Radar Aéreo - Forum de discussões

 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 793
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Aeroporto de Santo Ângelo-RS - GEL / SBNM

Ter Fev 28, 2017 1:39 pm

Azul instala guichês em Santo Ângelo e deve ter primeiro voo na próxima semana

Imagem

Com a notícia de que o Departamento Aeroportuário (DAP) do Rio Grande do Sul encaminhou na quinta-feira (23), à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o relatório com imagens sobre a conclusão das obras de terraplenagem para nivelamento da área nas laterais da pista, exigidas para a liberação de voos regulares no Aeroporto Regional, a Azul Linhas Aéreas deu continuidade a sua instalação em Santo Ângelo.

Na última semana, ela já havia instalado um contêiner para manutenção das aeronaves. Empresas terceirizadas montaram os móveis no guichê de check-in, além de adesivar a marca da empresa que passará a realizar voos regulares, entre Santo Ângelo e Porto Alegre (diariamente, exceto aos sábados).

Na sala de embarque, foram colocadas 36 longarinas (poltronas) para os usuários, bem como um scanner para bagagem de mão e um pórtico detector de metais (que fazem parte do canal de inspeção). A Azul também disponibilizará cadeiras de rodas para deficientes.
Conforme o DAP, as obras de nivelamento constituem-se de 150 metros de faixa preparada, sendo 75 metros para cada lado do eixo da pista. A diretora do Deparamento, Lígia Villagran Barreto Alves, disse que aguarda o parecer conclusivo da Anac com o objetivo de obter o certificado do aeródromo. “Somente com este documento será possível liberar a operação da Azul Linhas Aéreas”.

A previsão é de que a certificação esteja garantida para a primeira semana de março. A partir daí, a Anac também autorizará à Azul a dar início a comercialização de passagens e a realização dos primeiros voos para abril.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 793
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Santo Ângelo-RS - GEL / SBNM

Seg Mar 06, 2017 9:31 am

Aeroporto de Santo Ângelo é preparado para voos comerciais

Imagem

A expectativa na região das Missões é que o aeroporto de Santo Ângelo esteja em operação com voos comerciais para Porto Alegre até o fim de abril, quando ocorre mais uma edição da Fenamilho Internacional. Segundo a prefeitura, a estrutura está com todos os critérios solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dia e aguarda parecer da Agência para a certificação.

O prefeito Jacques Gonçalves Barbosa diz que na semana passada foi finalizado o serviço de terraplenagem no entorno da pista, para que o terreno ficasse no mesmo nível da faixa. Ele explica que as modificações precisaram ser feitas porque a empresa Azul não opera mais com aeronaves pequenas e, por isso, a categoria do aeroporto mudou de 2C para 3C. Isso exige pista com resistência de carga maior, já que aviões para acima de 60 passageiros vão pousar no local. Além do serviço de terraplenagem, foram feitas adequações no terminal de passageiros em 2016.

Técnicos do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) visitaram o aeroporto e enviaram relatório à Anac, que deve certificar a capacidade de carga da pista. Depois, a Azul deve pedir autorização para operar diariamente com voos a Porto Alegre. “Nosso planejamento aponta que durante a Fenamilho o aeroporto esteja em operação com voos comerciais”, diz o prefeito. A feira, que neste ano ocorrerá de 29 de abril a 7 de maio, recebe empresários, políticos e outros visitantes de todo o país.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 793
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Santo Ângelo-RS - GEL / SBNM

Seg Mar 20, 2017 5:42 pm

Anac autoriza aeroporto de Santo Ângelo a receber voos comerciais

O aeroporto de Santo Ângelo recebeu na semana passada a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar com aeronaves de maior porte. A Portaria com a certificação foi publicada na edição dessa quinta-feira (16) do Diário Oficial da União. Com isso, a empresa aérea Azul já está autorizada a voar de Porto Alegre para a capital missioneira.

A certificação foi publicada depois que a ANAC recebeu os relatórios das obras de ampliação do aeroporto, finalizadas no último dia 17 de fevereiro. Segundo o deputado federal Darcísio Perondi, que é vice-líder do Governo na Câmara, a expectativa é que o aeroporto de Santo Ângelo comece a operar voos comerciais da Azul até o fim do mês de abril. A companhia aérea, inclusive, já instalou guichê no aeroporto. “Estou feliz, pois Santo Ângelo e todo o Noroeste do Estado voltam a estar ligados com o mundo”, afirmou Perondi.

A empresa Azul só opera com aeronaves com capacidade superior a 60 passageiros. Com a certificação recebida, o aeroporto de Santo Ângelo mudou de 2C para 3C e teve que receber uma pista com resistência de carga maior. O aeroporto também ganhou um novo centro de controle, estação de passageiros climatizada e mobiliada com 1.210 m², seção anti-incêndio, pátio de estacionamento de aeronaves com 25.636 m² e pista com 1.670 metros de extensão por 30 metros de largura, de padrão internacional.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 793
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Santo Ângelo-RS - GEL / SBNM

Qui Ago 03, 2017 12:25 pm

Azul comemora um mês de voos para Santo Ângelo-RS

Santo Ângelo, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul, voltou ao cenário da aviação nacional com o início das operações da Azul no trecho Porto Alegre – Santo Ângelo, no início de julho. Com a reativação do aeroporto regional Sepé Tiaraju, representantes dos setores comercial e empresarial da cidade já contabilizam os benefícios dos voos regulares e exclusivos da companhia que, em um mês, transportou mais de mil passageiros e realizou 18 voos. Para os empresários, o fluxo de aeronaves está sendo responsável por reaquecer a economia, trazendo novos investimentos para a região.

A confiança dos gestores tem ligação direta com a otimização do tempo. Santo Ângelo fica a cerca de 450 km da capital gaúcha, trajeto que, de ônibus, dura quase 7 horas. A bordo do ATR 72-600, de 70 assentos, os passageiros realizam o percurso em pouco mais de uma hora. Menos tempo de viagem, mais tempo para os negócios. É assim que pensa o empresário Rodrigo Jaeger, de 36 anos. Dono de uma imobiliária, Jaeger já voou de Azul para Porto Alegre para fazer um curso.

“Fui um dos responsáveis pela reativação do aeroporto daqui. Sem ele, nossos negócios estavam prejudicados. Não tem cabimento ficar 7h dentro de um ônibus. Com o aeroporto funcionando, a economia da cidade é estimulada”, afirma Rodrigo.

O empresário Anderson Filipin, de 43 anos, compartilha da mesma opinião. Para ele, a retomada dos voos comerciais em Santo Ângelo impulsiona as estratégias de negócios para sua empresa. Anderson, que acabou de voltar de uma feira de e-commerce, em São Paulo, acredita que a operação da Azul facilita as transações comerciais e amplia os horizontes do setor na cidade.

“Eu comprava, em média, cerca de 40 passagens de ônibus por mês para mim e meus funcionários. Falando como empresa, hoje, a diferença com os voos da Azul é brutal. O período de viagem é muito menor, dá para trabalhar durante o trajeto, curtir mais a viagem e ainda não corro o risco de levar uma multa de trânsito. Não tem comparação”, comemora Anderson.

Para o diretor de planejamento de malha da Azul, Daniel Tkacz, voar para Santo Ângelo representa consolidar a estratégia da companhia de interligar mais cidades gaúchas com outras capitais e destinos brasileiros.

“A abertura da base de Santo Ângelo foi muito importante para a estratégia de crescimento de nossa malha no Rio Grande do Sul. Além da ligação com a capital do estado, este voo proporciona a oportunidade da cidade se conectar com todo o Brasil”, reforça Tkacz.

A presença da Azul em Santo Ângelo não se limita aos voos comerciais. A companhia, de olho no potencial econômico da cidade, conta com uma loja da Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, desde abril deste ano.
 
Avatar do usuário
radaraereo
Site Admin
Tópico Autor
Mensagens: 793
Registrado em: Sex Dez 09, 2016 4:33 pm

Re: Aeroporto de Santo Ângelo-RS - GEL / SBNM

Dom Ago 13, 2017 12:35 pm

Aeroporto de Santo Ângelo deve receber investimento de R$ 48 milhões

Nesta semana, o Diretor da Secretaria de Aviação Civil, Eduardo Bernardi, confirmou a destinação de R$ 48 milhões para a ampliação e modernização do Terminal de Embarque e Desembarque do Aeroporto Regional de Santo Ângelo. A informação foi reiterada durante audiência requerida pela comitiva santo-angelense em Brasília.

Conforme explicou o Presidente da Câmara, Adolar Queiroz, o projeto de ampliação já está sendo elaborado pelo Banco do Brasil e será protocolado na Capital Federal no mês de outubro. A partir de então, o Departamento Aeroportuário do Estado (DAE/RS) vai discutir a formalização de convênio com o Governo Federal. A expectativa, conforme informou Queiroz, é que as obras tenham início já no próximo ano.

O vereador Vinícius Makvitz, que também integrou a comitiva no Distrito Federal, explica que o recurso servirá, inclusive, para a readequação da área de taxiamento de aeronaves. O objetivo é permitir que mais aviões possam permanecer no pátio do aeródromo, tendo em vista que, atualmente, apenas uma aeronave pode operar em solo. “Com isso será possível ampliar, sobremaneira, as rotas comerciais no aeroporto de Santo Ângelo”, destacou Makvitz.

Em Brasília, a comitiva, também constituída pelo Prefeito Jacques, vereador Pedro Waszkiewicz, Secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Vando Ribeiro de Souza, e a ex-vice-prefeita Nara Damião, cumpriu extensa agenda de audiência e contou com o apoio dos deputados federais Darcísio Perondi, Osmar Terra – Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário -, Cajar Nardes, Afonso Motta e Pompeo de Mattos.

RETOMADA DO PIM E ADESÃO AO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Em reunião com o Ministro Osmar Terra, as lideranças locais trataram sobre diversos assuntos, dentre eles a retomada do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Conforme explicou o vereador Vinicius Makvitz, a ideia é que após a contratação dos agentes que irão retomar as atividades do PIM no município, Santo Ângelo inicie o processo de adesão ao Programa Criança Feliz, o qual é voltado a gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família.

“Com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação e cultura, o programa orienta as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos e como fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, acrescentou Makvitz.

O vereador explicou, ainda, que o programa garante recursos e apoio técnico às prefeituras que participarem e desenvolverem ações de primeira infância. Estima-se que o Ministério do Desenvolvimento Social já tenha repassado aos municípios R$ 93,4 milhões.

HABILITAÇÃO DA UPA E REFORMA DO HSA

Reunidos com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e com o Ministro do Desenvolvimento Social, o Presidente da Câmara, Adolar Queiroz, o Prefeito Jacques Barbosa, os vereadores Vinícius Makvitz e Pedro Waszkiewicz e o Secretário de Turismo e Esportes, Vando Ribeiro, trataram sobre a habilitação e qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pippi. Segundo os vereadores, o Ministro garantiu que num prazo de 60 dias a UPA estará certificada para iniciar o atendimento à população santo-angelense.

Outra boa notícia na área da saúde foi repassada pelo deputado Cajar Nardes às lideranças locais. Segundo o parlamentar já estão empenhados R$ 5 milhões para dar início ao projeto de reforma e ampliação do Hospital de Caridade de Santo Ângelo (HSA), cujo investimento total está orçado em R$ 23 milhões.

Além disso, a comitiva tratou sobre a ampliação das equipes de Saúde da Família (ESF) em Santo Ângelo. Atualmente, o município conta com nove equipes, mas conforme informaram os vereadores, a ideia é que mais seis sejam liberadas para atender a atenção básica. O pedido está sob análise do Ministério.

SEMÁFOROS E ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Ainda em reunião com o Ministro Terra, a comitiva tratou da liberação de R$ 4 milhões para obras de pavimentação asfáltica, revitalização do mobiliário urbano e projeto de modernização dos semáforos. Também foi debatida a instalação de uma rua coberta no centro da cidade.

Representantes do Executivo e Legislativo aproveitaram a ocasião para também solicitar apoio para a conquista de recursos que possibilitarão a melhoria da iluminação pública. Segundo informou o Presidente da Câmara, a prefeitura pretende substituir as antigas lâmpadas amarelas, por lâmpadas de led. O projeto inicial prevê a troca de 1000 unidades de lâmpadas.

REGULARIZAÇÃO DE ÁREA

Na Secretaria do Patrimônio da União, as lideranças municipais estiveram buscando a regularização das áreas de posse da União, como é o caso do espaço da antiga Estação Férrea e da área da Alibem, que planeja expandir sua infraestrutura, mas que devido ao impasse na regularização tem contido os investimentos. Na ocasião, os representantes de Santo Ângelo foram recebidos pelo Secretário Sidrack de Oliveira Correia Neto, que garantiu empenho total para a regularização das áreas.

PARQUE TECNOLÓGICO

Com o Ministro Gilberto Kassab, do Ministério de Inovação e Tecnologia, a comitiva tratou sobre o Parque Tecnológico da URI. De acordo com as lideranças, o projeto já foi protocolado e passa pela análise dos técnicos do Ministério para a liberação de investimentos. O pedido contou com o apoio do Deputado Federal Darcisio Perondi.

O Deputado articula, ainda, a liberação do recurso já destinado para Santo Ângelo, no valor de R$ 4,3 milhões, para a implantação do Centro de Iniciação Esportiva, projeto já discutido com o Conselho Municipal de Esporte de Santo Ângelo.

Fonte: Diariomissoes

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante