Aeroportos

CISCEA moderniza sistema da torre de controle de Manaus

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), órgão de implantação da infraestrutura do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), concluiu com êxito a modernização do Sistema de Integração de Torre de Controle (SITC) do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTCEA-EG), em Manaus (AM), no dia 1º de outubro.

O novo Sistema oferece aos profissionais ATCO uma maneira mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças. O projeto de atualização Mid-life Upgrade (MLU) teve início em março deste ano e contou com a atualização do software do SITC para a versão i6, que incorpora novas funcionalidades, além da implantação de novos hardwares que proporciona a melhoria significativa de performance.

Também foram modernizadas as instalações da Torre de Controle (TWR), com a substituição das consoles e demais itens de infraestrutura.

Na ocasião, o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, foi recebido no DTCEA-EG pelo seu Comandante, o Capitão CTA Rídil José Souza de Carvalho, e pelo Chefe da Divisão Técnica do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Alessandro Stefson Mamede Alves, onde foi realizado um briefing do novo sistema.

Em seu pronunciamento, o Tenente-Coronel Alessandro ressaltou que a modernização veio para melhorar a eficiência e a eficácia dos ATCO na TWR, permitindo maior operacionalidade. “Essa integração foi muito bem feita e coordenada pelas equipes da CISCEA e da empresa Acams/ATC Systems. É de grande valor esse momento que passamos juntos, oficializando a inauguração do SITC Acams versão 2.0”, exaltou o oficial.

O Tenente-Coronel Belchior realizou os últimos testes no sistema antes da inauguração da nova versão e destacou que essa modernização proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de navegação aérea no aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “Essa modernização representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, disse ele, ressaltando também que a integração entre as equipes da Divisão Técnica da CISCEA e das empresas ACAMS e ATC Systems foi imprescindível para a conclusão do projeto.

“De fato, a execução pela CISCEA – em parceria com as empresas ACAMS/ATC Systems, de mais um trabalho técnico com tecnologia de ponta em um ambiente operacional, sem interrupção ou redução de performance, tudo isso com as dificuldades e desafios impostos pelo momento em que o mundo passa devido a pandemia do COVID-19 – é razão de orgulho e a sensação é de dever cumprido”, declarou o Engenheiro Renato Di Iulio, responsável pelo projeto na CISCEA.

O representante da empresa ATC Systems, Rafael Rodrigues, explicou que o novo sistema foi totalmente redesenhado, trazendo diversas melhorias operacionais e técnicas, visando atender às necessidades dos controladores e equipes técnicas. “A nova arquitetura do sistema reduz significativamente o footprint de equipamentos, diminuindo a ocupação das salas técnicas, espaço cada vez mais precioso devido à implantação de vários sistemas”, explicou.

O Sistema integra os auxílios rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nos aeródromos, disponibilizando tais informações nos monitores dos controladores, que passam por treinamento operacional.

A implementação da atualização do SITC visa disponibilizar as informações necessárias, de forma integrada, nas posições operacionais de controle da TWR, proporcionando significativo aprimoramento no ambiente do órgão e a diminuição da carga de trabalho dos controladores de voo.

O programa de atualização do SITC vem sendo executado pelas empresas ACAMS AS, da Noruega, em parceria com a empresa brasileira ATC Systems e contempla 11 Torres de Controle.

As TWR de Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Belém (PA), Confins (MG) e Eduardo Gomes (AM) já foram atualizadas. As próximas serão realizadas nas TWR dos aeroportos de Foz de Iguaçu (PA), Cuiabá (MT), Pirassununga (SP) e Galeão (RJ), previstas para outubro e novembro de 2020 e para o primeiro trimestre de 2021, respectivamente.

Fonte: DECEA

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top