Militar

Paraguai inicia recebimento do Embraer Super Tucano

Uma comitiva de militares da Fuerza Aérea Paraguaya já está na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP) para iniciar o processo de recebimento das aeronaves A-29 Super Tucano.

De acordo com a Fuerza Aérea Paraguaya, o processo de aceitação inclui voos de testes e verificação das publicações técnicas. A entrega ao país vizinho deve ocorrer “em poucas semanas”.

A comissão é liderada pelo comandante do Grupo Aerotático, tenente-coronel Fabio Candia Melgarejo, e inclui a verificação das aeronaves e sua documentação, bem como voos de teste, para realizar a aceitação final antes do voo de traslado para sua base, localizada na cidade de Luque, adjacente à cidade de Assunção.

Em 19 de novembro de 2024, o Paraguai anunciou a compra de seis caças leves Embraer EMB-314 Super Tucano, em uma transação de R$ 600 milhões financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil.

Desde 2015, o Paraguai avaliava a compra do Super Tucano. A aquisição faz parte de um plano de investimentos nas forças armadas que deve incluir a aquisição de radares.

A-29 paraguaio

A versão do Super Tucano adquirida pelo Paraguai é um modelo de exportação que conta com painéis de instrumentos totalmente digitais, com duas telas multifuncionais de cristal líquido coloridas de 15,24×20,32 cm e uma tela de 13,76×17,52 cm; pacote sintético que amplia as capacidades de formação a bordo; lançadores de chaff/bengalas; blindagem externa; telémetro a laser; capacidade para empregar bombas guiadas a laser; câmera que fornece imagens convencionais e térmicas MX-15; e óculos de visão noturna. Inicialmente, a frota utilizará armas convencionais, tendo adquirido 12 lançadores para sete foguetes LAU-32 de 70 mm cada um, além de bombas de uso geral.

O contrato inclui suporte logístico com peças de reposição e manutenção programada, bem como estações para planejamento de missões, instruções e briefing.

Com o Super Tucano, a Força Aérea Paraguaia (FAP) entrou no século XXI, pois, além de ser o melhor turboélice de sua categoria, a aeronave está equipada com sistemas avançados e muito modernos que são vistos em caças de 4ª geração, como head-up display; sistema hands-on throttle and stick, que concentra os controles principais no acelerador e no joystick da aeronave; datalink; comunicação criptografada e segura, e até mesmo a arquitetura da cabine que é compatível com esses aviões de combate supersônicos.

Com o Super Tucano, a FAP dará um salto qualitativo na proteção do espaço aéreo do país, especialmente contra voos ilícitos que transportam drogas, armas ou contrabando, aumentando assim a segurança interna do país. Através dos sistemas Super Tucano, a FAP começará a desenvolver novas doutrinas e ampliar suas capacidades operacionais.

Na linha de voo

Os seis A-29 estão programados para serem entregues em maio de 2025 e apresentam uma camuflagem de dois tons no estilo do sudeste asiático: verde e areia na parte superior e cinza médio na parte inferior dos caças.

As aeronaves terão as matrículas FAP 1101 e FAP 1106 e equiparão o Grupo Aerotático FAP da Brigada Aérea 1, em Luque, na Base Aérea Ñú Guasú.

Ainda não foi decidida qual unidade operará a aeronave, que pode ser o 1º Esquadrão de Caça “Guaraní”, que conta com as esquadrilhas “Orion” e “Centauro” (e que no passado voou com o AT-26 Xavante), ou o 2º Esquadrão de Caça “Índios”, com os esquadrões “Taurus” e “Scorpio” (que recebeu o AT-33A). No entanto, a FAP já definiu que a missão principal desses caças será a vigilância do espaço aéreo contra aeronaves em voos ilegais, assistência em voo e patrulhamento. Em segundo lugar, realizarão ataques, apoio aéreo próximo e reconhecimento.

– EMB-314E PT-ZBX (c/n 31400278) Futuro FAP 1001
– EMB-314E PT-ZDC (c/n 31400279) Futuro FAP 1002
– EMB-314E PT-ZDE (c/n 31400280) Futuro FAP 1003

Fonte: Pucara

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