A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao seu dia, comemorados em 23 de outubro. A data é uma referência ao primeiro voo de Alberto Santos Dumont com o mais pesado que o ar, o 14-Bis, ocorrido neste mesmo dia, em 1906, há exatos 118 anos, no Campo de Bagatelle em Paris. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, sendo recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O evento também marcou os 80 anos do desembarque do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, e contou com a tradicional imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). Assim, a solenidade celebrou o legado histórico da FAB, além de homenagear personalidades e organizações que contribuíram para a defesa e o desenvolvimento da aviação no Brasil.
Na ocasião, foi feita uma homenagem especial aos bravos integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça que participaram da Segunda Guerra Mundial. Em dezembro de 1943, o Brasil criou esse grupo com a missão de lutar ao lado das forças aliadas na Itália. A seleção dos pilotos se deu prioritariamente por voluntariado e após um rigoroso treinamento nos Estados Unidos e no Panamá, os pilotos brasileiros finalmente chegaram à Europa em outubro de 1944, iniciando as operações de combate.
Entre os pilotos homenageados, destacou-se o Tenente Danilo Marques Moura, que foi abatido em combate, no dia 4 de fevereiro de 1945, próximo à cidade de Treviso, Itália. Danilo sobreviveu ao ataque e, com muito esforço, percorreu mais de 450 quilômetros a pé durante 30 dias até conseguir retornar à base aliada. A cerimônia contou com uma encenação dessa fuga heroica, representada por atores e figurantes, criando um momento de lembrança e honra.
Outro ponto alto da cerimônia foi o icônico táxi das aeronaves Republic P-47 Thunderbolt e do Embraer A-29 Super Tucano prefixo FAB5910, que relembrou a 199ª missão do 1° GAVCA, realizada em 4 de fevereiro de 1945, nos céus da Itália. A simulação destacou a bravura e o espírito aguerrido dos pilotos brasileiros que, sob forte fogo inimigo, mantiveram seu compromisso com a missão de proteger a nação.
Sobre a pintura
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) desempenhou um papel especial nas comemorações do Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) ao ser responsável pela pintura comemorativa de um A-29 Super Tucano, em homenagem aos 80 anos do 1° Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA). A aeronave foi customizada com uma pintura histórica que remete ao P-47 Thunderbolt pilotado pelo Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, durante a Segunda Guerra Mundial.
O A-29 recebeu o código “C1” em branco na parte frontal, seguindo o padrão camuflado da época. O número “1” indicava o líder de Esquadrilha, e a letra “C” correspondia à 3ª Esquadrilha. Além disso, a insígnia Type 3b da Força Aérea Americana, sem o contorno azul, foi aplicada em ambos os lados da aeronave, mantendo a precisão histórica. No lado esquerdo, a aeronave exibe o símbolo “Senta a Púa” e a quantidade de missões realizadas representada por bombas na cor amarela, além de uma pequena suástica sobre a bomba n° 43, que simboliza a destruição de uma aeronave da Luftwaffe no solo naquela missão, realizada pelo Capitão Fortunato.
A pintura comemorativa foi realizada por várias equipes do PAMA-LS. A Subdivisão de Engenharia foi responsável pelo desenho técnico e pela Ordem Técnica do Comando da Aeronáutica (OTCA), enquanto a Subdivisão de Oficinas (TOFI) realizou a lavagem, serigrafia e pintura da aeronave. A Subdivisão de Aeronaves cuidou da remoção e instalação das superfícies móveis, e, na fase final, a inspetoria técnica assegurou a qualidade do trabalho.
“A TOFI encarou desafios significativos no processo, sendo responsável pela lavagem detalhada, serigrafia precisa e pintura meticulosa da aeronave”, destacou o chefe da Subdivisão, Capitão Especialista em Comunicações André Nunes Cunha Alves.
O resultado do trabalho foi apresentado durante a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada em 23 de outubro de 2024, na Base Aérea de Brasília (BABR). O evento contou com a simulação da 199ª missão do 1° GAVCA, realizada em 4 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. A simulação envolveu as aeronaves P-47 Thunderbolt e A-29 Super Tucano, relembrando a bravura dos pilotos brasileiros que enfrentaram combates intensos para cumprir suas missões.
“Essa pintura comemorativa reforça a memória do 1° GAVCA e exalta o heroísmo dos pilotos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, um legado que continua a inspirar a Força Aérea Brasileira”, exaltou o Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior.
Fonte: FAB / Fotos: CECOMSAER – Soldado G. Lacerda/PAMA-LS