Comercial

Azul planeja utilizar ATR-72 nos slots da TwoFlex em Congonhas

O presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, disse que tentará convencer a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a autorizar o uso de aeronaves ATR da companhia, com capacidade para até 70 passageiros, nos slots da TwoFlex, hoje operados com o modelo Cessna, para até 9 passageiros.

O mesmo poderá ser perseguido para outros destinos, desde que a Azul perceba que haja maior demanda do mercado e que os aeroportos regionais tenham capacidade para aeronaves maiores.

“Vai ser para nós uma forma de prospectar o potencial de crescimento desses novos destinos”, disse Rodgerson.

A TwoFlex também opera destinos de Monte Dourado, Almeirim, Porto de Moz e Breves, além de Maués e Parintins, no Amazonas. No Centro-Oeste, a TwoFlex atende Cuiabá, Água Boa, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra e Juína. Partindo de Cuiabá, a empresa opera Água Boa (MT), São Félix do Araguaia, Tangará da Serra e Juína, no Mato Grosso.

Rodgerson disse ainda que a transação ajudará a Azul a fortalecer o negócio de transporte de cargas, unidade que mais cresce na empresa atualmente. “Há algumas aeronaves da TwoFlex que são 100% alugadas para transporte de cargas e isso vai nos ajudar nesse segmento”, disse o executivo.

A ação da Azul acelerou ganhos após o anúncio e fechou esta terça-feira em alta de 1,53%.

TwoFlex representou 0,012% de clientes da Gol em 2019

A compra da Two Flex pela Azul vai render a companhia de John Rodgerson a adição de 36 novos destinos regionais. Com uma frota de 18 aeronaves Cessa Grand Caravan e uma malha bastante focada no Centro-Norte do País.

Em abril de 2019, quando Gol e Two Flex anunciaram a parceria, o acordo foi considerado uma forma de aumentar a oferta de voos da Gol no Norte e Centro-Oeste do Brasil, além de permitir uma melhor conectividade dos clientes destes mercados a outras importantes praças do País.

Leia também:
TwoFlex negocia operar voos no Tocantins
Gol/Two Flex terá voos de Fortaleza para 8 municípios do Ceará

Mas, e agora, no que muda os planos da Gol ver sua parceira sendo vendida por uma congênere concorrente? Nada, segundo comunicado enviado pela própria empresa. De acordo com a Gol, “o acordo com a TwoFlex de compartilhamento de voos e compra de capacidade representou apenas 0,007% do número de assentos ofertados e 4.185 passageiros transportados em 2019, o que representa 0,012% do total de 35 milhões de clientes atendidos pela Gol no ano. “.

Ainda segundo a aérea presidida por Paulo Kakinoff, a compra anunciada ontem “em nada afeta seu plano de expansão regional e o processo de democratização do acesso ao transporte aéreo no país, protagonizado pela Companhia ao longo dos 19 anos de sua história”

Fontes: R7 / Panrotas

To Top