Comercial

Gol entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos

A companhia aérea Gol (GOLL4) anunciou na quinta (25) que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Segundo a empresa, a medida é necessária para levantar capital e reestruturar suas finanças.

De acordo com comunicado divulgado pela Gol, a operação no Brasil não será afetada e a empresa continuará trabalhando normalmente O pagamento dos salários dos empregados também está garantido, afirmou.

“Os clientes da Gol poderão continuar a organizar viagens e a voar pela companhia como sempre fizeram, com a utilização de passagens e vouchers. Os clientes da Gol seguirão acumulando milhas ao voar pela companhia e poderão comprar e resgatar milhas acumuladas por meio do Smiles”, garantiu a companhia.

A Gol informou que o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos é chamado de Chapter 11. A medida permite que empresas iniciem sua reestruturação financeira enquanto mantêm suas atividades. A empresa busca financiamento de US$ 950 milhões.

“A Gol está confiante de que este processo atende aos melhores interesses de seus stakeholders [indivíduos ou grupos que impactam ou são impactados por uma empresa], incluindo colaboradores e clientes, que continuarão a contar com a oferta de voos acessíveis e seguros, além do melhor serviço”, conclui a companhia aérea.

A Comissão de Valores Mobiliários já havia questionado a Gol a respeito dessa possibilidade após a imprensa vazar que o pedido de recuperação judicial estava em estudo. A divulgação de Fato Relevante, obrigatória em situações que podem influir no mercado de ações, foi feita hoje, informando sobre as providências tomadas nos Estados Unidos.

Combustível à vista

A Gol perdeu o crédito junto a distribuidores de combustível em alguns dos aeroportos mais importantes do país e agora tem que pagar à vista para abastecer as aeronaves

A empresa afirmou, em um primeiro momento, que “continua seus esforços anunciados anteriormente para melhorar sua lucratividade e fortalecer seu balanço”. Posteriormente, a empresa acrescentou a seguinte declaração:

“A Gol informa que não tem problema com abastecimento de combustível e que não houve nenhuma mudança nas condições de pagamento”.

O combustível representa cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea no Brasil. As distribuidoras ganham dinheiro oferecendo crédito para as empresas pagarem pelo consumo do querosene de aviação em 30, 60, 90 ou até 120 dias. As taxas complementam as margens de distribuição.

Fontes: Agência Brasil / Globo

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top