Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Ter Mai 09, 2017 10:42 pm

Senador volta a cobrar pleno funcionamento do aeroporto de Sinop

Imagem

Noventa dias após a promessa da Aeronáutica, o senador Wellington Fagundes (PR) voltou a cobrar agilidade na liberação da estrutura operacional do Aeroporto de Sinop, no Norte de Mato Grosso. Ao lado da prefeita Rosana Martinelli e do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), ele pediu ao brigadeiro Maurício Medeiros pressa na homologação de equipamentos para operação de pousos de precisão “antes que chegue o período de chuvas”.

Fagundes alertou as autoridades que as futuras condições climáticas podem afetar sobremaneira a capacidade de pousos na região – o que fará com que os pilotos tenham que remeter as aeronaves para Cuiabá, como já ocorreu em algumas ocasiões este ano. “Essa situação vem causando grandes transtornos e prejuízos à população” - frisou o senador.

Rosana conta que o trabalho do senador e do deputado tem sido fundamental para fazer com que as necessidades do papel passem a existir na realidade. “Tivemos o apoio significativo de toda a equipe da Aeronáutica, que se prontificou a resolver o problema. Fizemos e faremos nosso dever de casa para buscar a resolução”, garantiu a prefeita.

A Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI) a serem liberados se encontram instalados, há cerca de 10 meses, aguardando que sejam homologados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

Os PAPIs fazem parte da estação e a principal função desta central é auxiliar os pilotos com informação de voo através de uma estação meteorológicas com sistemas de torre e de comunicação.

O Brigadeiro Medeiros reconheceu a necessidade de agilizar o processo do aeroporto de Sinop e garantiu que o ministério dará celeridade à tramitação. Segundo ele, Sinop se tornou um polo no Estado e não pode ficar sem o funcionamento do terminal. “Temos feito contato com o CINDACTA e o processo está tramitando rapidamente, em primeira posição na pilha de prioridades”, adiantou o comandante.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Qua Ago 02, 2017 11:12 am

Condições meteorológicas e manutenção não programada cancelam voos da Azul em Sinop

Os cancelamentos de três voos da Azul ocorreram no aeroporto municipal Presidente João Figueiredo, esta manhã e ontem. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da empresa, há pouco, ao Só Notícias.

De acordo com a companhia, o voo da Azul AD5227, que partiria de Sinop para Cuiabá ontem foi cancelado devido às condições meteorológicas adversas. Nesta terça, os voos AD2608 (Cuiabá-Sinop) e AD2603 (Sinop-Cuiabá) foram cancelados por conta de uma manutenção não programada nas aeronaves.

A empresa informou ainda que acomodou os clientes do voo 5227 em hotéis e que realizou quatro voos reforços hoje, prestando assim toda a assistência necessária conforme prevê a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Consta ainda na nota, que a empresa lamenta eventuais transtornos ocorridos a seus clientes e ressalta que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Sáb Ago 12, 2017 11:33 am

Aeronáutica aprova documentação e instalação de equipamentos no aeroporto que melhoram segurança entra na reta final

O presidente da empresa de consultoria contratada pela Unesin (União das Entidades de Sinop) para fazer o projeto de ampliação e homologação dos equipamentos do aeroporto sinopense, Hammer Schmidt, confirmou, ao Só Notícias, que foi aprovada a instalação dos equipamentos do EPTA, que vai garantir maior segurança nos pousos e decolagens principalmente em período chuvoso. “Foi feito processo de autorização homologação dos equipamentos, junto ao comando da Aeronáutica, através do Sindacta IV, em Manaus, para implantação de apoio para as aeronaves que trafegam em Sinop em situação degradada de meteorologia, teto baixo, visibilidade baixa, coisas do gênero. Foi emitido um certificado de autorização de projeto que autoriza a concessionária a efetivamente fazer a instalação desses equipamentos”, explicou, ao Só Notícias.

Segundo Hammer, no início da próxima semana a empresa responsável pela instalação vem para Sinop em posse do certificado de aprovação de projeto, emitido pela Aeronáutica, e já pode concluir a implantação de aparelhos efetivamente. "Eles já podem conectar todos esses equipamentos ao quadro de força de energia do aeroporto e ao sistema. Aí, a partir do dia 22, o Sindacta IV deve se deslocar para Sinop uma equipe de vários militares, das mais variadas especialidades para fazer a inspeção que deve demorar de dois a quatro dias. Uma vez que eles (Aeronáutica) entendam que a instalação foi completada com sucesso, eles emitem uma autorização provisória de funcionamento até que a portaria seja publicada tornando definitiva a operação por equipamentos em Sinop. Mas já vai poder ser usado esse novo sistema”.

O empresário acrescentou que “será instalada uma frequência em VHF, usada pelo operador em solo para falar com o piloto da aeronave. Também será instalada uma estação meteorológica, que fica perto da pista, e vai oferecer ao operador as informações que ele vai passar para o piloto. Essas informações são veiculadas de hora em hora em uma rede mundial de informações de meteorologia e qualquer pessoa vai poder verificar as condições em Sinop. Já o PAPI (que já está instalado), que também faz parte dessa estação, vai oferecer ao piloto que está pousando, uma rampa virtual, com luzes ideal de aproximação para que a operação por instrumento se complete”, explicou.

O presidente informou ainda que, com a implantação desses equipamentos, 80% dos trabalhos estarão concluídos. “Vai faltar só o trâmite interno, como a certificação dos procedimentos. Nós estamos procurando fazer o mais rápido possível, cumprindo todo o procedimento que está previsto na legislação", finalizou.

A Unesin iniciou, em fevereiro, mobilização para contratar a empresa e resolver todas as pendências técnicas com os equipamentos, que se arrastavam desde o ano passado, e atender as exigências da Aeronáutica. Foi feita promoção para arrecadar dinheiro e bancar os custos com a empresa contratada.

Conforme Só Notícias já informou, a prefeita Rosana Martinelli (PR) também vem trabalhando, desde que assumiu, buscando junto aos órgãos federais e governo do Estado viabilizar o funcionamento dos equipamentos no aeroporto presidente João Figueiredo e sua gestão trabalha em parceria com a Unesin.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Qua Set 06, 2017 11:20 am

Aeronáutica inicia vistoria dos instrumentos no Aeroporto de Sinop

Técnicos do Cindacta 4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) – departamento subordinado ao Comando da Aeronáutica – iniciaram na tarde desta terça-feira (9), a vistoria técnica dos instrumentos instalados no Aeroporto de Sinop. O trabalho terá duração de 3 dias, quando um relatório final com os apontamentos deverá ser apresentado.

O objetivo do Cindacta é específico. Os técnicos irão avaliar as instalações que compõem a EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo). A estrutura oferece melhores condições de pouso e decolagem em situações meteorológicas desfavoráveis, aumentando assim a capacidade de operação do aeroporto.

De acordo com o capitão da Aeronáutica, Frederico Silva, a vistoria foi dividida em 3 etapas. Primeiro, os agentes do Cindacta verificam a parte técnica, checando se as instalações conferem com o projeto que foi apresentado pela prefeitura de Sinop. É basicamente uma conferência dos instrumentos instalados, das condições dos equipamentos e a forma como foi planejada sua operação. Se a execução estiver de acordo com o projeto, os técnicos avançam para a próxima etapa, que é a vistoria operacional.

Nessa fase, os agentes do Cindacta 4 ligam os instrumentos e fazem uma operação simulada. Cada ponto do funcionamento dos equipamentos é verificado. Após o teste, na última etapa, os vistoriadores se reúnem e expedem um parecer, fazendo os apontamentos (caso seja necessário), ou relatando a sua avaliação, que resultará na homologação.

Para o especialista em aviação contratado para dar assessoria no projeto do aeroporto de Sinop, Clayrton Hammer, a homologação da EPTA traz melhorias imediatas para operação. “Hoje, o aeroporto de Sinop opera somente no visual, com [índices] mínimos muito grandes de 5 mil metros de visibilidade e 450 metros de teto. Com o EPTA em funcionamento, esses índices reduzem pelo menos metade, permitindo o pouso de aeronaves em condições de chuvas ou nevoeiros. É um ganho imediato de pelo menos 80% na capacidade de operação”, pontuou.

A secretária de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann ressaltou a pressa do município para a homologação antes do início do período das chuvas. “Por meio desses instrumentos nós teremos uma segurança maior de voo que nos auxiliará nos dias de condições meteorológicas adversas. É importante porque teremos uma segurança maior nos voos e também dos passageiros que fizeram a compra das passagens e terão certeza que irão pousar no nosso aeroporto”, comenta Ivete.

Com a homologação, o Aeroporto de Sinop poderá colocar em operação os PAPI’s (Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação), que auxiliam no pouso. O próximo passo será o desenvolvimento da RNAV (Navegação de Área), que auxilia nos pousos com condições de baixa visibilidade. O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis.

Também acompanham a vistoria técnica do Cindacta os representantes das entidades de classe que colaboram no processo de instrumentalização do aeroporto de Sinop.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Sáb Set 30, 2017 12:29 pm

Governo deve firmar hoje convênio repassando materiais para obra no aeroporto de Sinop

A prefeita Rosana Martinelli (PR) assina, hoje, em Cuiabá, convênio com o Governo do Estado, que vai repassar materiais para as obras na cerca do aeroporto. A prefeitura solicitou apoio para fazer 5,2 mil metros de alambrado em toda a área do aeroporto presidente João Figueiredo. Será feita uma cerca maior para atender novas exigências de segurança, como ficar 170 metros da pista, a aproximadamente, considerando que o aeroporto deverá operar com aeronaves de maior porte.

Rosana participará do 1º Workshop de Aeroportos e Aeródromos Regionais de Mato Grosso, realizado pela secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em parceria com a MT Parcerias S.A (MT PAR), uma sociedade de economia mista criada pelo Governo do Estado para promover Parcerias Público Privadas (PPPs) e concessões. O programa de concessões de aeroportos também será detalhado. O aeroporto sinopense está inserido no projeto do governo federal.

A prefeitura e a União das Entidades (Unesin) têm acompanhado os processos em andamento no Cindacta IV (Aeronáutica), em Manaus, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro, para liberar funcionamento de aparelhos que possibilitarão pousos e decolagens no aeroporto sinopense em condições adversas do clima. Os processos tramitam paralelos em cada órgão. No Cindacta IV, já foram apresentados e sanados os apontamentos feitos durante vistoria, de uma equipe técnica da Aeronáutica, no início deste mês, no aeroporto. Essa é uma das etapas para homologação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações de Trafego Aéreo (EPTA) e PAPI (Precision Approac Path Indicator).

Os apontamentos foram sanados pelas empresas instaladora dos equipamentos e a operadora, com acompanhamento. No DECEA, segue em andamento o procedimento para que sejam desenvolvidas as cartas cartográficas para o RNAV, que funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis, informa a assessoria da prefeitura.

Recentemente, a secretária de Finanças Ivete Mallmann, esteve no Rio de Janeiro, acompanhada de representantes de empresa de consultoria contratada pela Unesin para auxiliar nos trabalhos envolvendo a homologação e certificação do aeroporto, para verificar a tramitação do processo no DECEA. “Nossa expectativa agora é para as novas etapas, uma vez que são várias e em órgãos diferentes. Por isso, temos acompanhado de perto esse processos no Cindacta IV, DECEA e Anatel, para garantir essa homologação da EPTA e PAPI e a elaboração do RNAV. É um trabalho extremamente técnico, por isso a prefeitura e a entidades estão atentas a isso”, explicou a secretária.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Sáb Out 07, 2017 1:08 pm

Aeronáutica faz levantamentos de dados no aeroporto para homologar equipamentos e melhorar estrutura

Uma equipe do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) fez, esta semana, diversos levantamentos no aeroporto presidente Figueiredo para dar continuidade no processo de homologação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e na confecção das cartas de procedimentos de navegação aérea. Entres eles, o nivelamento de pista e dados de coordenada de cabeceira. “Já estamos no final da conclusão dos trabalhos de campo. Posteriormente, começaram os trabalhos de escritório. Enviaremos todos os dados para o Grupo Especial de Inspeção e eles realizaram um voo de homologação”, disse, há pouco, em entrevista coletiva, o sargento Cleber Luis Correia, da Aeronáutica. Não foi estabelecido prazo para a conclusão da homologação e o equipamento entrar em operação melhorando a estrutura do aeroporto.

Segundo o tenente Luiz Felipe Ochotorena Fartura, também foram feitos todos os levantamento de dados para a conclusão das Rotas de Navegação Área (RNAV). “Quantos tivermos uma condição climática ruim, estas rotas possibilitaram que a aeronave pouse no aeroporto. Agora, temos que inserir todos este dados no banco do ICA e aguardar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) finalizar o procedimento e abrir portaria. Esta também é uma das etapas da homologação", detalhou.

A prefeita Rosana Martinelli explicou que, até o final do ano, o aeroporto já deve estar certificado com todos os equipamentos de segurança. “São várias etapas que terão se ser concluídas. Hoje, realizamos mais uma. Os trabalhos ainda continuam em uma força tarefa junto com a União das Entidades de Sinop (Unesin), vereadores e população. Também pedimos ajuda para o governo do Estado para podermos regularizar todo este processo. Os aviões não podem mais voltar para Cuiabá. Também temos que conseguir novas companhias", defendeu.

A Unesin (União das Entidades de Sinop) que tem sido muito atuante para resolver as pendências do aeroporto e proporcionar maior estrutura acompanhou o trabalho do ICA.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Qua Dez 13, 2017 10:53 am

Sinop espera para este mês liberação do Cindacta para ativar equipamento de segurança em aeroporto

Publicada em 12/12 - 07h22

A prefeita Rosana Martinelli, informou ao Só Notícias, que é aguardada, a curto prazo, a liberação, por parte do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), de Manaus, para a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) entrar em funcionamento para ser feito o controle do tráfego aéreo, serviço de informações de voos e demais atividades. Os técnicos do centro vistoriaram e emitiram relatório favorável, no último dia 30, para a estação começar a funcionar. “Estamos apenas aguardando. O relatório ainda não chegou. Tem todo um trâmite burocrático. Mas o relatório já está aprovado. A liberação provisória de 30 dia será enviada em pouco tempo. Assim que vencer a definitiva será expedida”, disse. A expectativa é que este mês seja expedida a autorização.

Conforme Só Notícias já informou, ainda haverá vistorias para conclusão da homologação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) - aparelhos aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados ao lado da pista para ajudar pilotos nos pousos principalmente em dias chuvosos - e das Rotas de Navegação Área (RNAV). Quanto ao PAPI, isntalado há vários meses, houve uma visita do Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) do Rio de Janeiro e sendo elaborado agora são os procedimentos Rnav. Ambos também dependem da aferição do voo. Os equipamentos precisam ser aferidos por esse voo, que é uma segunda etapa e deve ser feita em 2018.

A prefeitura e Unesin (União das Entidades de Sinop) estão trabalhando, desde o início do ano, com apoio de uma consultoria, para atender as exigências da Aeronáutica para reforçar a segurança e estrutura no aeroporto.

Fonte: Só Notícias
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Seg Dez 18, 2017 12:11 pm

Sinop receberá R$ 8 milhões para o aeroporto

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), segue para Brasília, esta semana, onde irá participar da assinatura de um convênio que prevê recursos na ordem de R$ 8 milhões para obras no Aeroporto Municipal Presidente João Batista de Figueiredo.

Os recursos são do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e serão destinados para obras de melhorias na pista de pouso e no pátio do aeroporto municipal.
Além da assinatura do convênio, também será realizada esta semana em Brasília uma reunião entre a secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que seja dada entrada no processo de certificação operacional IFR (voos por instrumentos).

Já em Sinop, nesta segunda-feira (18), haverá a visita de uma equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), para análises dos Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs) e liberação definitiva da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).

Fonte: Folhamax
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 1340
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Sinop-MT - OPS / SWSI

Qui Dez 21, 2017 1:18 pm

Prefeita consegue aval em Brasília e Papi e RNAV devem ser vistoriados nesta quinta-feira

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), esteve reunida hoje com o brigadeiro Gustavo, em Brasília, e conseguiu que fosse disponibilizado mais um técnico para aferir as Rotas de Navegação Área (RNAV). O procedimento será durante a vistoria das equipes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Rio de janeiro, que será realizada nesta quinta-feira, no aeroporto Presidente João Batista Figueiredo.

A visita que já estava agendada é de uma equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), para análises dos Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs).

“O brigadeiro Gustavo disponibilizou um técnico de Brasília para aferir o RNAV, porque somente o PAPI seria aferido nesta quinta, mas em razão da reunião que realizamos e a solicitação de empenho conseguimos que fosse encaminhado profissional para acompanhar a equipe do Decea do Rio de Janeiro”, explicou a prefeita Rosana Martinelli.

Os processos seguem paralelos em cada órgão. No Cindacta IV, em Manaus, são as etapas para homologação do PAPI. No DECEA, no Rio de Janeiro, tramita o procedimento para que sejam desenvolvidas as cartas cartográficas para o RNAV, que funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis.

De acordo com a assessoria, a reunião em Brasília foi acompanhada pela secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, e pelos servidores técnicos do aeroporto municipal.

Aproveitando a visita a Brasília, a prefeita Rosana Martinelli também visitou o gabinete do secretário executivo do presidente da república, Joaquim Lima, onde aproveitou para tratar de recursos para infraestrutura e mobilidade urbana.

Fonte: PORTAL SÓ NOTÍCIAS

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes