Aeroportos

Malha aérea essencial prevista para maio atenderá 44 cidades brasileiras

As principais empresas aéreas Azul, Gol e Latam fizeram a previsão de atender 44 cidades brasileiras neste mês de maio, para que que nenhum estado brasileiro fique sem ligação aérea. Além das capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, outras 17 cidades do país estão sendo atendidas. As operações essenciais estão previstas até o final de maio e somam cerca de 1.254 voos semanais.

Essa malha essencial é aproximadamente 90% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período, mas garante que o país continue sendo integrado e permitindo o deslocamento de materiais, profissionais de saúde e das pessoas que ainda precisam viajar.

Com a redução drástica de voos nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. A malha emergencial de abril foi 91,61% menor do que a prevista pelas empresas para o período. Considerando a programação de Gol, Azul e Latam, a queda foi de 56,06% das localidades atendidas, passando de 106 para 46 no mês de abril. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241.

Voos por empresa

Juntas as empresas aéreas operarão cerca de 1.254 voos domésticos semanais, sendo 611 voos da Azul, 366 voos da Latam e 277 voos da Gol. Veja no arquivo a seguir as localidades atendidas e a distribuição dos voos por empresa aérea: https://www.anac.gov.br/arquivos-de-referencia/malha_maio.xlsx.

Observação: Os dados deste texto foram baseados no registro feito pelas empresas aéreas no sistema SIROS da ANAC, com consulta em 30/04/20. As empresas podem fazer alterações na previsão dos voos informados a qualquer tempo.

Fonte: ANAC

Clique para comentar

Deixe um comentario

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top