A segunda-feira (13/FEV) marcou o fim de um importante capítulo na história da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, que começou em 1986 quando o primeiro de quatro Boeings 707 foi recebido da Varig. Neste dia, foi literalmente picotado o FAB 2402, o último KC-137 existente com a camuflagem da FAB. Ele estava inteiro e estacionado na Base Aérea do Galeão desde OUT/2013, onde aguardava um destino mais glorioso.
Foram realizados três leilões para venda do clássico quadrimotor, que estava inteiro e em condições de voo, porém ninguém se apresentou para arrematá-lo. A partir daí vários foram os boatos que surgiram quanto ao seu destino.
Ligeiramente se cogitou na venda para a Força Aérea do Chile, um boato que logicamente nunca tomou corpo. Falou-se em levá-lo para o MUSAL no Campo dos Afonsos/RJ, mas nenhuma nota oficial. Finalmente surgiu uma luz quando se comentou que ele seria entregue, em regime de comodato, para um colecionador/entusiasta do Paraná, que possui aeronaves da VASP e que preserva o VC-96 (FAB 2115) próximo às Cataratas do Iguaçú. Este seria um destino fantástico!
Mas o destino dos Boeings 707 da FAB foi traçado quando alguém teve a infeliz idéia apelidá-los pejorativamente de "sucatões";. O que seria um nome "engraçadinho";, se tornou a sina para os clássicos jatos recebidos da Varig e que muito voaram pelo (e para!) o nosso país. Literalmente viraram sucatas para o deleite daqueles que os viam como simples aviões, e para a tristeza daqueles que reconheciam essas máquinas como verdadeiras preciosidades históricas da nossa aviação.
Infelizmente, as próximas gerações não poderão ver um Boeing 707 brasileiro preservado em nosso país. Triste sina de um país sem memória.
A frota de KC-137 da Força Aérea Brasileira (1986-2017):
FAB 2401 (cn 19840), ex.VARIG PP-VJY: desmontado no PAMA/RJ em MAR/2014.
FAB 2402 (cn 19842), ex.VARIG PP-VJX: desmontado no PAMA/RJ em FEV/2017
FAB 2403 (cn 20008), ex.VARIG PP-VJH: desmontado no PAMA/RJ em MAR/2014.
FAB 2404 (cn 19870), ex.VARIG PP-VLK: acidentado no Haiti em MAI/2013.