Radar Aéreo - ForumRadar Aéreo - Forum de discussões2024-02-15T08:28:13-03:00https://radaraereo.com.br/forum/app.php/feed2024-02-15T08:28:13-03:002024-02-15T08:28:13-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=1924&p=2814#p2814Novo aeroporto em Aparecida
Em 2024, as obras do Antares Polo Aeronáutico, em Aparecida de Goiânia, chegam a um momento importante. O mega empreendimento, que irá abrigar o maior aeroporto de negócios do Centro-Oeste, começa o ano com suas obras de terraplanagem e drenagem 100% concluídas. A expectativa dos sócios-empreendedores é de que ainda neste primeiro semestre sejam iniciadas as obras de pavimentação da pista de pouso e decolagem, que deverá estar pronta para operação até o fim do ano. Também já se encontram em estágio avançado as obras de fechamento do perímetro do novo aeroporto.
Capetaneado por um consórcio de empresas goianas, entre elas, Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e RC Bastos Participações, o polo aeronáutico ocupará uma área de 209 hectares, próximo ao polo industrial de Aparecida de Goiânia. O empreendimento oferece áreas para abrigar empresas dos mais variados segmentos da aviação civil, como manutenção de aeronaves, fábricas de peças, formação de pilotos, serviços aeromédicos, transporte de cargas aéreas, e ainda, empresas de logística, centros de distribuição e abastecimento e indústrias em geral.
Fonte: Antares Polo Aeronáutico
]]>2024-02-15T08:19:21-03:002024-02-15T08:19:21-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=725&p=2813#p2813Airbus A400M da Luftwaffe faz escala no Aeroporto de Belém
Na tarde da última terça-feira, 13, o Aeroporto Internacional Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro, de Belém, no Pará, recebeu a inédita visita de um grande avião militar Airbus A400M da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã. A operação se tratou apenas de uma parada para reabastecimento durante um deslocamento da aeronave desde a Alemanha até Lima, no Peru.
A chegada do quadrimotor turboélice à capital do Pará ocorreu às 13h40, e às 16h45 o avião já corria pela pista do Val-de-Cans para continuar sua missão até o país vizinho. O Airbus A400M Atlas é uma aeronave de transporte militar projetada para transporte tático, com capacidades estratégicas para substituir aeronaves de transporte mais antigas, como o Transall C-160 e o Lockheed C-130 Hércules.
Fonte: O Antagonico / Foto: Italo Barroso
]]>2024-02-07T16:26:05-03:002024-02-07T16:26:05-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=1886&p=2774#p2774Boeing 707 da Varig está desaparecido há 45 anos
O desaparecimento do Boeing 707 da Varig em 30 de janeiro de 1979, conhecido como Voo Varig 967, continua a ser um dos enigmas mais fascinantes da aviação mundial. O avião, que partiu do Aeroporto Internacional de Narita, no Japão, tinha como destino o Rio de Janeiro, com uma escala programada em Los Angeles. A tripulação, composta pelo comandante Gilberto Araújo da Silva e outros cinco membros, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo cerca de 30 minutos após a decolagem, e a aeronave desapareceu sem deixar vestígios sobre o Oceano Pacífico.
Além da tripulação, o avião transportava uma carga valiosa, incluindo 53 obras do pintor Manabu Mabe, avaliadas em mais de US$ 1,24 milhão, que nunca foram recuperadas. A complexidade deste caso é ampliada pelo fato de que nenhum destroço ou evidência do avião jamais foi encontrado, apesar de extensas buscas e investigações.
Várias teorias foram propostas para explicar o misterioso desaparecimento, incluindo sequestro por colecionadores de arte e abate por forças militares estrangeiras. No entanto, nenhuma dessas teorias foi conclusivamente comprovada. O comandante Gilberto Araújo da Silva, que já havia sobrevivido a um acidente aéreo anterior, é uma figura central neste mistério, aumentando a intriga em torno do que poderia ter acontecido durante aquele fatídico voo.
Após mais de quatro décadas, o caso do Voo Varig 967 permanece sem solução, solidificando seu lugar na história da aviação como um dos desaparecimentos mais misteriosos de todos os tempos, comparável a casos como o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em 2014
O desaparecimento do Boeing 707 da Varig em 1979, marcado pelo último contato com o comandante Gilberto Araújo da Silva às 20h45 sem relatar problemas, permanece um mistério profundo na história da aviação. A tentativa subsequente de comunicação às 21h23 não se materializou, e a aeronave desapareceu enquanto sobrevoava o Oceano Pacífico, sem deixar rastros de destroços ou corpos.
Os esforços de busca e salvamento iniciados após a perda de comunicação foram prejudicados pela escuridão, levando a uma suspensão temporária das operações até a manhã seguinte, 12 horas após a decolagem. Apesar de oito horas dedicadas à busca no dia seguinte, nenhuma evidência foi encontrada que pudesse esclarecer as circunstâncias do desaparecimento da aeronave. O relatório oficial sobre o incidente ecoou esta incerteza, afirmando a incapacidade de encontrar quaisquer indícios que pudessem iluminar as causas do desaparecimento.
A falta de uma explicação oficial e a ausência de destroços deixaram as famílias das pessoas a bordo em um estado de luto inacabado, como expressou Maria Letícia Chavarria, filha do comandante Araújo da Silva, destacando a angústia de não poder fechar o ciclo vital com o ritual de sepultamento. Esta tragédia não apenas impactou profundamente os entes queridos dos desaparecidos, mas também perpetuou uma das maiores incógnitas da aviação comercial global.
Teorias sobre o desaparecimento do Boeing 707 da Varig
O misterioso desaparecimento do Boeing 707 da Varig, que ocorreu em 1979, contava com uma tripulação experiente, incluindo o comandante Gilberto Araújo da Silva, o primeiro oficial Erni Peixoto Mylius, e os co-pilotos Antonio Brasileiro da Silva Neto e Evan Braga Saunders. Além deles, José Severino Gusmão de Araújo e Nícola Exposito compunham a equipe como mecânicos de voo.
Diversas teorias surgiram na tentativa de explicar o desaparecimento da aeronave. Uma delas sugere que o avião poderia ter sido roubado por interesse na valiosa carga de pinturas de Manabu Mabe, avaliadas em mais de US$ 1,24 milhões na época, que retornavam de uma exposição no Japão. Contudo, essas obras de arte jamais foram recuperadas.
Outra conjectura aponta para a possibilidade de o avião ter sido abatido por forças soviéticas. No entanto, a teoria que ganhou mais atenção entre os investigadores é a de uma despressurização lenta, que poderia ter causado a queda do Boeing no Oceano Pacífico, cerca de 45 minutos após a decolagem. Meses após o desaparecimento, sem encontrar qualquer vestígio, as famílias dos tripulantes receberam atestados de óbito.
Maria Letícia Chavarria, filha do comandante Gilberto, expressou a esperança inicial de que seu pai pudesse ter sobrevivido, talvez alcançando um arquipélago próximo. No entanto, a ausência de qualquer sinal do avião ou dos tripulantes levou à aceitação da perda. A dedicação de seu pai à aviação, mesmo em face do perigo, ressoa como um testemunho de sua paixão pela pilotagem.
Um fato marcante na carreira do comandante Gilberto foi sua sobrevivência a um acidente aéreo fatal na França, em 1973, quando um Boeing da Varig, sob seu comando, caiu em chamas. Este incidente anterior, que resultou na morte de 123 pessoas, destacou a habilidade e a bravura de Gilberto, que foi considerado um herói nacional na França pelo episódio.
Fonte: Curtamais
]]>2023-12-29T16:23:35-03:002023-12-29T16:23:35-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=482&p=2378#p2378Pescadores afirmam ter encontrado peça que seria asa de avião
Um pescador australiano afirma ter a resposta para uma dos maiores mistérios da aviação mundial: o desaparecimento da aeronave da Malaysia Airlines no dia 8 de março de 2014, com 239 pessoas. Em entrevista ao jornal local The Sydney Morning Herald, Kit Olver afirma que a rede que ele e outros pescadores usavam, poucos meses após o acidente, trouxe à superfície "uma grande asa de um avião a jato".
"Eu me questionei. Procurei uma saída para isso. Eu gostaria muito de nunca ter visto aquela coisa, mas está aí. Era a asa de um jato", afirmou Oliver. A versão dele é confirmada por outro que também estava na embarcação naquele dia, George Currie. "Você não tem ideia dos problemas que tivemos quando subimos aquilo. Foi incrivelmente pesado e estranho. Estendeu a rede e rasgou-a. Era grande demais para subir no convés", conta sobre o episódio, que, segundo eles, teria ocorrido em setembro ou outubro de 2014.
Segundo a versão dos pescadores, de tão pesada que era a peça, as redes não teriam suportado o peso enquanto eles tentavam trazer a asa totalmente à superfície da água, o que acabou rompendo o tecido, fazendo com que a peça misteriosa fosse perdida novamente para o fundo do mar — bem como a rede, avaliada em cerca de 20 mil dólares (cerca de R$ 97 mil).
Derrubado de propósito
Seis meses depois que a aeronave desapareceu dos radares no dia oito de março de 2014, com 239 pessoas, o ex-oficial da Marinha Peter Waring, de 41 anos, decidiu se juntar ao grupo que comandava as buscas pelo avião no Oceano Índico. Especialista em levantamento e mapeamento de leitos marinhos, Waring foi chamado para averiguar uma área de aproximadamente 92 km de largura por 644 km de comprimento, identificada por peritos a partir de dados de satélite e simulações de voo.
O local em que o avião, de fato, caiu nunca teria sido revistado pelas autoridades e, ainda de acordo com Waring, isso se comprova, pois não havia chance de os especialistas terem perdido os destroços durante a buscas. As informações são do portal britânico The Sun.
A busca foi tão detalhada que a equipe chegou a encontrar os restos de dois naufrágios vitorianos - mas nada do MH370, desaparecido desde 2014. Por causa disso, Peter acredita que o local do acidente fica mais ao sul, em uma área remota conhecida como Zona de Fratura Geelvinck. Segundo o The Sun, evidências ainda sugerem que o avião pode ter continuado a voar sem ser detectado.
“Acho que nós [a equipe de busca] podemos ter errado ao supor que a aeronave não estava sob controle no final. Se a aeronave ainda estivesse sob controle no sétimo arco, então o tamanho do Oceano Índico que eles poderiam alcançar seria tão inimaginavelmente grande que você não teria condições de vasculhar tudo. Houve muito esforço desperdiçado procurando nas áreas erradas", disse Waring ao portal britânico.
Chamada de "Broken Ridge", uma área no Sul do Oceano Índico, conhecida por sua difícil topografia subaquática se tornou o foco da busca. Peter Waring passou 12 meses como coordenador da operação a partir de Canberra, na Austrália. Ele informava às autoridades sobre a extensão do leito marinho que as equipes eram capazes de cobrir a cada dia.
Fonte: O Globo
]]>2023-12-28T09:02:06-03:002023-12-28T09:02:06-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=114&p=2376#p2376TRF tenta acordo de conflito entre Aeroporto Confins e Anac
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, decidiu convocar um "árbitro de emergência" para tentar um acordo em relação a um conflito entre a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O imbróglio seria resultado de uma cobrança de R$ 113.035.925,00.
De acordo com a Anac, "a adoção de um árbitro de emergência já está prevista no contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Confins desde 27 de dezembro de 2022, quando foi assinado o Termo Aditivo nº 10, que incluiu essa cláusula".
"Ela prevê que devem ser submetidas à arbitragem todas as controvérsias relativas a direitos patrimoniais disponíveis relacionadas ao contrato ou derivadas dele. Foi pactuado, ainda, que no caso de haver necessidade de medidas cautelares ou de urgência, antes de ter sido instituída a arbitragem, elas deverão ser requeridas ao árbitro de emergência", disse a Anac, destacando que está comprometida com o cumprimento dos contratos de concessão e atuará sempre de acordo com o interesse público.
Já a BH Airport, por meio de nota, afirmou que ingressou com um pedido judicial urgente com o objetivo de suspender a exigência de parte da outorga fixa de 2023, em decorrência de discussões administrativas em andamento junto a Anac, Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre o pedido de compensação dos valores devidos pela Infraero à concessionária.
"Obras, que deveriam ter sido realizadas pela Infraero desde 2014, foram executadas pela concessionária mediante a obrigação de imediato reembolso pela Infraero. Contudo, tal reembolso não ocorreu no ano de 2023. Entre as obras realizadas estão a reforma, modernização e ampliação do Terminal de Passageiros 1, a adequação do Sistema Viário, a reforma e ampliação da Pista de Pouso e do Sistema de Pátios, além da implementação de infraestrutura para fornecimento de serviços essenciais no aeroporto", pontuou a BH Airport.
Atualmente, completou a BH Airport, a conclusão das obras encontra-se paralisada, aguardando o desfecho do tema. "Isso tem causado diversos impactos na experiência do passageiro, como o desembarque do Terminal 1. Os passageiros que desembarcam nos portões 1 a 9 precisam se deslocar até o Terminal 2 para sair do terminal. Além disso, a conclusão das obras traria novas áreas comerciais, ampliando ainda mais o mix de lojas no BH Airport".
"Apesar dos desafios contratuais, a concessionária sempre cumpriu todas as suas obrigações contratuais e nunca ficou inadimplente. Desde a celebração do Contrato de Concessão, o BH Airport tem mantido um serviço de excelência, sendo recentemente reconhecido como o 8º melhor aeroporto do mundo", destacou.
Processo Judicial
Quanto ao processo judicial, a BH Airport informou que a decisão está sob a responsabilidade de pessoas jurídicas e órgãos não envolvidos no contrato de concessão. Por isso, a empresa entende que a cláusula de arbitragem não se aplica.
"O mandado de segurança não discute cláusula arbitral ou a obrigação do pagamento da contribuição fixa. Além disso, encontra-se em fase inicial, com uma primeira decisão negando o pedido urgente, o que levou ao pagamento integral da contribuição fixa (R$ 113.035.925,00), sem o recebimento dos créditos devidos pelo Poder Público (R$ 60.275.986,07), anulando a discussão do pedido judicial", assinalou a concessionária.
A BH Airport disse ainda que "está empenhada em conduzir o assunto de maneira administrativa junto à Anac, confiante de que a agência abordará a situação com a devida justiça e celeridade, atuando como mediadora conforme estabelecido no Contrato de Concessão".
Fonte: G1
]]>2023-07-08T15:52:55-03:002023-07-08T15:52:55-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=777&p=1544#p1544Governo do Estado entrega obra de reforma e implantação de cerca operacional do Aeroporto de Naviraí
Com investimento de R$ 1,9 milhão, o Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (7) a obra de reforma e implantação de cerca operacional do Aeroporto Ariosto da Riva, localizado em Naviraí, cidade a 359 quilômetros de Campo Grande.
Realizada entre setembro do ano passado e julho deste ano, a obra do aeroporto naviraiense foi feita em parceria com a prefeitura - esta ficou com a parte do receptivo. "O Estado tem um grande planejamento aeroviário, este é só o começo, pois vamos promover obras em diversas cidades e assim atrair mais investimentos privados e gerar empregos", disse o governador Eduardo Riedel (PSDB) durante discurso.
Já a prefeita Rhaiza Matos afirmou que o aeroporto quase foi fechado em 2023, tendo que correr atrás da regularização, pois ele é uma das portas de entrada do desenvolvimento da cidade. "O Governo foi parceiro para investir em melhorias na estrutura, que ainda vão continuar, pois poderemos em breve receber mais voos".
Na oportunidade, também foi inaugurada a obra de construção do terminal de embarque do aeroporto, realizada com investimento municipal de R$ 250 mil.
Além da entrega do aeroporto, foi assinada ordem de serviço para obra na Avenida Mato Grosso, no valor de R$ 5,9 milhões, e entregue o recapeamento da Avenida Amambai, de R$ 4,8 milhões.
"Vamos entregar obras e discutir outras em conjunto com as lideranças da cidade, trabalhando com municipalismo", comentou o governador Eduardo Riedel (PSDB) em seu discurso.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS
]]>2023-06-18T19:49:05-03:002023-06-18T19:49:05-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=711&p=1528#p1528Jataí recebe fuselagem de caça F-5EM da FAB
Na tarde desta terça-feira (13), os moradores de Jataí foram surpreendidos com a chegada da fuselagem de um caça F5 à cidade. A aeronave, doada pela Força Aérea Brasileira (FAB), será instalada na Praça Tenente Diomar Menezes como um monumento em homenagem ao piloto jataiense e membro do Pelotão de Caça Senta a Pua da Aeronáutica.
Em entrevista ao Portal Panorama, o Secretário Municipal de Turismo, Antônio Gaspar Gomes de Araújo, expressou sua satisfação com a nova atração turística. Ele afirmou: “Hoje está nascendo mais um ponto turístico em Jataí. Acabamos de receber esta aeronave, que será montada na Praça Tenente Diomar Menezes, criando mais um atrativo em nossa cidade. Vamos utilizá-la para homenagear nosso herói de guerra, Tenente Diomar Menezes, e contar sua história, assim como a da própria aeronave. Com mais esse ponto turístico, teremos diversos atrativos em Jataí.”
iframe
O Diretor do Aeroporto Municipal de Jataí, Aluísio, também comentou sobre a importância desse monumento para a cidade. Ele destacou: “Esse avião é um F-5EM prefixo FAB4836 da Força Aérea Brasileira, doado pela FAB. Temos a fuselagem aqui em Jataí e a montagem terá início amanhã. Estamos resgatando a história do Tenente Diomar Menezes, que participou da Segunda Guerra Mundial como piloto em 72 incursões. Recebemos esse presente para honrar o F5, que já protegeu nossas fronteiras. Agora, Jataí será seu lar permanente.”
A fuselagem será montada em uma estrutura construída pela Prefeitura, e a previsão é de que a instalação seja concluída em breve. Com a presença dessa peça histórica na Praça Tenente Diomar Menezes, Jataí fortalece seu patrimônio cultural e histórico, atraindo turistas interessados em conhecer a história do Tenente Diomar Menezes e da aviação brasileira.
]]>2023-03-28T19:45:45-03:002023-03-28T19:45:45-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=321&p=1516#p1516Governo federal confirma fim das atividades do Aeroporto Carlos Prates em 1º de abril
O governo federal confirmou, nesta terça (28), a suspensão das operações aéreas do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, no próximo sábado (1º).
Na tarde desta terça, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, participou de uma reunião na sede do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, para discutir a possibilidade de prorrogação das atividades do aeródromo.
No entanto, segundo a pasta federal, no encontro "foi confirmada a suspensão das operações aéreas" no dia 1º de abril. A data estava prevista em uma portaria publicada em dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A manutenção do funcionamento do aeroporto é uma demanda das empresas que atuam no local – entre elas, há cinco escolas de formação de pilotos. No entanto, o fim das atividades é defendido por moradores da região, que temem acidentes.
No dia 13 de março, o governo federal tinha afirmado que a área do aeroporto seria "repassada à prefeitura da capital mineira, que apresentou um projeto de construção de habitações casas populares e de um parque municipal no local".
Prorrogação
A proposta do Governo de Minas era que o governo federal prorrogasse por seis meses e depois delegasse ao Governo de Minas que privatizaria o aeroporto. Segundo o governo federal, caso queria assumir a administração, o governador Romeu Zema terá que fazer a solicitação para assumir de imediato.
Fontes: G1 / Itatiaia
]]>2023-02-03T16:11:19-03:002023-02-03T16:11:19-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=396&p=1515#p1515Video: O dia em que o Aeroporto de Foz do Iguaçu recebeu o Concorde
As recentes obras de melhoria e ampliação elevaram para quase três quilômetros o comprimento da pista de pousos e decolagens, permitindo a operação com aeronaves grandes para voos intercontinentais no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas. Antes disto, eram dois quilômetros apenas de pista, o que não impediu de, em 1988, o pouso do supersônico Concorde lotado de turistas franceses, que fretaram a aeronave para dar uma volta ao mundo.
A chegada do Concorde representou um marco na história do Aeroporto de Foz do Iguaçu, que completou 49 anos no sábado (7 de janeiro), e de grande impacto no turismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O avião, que veio com uma proposta de operar comercialmente o transporte de passeios com velocidade supersônica, se tornou um marco da aviação mundial.
iframe
O primeiro voo em solo brasileiro, do avião da Air France, foi em 1976. Ele fez a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris, com escala em Dakar (Senegal), em apenas seis horas. Foz do Iguaçu voltou a receber aeronaves Concorde em 1996 e 1998. No entanto, o primeiro modelo a chegar na Tríplice Fronteira, de matrícula F-BTSC, lamentavelmente foi o mesmo que em 25 de julho de 2000 explodiu ao decolar do Aeroporto Charles de Gaulle, na França.
Curiosidades do Concorde
O Concorde podia voar até 60 mil pés de altitude (18.288 metros), muito acima das nuvens de tempestade, correntes de ar e outros aviões. Assim, praticamente não sofria turbulência. Do alto, os passageiros podiam ver a curvatura da terra. Devido ao intenso calor provocado ao voar em velocidade supersônica, o Concorde se expandia de 6 a 10 polegadas durante o voo, e era possível sentir o calor ao tocar as janelas no final do voo.
Em 27 anos de atividade, o Concorde fez 50 mil voos e transportou 2,5 milhões de passageiros. No início das operações, não só era permitido fumar a bordo, como aos passageiros eram oferecidos charutos cubanos como parte do serviço de bordo.
Para demonstrar a rapidez do Concorde, a Air France fez uma jogada de marketing genial em 1985. Decolaram ao mesmo tempo de Boston um Concorde e de Paris um 747. O Concorde voou para Paris, reabasteceu e voltou para Boston, chegando 11 minutos antes da chegada do 747.
No Live Aid de 1985 o cantor Phil Collins tocou no show de Londres, pegou um voo em um Concorde para chegar a tempo de tocar no show de Nova York. Tudo isso no mesmo dia.
A primeira despedida do Concorde ocorreu em 30 maio de 2003 por parte da Air France, quando 5 meses mais tarde, foi a vez da British Airways, quando em 24 de outubro de 2003, encerrou um legado com 27 anos de operações.
]]>2022-09-22T12:54:31-03:002022-09-22T12:54:31-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=705&p=1512#p1512Boeing 757 da Icelandair em São Luis
Um grupo de turistas abastados embarcará numa turnê de luxo ao redor do mundo, a bordo de um avião Boeing 757-200 fretado da companhia islandesa Icelandair. Seria uma viagem como tantas outras, não fosse por uma parada insólita na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.
Pode-se dizer que a parada no Maranhão é extremamente incomum, já que tours em jatos privados que passam pelo Brasil, geralmente passam pelos destinos da moda para os estrangeiros, incluindo o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Manaus. No entanto, a equipe da Abercrombie & Kent buscou inovar ao incluir (e apresentar) os belíssimos Lençóis Maranhenses aos seus seletos viajantes.
A viagem do grupo começa em 30 de outubro na cidade de Seattle, na costa oeste americana. De lá, eles embarcam para o Japão, Vietnã, Laos, Turquia, Eritreia, Benin, Brasil e, então, retornam aos Estados Unidos. Ao todo, são 24 dias de viagem a um preço por pessoa de AU$ 226.000 dólares australianos, o equivalente a R$ 766 mil reais na cotação atual.
A passagem pelo Brasil está agendada para os dias 18 a 20 de novembro e a aeronave privada pousará no aeroporto internacional de São Luís. De lá, os 46 afortunados turistas embarcam em um avião menor rumo a Barreirinhas, na região dos Lençóis, onde poderão aproveitar tudo do bom e do melhor, enquanto andam sobre as areias brancas e piscinas naturais de água morna.
Fonte: AeroIn
]]>2022-09-22T12:44:08-03:002022-09-22T12:44:08-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=238&p=1511#p1511Voo de Toledo alterna Cascavel por conta do mau tempo
O avião da Companhia Aérea Azul decolou às 13h40 do Aeroporto Internacional de Campinas e deveria pousar em Toledo, entretanto alternou para Cascavel na tarde desta quarta-feira (21).
De acordo com a administração do Aeroporto de Cascavel, o piloto precisou realizar o procedimento por conta das condições climáticas. Os passageiros serão levados a Toledo de ônibus.
O voo que deveria participar do Toledo, às 16h20, também precisou ser adiado, apesar disso, os passageiros serão transportados de ônibus para Cascavel e serão realocados em um dos voos noturnos da Azul.
]]>2022-09-15T12:44:25-03:002022-09-15T12:44:25-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=85&p=1508#p1508Aeroportos do Nordeste terão voos diários de avião cargueiro da Gol
Dois aeroportos do Nordeste terão voos diários de aviões cargueiros da Gol Linhas Aéreas, a serviço do site de e-commerce Mercado Livre, a partir de amanhã (16).
A aeronave que irá transportar as mercadorias para Teresina (THE) e São Luís (SLZ) é um Boeing 737-800 (BCF), com capacidade de levar até 24 toneladas de carga. Outras duas aeronaves com a mesma configuração entrarão em operação até o fim do ano e outras quatro serão integradas à frota até o terceiro trimestre de 2023.
“A CCR Aeroportos fomenta, de maneira geral, as atividades de logística e apoia iniciativas, como esta do Mercado Livre, através da disponibilização da infraestrutura necessária para a operação. Assim, através dos nossos aeroportos, iremos contribuir para reduzir o tempo de entrega das mercadorias”, segundo Jaison Mello, gerente do terminal da capital do Maranhão.
O aeroporto de Teresina, um dos beneficiados, foi considerado o mais pontual do Brasil segundo o ranking da Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada na coleta de dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo, registrando 94% de suas partidas como pontuais, garantindo a 15ª posição no ranking mundial e a 1ª colocação entre os terminais aeroportuários do Brasil, oito posições acima de julho.
]]>2022-09-03T16:55:24-03:002022-09-03T16:55:24-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=657&p=1507#p1507Boeing 757 da Jet Magic no Brasil
A Banda Guns N’ Roses chegou ao Brasil, e já está na primeira cidade de sua nova turnê pelo país, Manaus. Pouco antes da chegada da banda a bordo de um luxuoso Boeing 757 da Jet Magic, o equipamento chegou em um Boeing 767-200 da Omni Air International.
O Boeing 757 da Jet Magic pousou às 15h37 desta última segunda-feira (29) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus trazendo a Banda Guns N’ Roses para seu primeiro show no Brasil esse ano. A aeronave chegou procedente de Los Angeles onde realizaram um show, no trajeto realizaram uma escala para reabastecimento em San José na Costa Rica.
Em 2016 em turnê pelo Brasil, o Guns N’ Roses passou por diversas cidades a bordo de um Boeing 757 fretado para a banda. O modelo será utilizado novamente na nova turnê, o mesmo avião havia sido utilizado pelo Foo Fighters no começo do ano.
O Boeing 757-200 em configuração totalmente VIP opera sob a matrícula 9H-AVM, e possui uma pintura predominantemente com a cor cinza e detalhes em vermelho inclusive nos motores. A aeronave de 32 anos pertence a JetMagic.
Veja o cronograma e as cidades onde a banda irá se apresentar:
01/09 – Manaus 04/09 – Recife 08/09 – Rio de Janeiro, em apresentação no Rock in Rio 11/09 – Goiânia 13/09 – Belo Horizonte 16/09 – Ribeirão Preto 18/09 – Florianópolis 21/09 – Curitiba 24/09 – São Paulo 26/09 – Porto Alegre
A banda irá realizar uma turnê não somente no Brasil mas em outros países da América Latina como Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia e México. É possível que a banda não utilize o Boeing 757 em todas as cidades brasileiras, realizando alguns trechos com outra aeronave.
]]>2022-09-03T16:45:50-03:002022-09-03T16:45:50-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=730&p=1506#p1506Prefeito de Barra do Piraí comenta chegada da 1ª parte do avião Boeing 727
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, comemorou a chegada de parte do chamado Avião do Metaverso em Ipiabas. Sem o radome (bico) e as asas, a aeronave chegou ao distrito ontem (02), dois dias após sair do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na capital fluminense. O Boeing 727 ficará na antiga praça central de Ipiabas e servirá para visitação dos turistas, que poderão conhecer várias partes do planeta por realidade virtual.
“Nossa ideia está tomando corpo. A primeira foi com a chegada do Trem de Prata, que vai se transformar no ‘Trem de Gelo’; o primeiro com tais características no mundo. Além disso, a Estação Ferroviária, toda reformada, será entregue em breve. Agora, com a chegada do avião, vamos partir para a adesivagem dele com uma ideia fantástica, temática e alusiva ao distrito. Vamos unir o passado com o futuro; e nesse ponto está o metaverso, nos levando a qualquer parte do mundo com a realidade virtual. Permita-se ‘voar’ na sua imaginação”, comentou o prefeito Mario Esteves.
O avião saiu do aeroporto após ser desmontado pela empresa vencedora da licitação para este fim. A previsão era a de que a aeronave saísse de lá em até 90 dias. A chegada em Barra era aguardada para a tarde de quinta (1ª), mas um acidente na Serra das Araras atrapalhou a passagem das carretas que transportavam parte do veículo. A segunda parte será o transporte das asas e do bico, que deve começar na terça-feira (06). Assim, segundo disse o prefeito, a nova fase será a limpeza e posterior plotagem com as características propostas pela arte, com alusão ao distrito de Ipiabas.
O Boeing 727-200, pertencia à Fly Linhas Aéreas e que há duas décadas permanecia estacionado como sucata em uma área remota do pátio do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
A desmontagem, montagem e transporte do Boeing 727-200 custarão R$ 800 mil aos cofres municipais (pregões eletrônicos 001/2022 e 002/2022). Especula-se que o custo total da atração turística ‘avião do metaverso’ será de aproximadamente R$ 5 milhões.
]]>2022-09-03T16:43:52-03:002022-09-03T16:43:52-03:00https://radaraereo.com.br/forum/viewtopic.php?t=374&p=1505#p1505Aeroporto de Passo Fundo pode receber voo noturno da Azul neste mês
O mês de setembro será marcado pela ampliação de ofertas diárias de voos ligando a cidade até São Paulo. Isso porque a Azul Linhas Aéreas passará, a partir de 12 de setembro, a ofertar um novo voo até Passo Fundo, além dos já existentes. Hoje a cidade conta com duas empresas oferecendo voos diários de Passo Fundo para São Paulo, sendo elas a Gol e Azul. A Gol tem frequências de ida e volta em cinco voos semanais, sendo às segundas, terças, quintas, sextas e sábados.
Já a Azul Linhas Aéreas faz a ligação São Paulo a Passo Fundo em todos os dias da semana. Hoje a aeronave da Azul sai de Campinas às 12h40 e chega em Passo Fundo às 14h15. Depois o avião decola de Passo Fundo para Campinas às 15hs, chegando ao destino por volta das 16h20.
Conforme o cronograma de ampliação da empresa, uma aeronave a jato partirá, a partir de 12 de setembro, de São Paulo com destino a Passo Fundo ás 07h55, chegando em Passo Fundo ás 09h25. A aeronave retorna de Passo Fundo para São Paulo às 10h10, chegando em Campinas às 11h15min.
No segundo novo voo, este noturno, a partir de 12 de setembro, outra aeronave sairá de Campinas para Passo Fundo às 17h50. Ela chega a Passo Fundo às 19h15 e retorna para São Paulo às 20h00, chegando ao destino às 21h10, de segunda a sexta-feira. Esta operação noturna, no entanto, precisa ser previamente combinada com o aeroporto local, com total coordenação de uma equipe em solo.
Com a ampliação, a partir de 12 de setembro, a Azul oferecerá então 3 linhas diárias de Passo Fundo a São Paulo e, dependendo do dia da semana, somando-se a Gol, a cidade terá então 4 voos diários para São Paulo, se as duas companhias mantiverem o cronograma.
]]>