Comercial

Fonia: Voo de SP para Cascavel alterna Curitiba devido falta de controlador

O voo G39152 da Gol na noite de segunda (7) com destino à cidade paranaense de Cascavel, operado pelo Boeing 737-73V matrícula PR-VBH procedente de Guarulhos/SP, precisou alternar Curitiba devido a falta de comunicação com a rádio.

O avião efetuou órbitas em cima do aeroporto até que o piloto decidiu alternar para Curitiba. Quando a aeronave já sobrevoava o município de Laranjeiras do Sul, o comandante foi informado que o controlador havia assumido seu posto. A reportagem apurou que isso ocorreu por volta das 19h05.

Com combustível limitado, o piloto optou por ir até a capital Curitiba, reabastecer para então retornar a Cascavel. O retorno aconteceu as 21h09.

Como na primeira tentativa a aeronave não conseguiu pousar, algumas pessoas que aguardavam por quem estava vindo ou alguns passageiros que iriam embarcar deixaram o local e precisaram ser contatados novamente.

A empresa que realiza o serviço de tráfego aéreo no Aeroporto Municipal encaminhou comunicado oficial na manhã de terça (8) à Transitar, confirmando que não havia sido informada pela companhia aérea do voo extra de ontem (7), o que levou à ausência do operador de rádio no momento previsto da aterrissagem e que tão logo foi comunicada pela companhia aérea, o profissional foi disponibilizado para prestar o serviço de informação de aeródromo à aeronave.

A Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania) informa que o voo extra da Gol deste feriado de 7 de Setembro, vindo de Guarulhos – que deveria ter pousado no Aeroporto Municipal de Cascavel às 18h45 – precisou ser direcionado para Curitiba para abastecimento e deve pousar em Cascavel com atraso, as 21h, devido a uma falha de comunicação ocorrida entre a companhia aérea e a EPTA (Empresa Prestadora do Tráfego Aéreo), o que levou à falta do profissional que faz o controle de tráfego no momento do pouso.

A gestora do Aeroporto, Jocemara Lopes do Amarante, já notificou por telefone a EPTA e aguarda um comunicado oficial da empresa terceirizada para a primeira hora desta terça-feira (8).

A GOL está operando em Cascavel com três voos semanais para Guarulhos, com chegadas às terças, quintas e sábados às 10h15 e partidas às terças, quintas e domingos às 11 horas. Aos sábados não decola, pernoita e sai aos domingos. O voo desta segunda-feira (7) é extra devido ao feriado.

Passageiros que aguardam para embarcar para Guarulhos terão um atraso de cerca de duas horas. A decolagem, inicialmente prevista para as 19h40, agora tem previsão para as 21h40. O controlador de tráfego já se encontra no aeroporto desde as 19 horas.

Fonia do G39152:

Fonte: Portal24

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top