão Preto (SP). Segundo ela, houve mudança na rota devido ao imprevisto em Três Lagoas. Funcionários da Passaredo relataram aos clientes que as luzes da pista haviam sido furtadas.

Imagem

‘’De Brasília, seguimos para São José do Rio Preto e, lá, fomos levados de ônibus até Três Lagoas; foi muito cansativo e desgastante. De avião, iríamos chegar meia noite, mas chegamos mais de três da manhã’’, contou a mulher.

OUTRO LADO

A prefeitura de Três Lagoas confirmou que o aeroporto está fechado para pousos e decolagens. Conforme o esclarecimento houve problemas na iluminação do balizamento das aeronaves. De acordo com a nota, a empresa responsável pela manutenção é do Rio de Janeiro.

A reportagem conversou com a gestora do aeroporto, Sayuri Baez. A responsável negou qualquer furto na unidade. Segundo ela, o ‘apagão’ na pista foi provocado após uma placa eletrônica queimar. A funcionária acrescentou que os técnicos que prestarão assistência ao caso vão chegar a Três Lagoas por volta das 13h de hoje (5).
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Três Lagoas-MS - TJL / SBTG

Qui Mai 25, 2017 12:08 pm

Pista do aeroporto de Três Lagoas tem vistoria minuciosa com apoio da Artilharia Antiaérea

Imagem

A Administração do Aeroporto Municipal de Três Lagoas, com o apoio da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, juntamente com a Defesa Civil, realizou na última quarta-feira (24) uma vistoria para detectar existência de Objetos Estranhos Perigosos, a ação de VISTORIA F.O.D. (FOREIGN OBJECT DAMAGE).

A força tarefa atendeu aos requisitos contidos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil indica que a vistoria seja feita anualmente, no entanto, não era realizada desde o inicio das operações em voos comerciais do aeroporto, há quase 4 anos.

“Esse cuidado é importante, pois pequenos objetos na pista podem ser sugados pelas turbinas dos aviões, podendo ocasionar até mesmo a queda das aeronaves.”, explicou Sayuri Baez, gestora responsável pelo Aeroporto Municipal de Três Lagoas.

O prefeito Angelo Guerreiro esteve presente na ação e parabenizou o trabalho. “É muito importante ações como essas, que garantem a segurança das pessoas que utilizam nosso aeroporto.”, disse Guerreiro.

Os 110 oficiais da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea e os colaboradores do aeroporto recolheram diversos materiais na pista de pouso/decolagem e em todo o sítio aeroportuário. Foram encontrados pedaços de madeiras, papéis, restos de borracha, pedaços de malas de viagem, entre outros.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Três Lagoas-MS - TJL / SBTG

Qui Jul 20, 2017 9:26 pm

Aeroporto de Três Lagoas inicia obras e pode receber voos comerciais com aviões maiores

O aeroporto Plínio Alarcon, em Três Lagoas, passa por obras e deve aumento a capacidade de operação nos próximos meses. Atendendo as exigências do Plano Básico de Zoneamento de Proteção (PBZP) do Comando Aeronáutico, a Prefeitura de Três Lagoas executou a demolição do antigo terminal de passageiros e posto de abastecimento do local e pretende, em breve, demolir os antigos hangares.

Conforme exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto deve ter 150 metros de área livre de obstáculos para cada lado da pista. Para isso, os administradores do local optaram pela retirada das antigas construções, proporcionando a operação por instrumentos e até a possibilidade de receber voos comerciais de aeronaves maiores.

"Com a retirada destas antigas construções será possível passar a operar por instrumentos e com isso atrair voos comerciais com aeronaves maiores. Hoje, operamos com a aeronave ATR 72, mas poderemos, com essas melhorias, atender nossos passageiros com Jato Embraer 190. Um grande avanço para nossa Cidade”, explica a superintendente do Aeroporto Municipal, Sayuri Baez, que destaca: “já está sendo analisado, no Departamento Jurídico da Prefeitura, o contrato de concessão de área para a construção dos novos hangares”.

Atualmente, o Aeroporto não conta com o modo de Operação por Instrumentos, que resulta em mais gastos para as companhias que se direcionam para aeroportos alternativos, para realizar o desembarque, quando, por motivos de mal tempo, ficam impossibilitadas de pousar em Três Lagoas. Além disso, as companhias aéreas têm que pagar transporte de ônibus e alimentação dos passageiros, quando isso ocorre, para que possam chegar ao seu destino final.

“Essas melhorias podem, ainda, atrair novas companhias para Três Lagoas, pois já temos uma boa estrutura de sala rádio, sinalização, balizamento, PAPI [Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão], Farol rotativo, atendimento 24 horas e muitas outras facilidades”, conclui Sayuri Baez.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Três Lagoas-MS - TJL / SBTG

Sáb Fev 22, 2020 2:52 pm

Falta de IFR impede operação de voos noturnos em Três Lagoas

A empresa Azul Linhas Aéreas afirmou em nota enviada à reportagem, nesta semana, que não possui mais linhas em Três Lagoas por falta de um equipamento necessário para pousos de aeronaves à noite. Sem o sistema, os níveis mínimos de segurança seriam elevados, segundo a companhia.

A entrada da empresa VoePass em Mato Grosso do Sul, prevista para março, não deve alterar o único voo da Azul com linha na cidade, para Campinas (SP). A empresa cita, porém, a necessidade do aparelho instalar novas linhas. “A Azul tem o desejo de operar voos à noite na cidade, mas, por falta de um equipamento chamado IFR [Instrument Flight Rules], a companhia não pode ampliar sua operação no destino sul-mato-grossense”, disse a empresa na nota.

A instrutora de voo e ex-superintendente do aeroporto, Sayure Baez, disse que a falta do IFR não é a causa principal de não haver voos à noite em Três Lagoas. A localização de hangares antigos e, hoje, fora de padrões, dificulta a aterrissagem de aviões, disse.

No ano passado, a prefeitura anunciou a contratação de uma empresa, por licitação, para a construção de hangares e a demolição dos atuais, durante reunião com donos de aeronaves. Ontem, por meio da assessoria de imprensa, a administração disse que não há previsão concreta sobre isso.

O secretário de Administração da prefeitura, Gilmar Tabone, afirmou por meio da assessoria, que a administração não tem previsão para instalar o equipamento. Mas, que a modernização do aeroporto faz parte de projeto em fase de elaboração.
Segundo o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão das Forças Armadas, o IFR “se comunica com outros receptores/emissores localizados no solo ou em satélites e orientam as aeronaves no ar” para voos noturnos ou em condições instáveis do clima.

A reportagem não obteve resposta de um revendedor do aparelho, de Miami (EUA), sobre preço do aparelho.

Fonte:

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes