
Sem dinheiro e contando com apenas um avião Hércules em sua Força Aérea Argentina, argentinos podem evacuar a sua base no continente gelado.
A FAA só possui um Hércules em condições de voo, o modelo l-100-30, matrícula TC-100, que por suas dimensões, não pode operar na base antártica Marambio. Sem a possibilidade de executar a ponte aérea logística entre o continente e a Antártida para o ressuprimento de combustível, mantimentos, medicamentos e todo o equipamento e material necessário para manter o funcionamento da base.
A dependência de aeronaves ficou bem evidente há dez dias. O Hércules C-130 TC-69 da FAA teve de retornar ao continente depois de várias tentativas de pousar na Base de Marambio, devido a condições climáticas adversas. Acontece que o TC-69 sofreu uma pane e um princípio de incêndio quando retornou a Rio Gallegos.
O incidente, sério e sem precedentes até à data, fez com que a direção de Aeronavegabilidade da Administração de Aviação Civil (ANAC) proibisse o voo de qualquer Hércules no país, o que deixa as bases na Antártida praticamente isoladas, em termos de transporte de elementos essenciais para a sobrevivência de seus habitantes.
Como se isso não bastasse, inúmeros problemas foram registrados durante os testes de gelo a que se submeteu o quebra-gelo ARA Almirante Irízar, outro dos meios disponíveis para abastecer os homens e mulheres que estão no Polo Sul. É muito provável que o Irizar, que foi remodelado quase na sua totalidade após o incêndio de 2007, não participe da campanha Antártica por mais um ano.

Por todo o que precede, os especialistas no campo disseram que, se não houver uma nova reposição de suprimentos em alguns dias, o pessoal nas diferentes bases antárticas estariam sem os elementos vitais para sobreviver – alimentos, combustível para geradores e anticongelante até o dia 25 de dezembro, ou seja, até o Natal.
De acordo com isso, o governo argentino estaria avaliando diferentes planos de contingência, entre os quais seria solicitar aeronaves “emprestadas” para o Brasil e o Uruguai ou, proceder com a evacuação da Base Marambio, deixando um mínimo de pessoal no continente branco .
Fonte: Cavok
